>
 

A Vigilância De Um Homem

            Na história passada, cidades antigas foram protegidas por grandes muros que se estenderam em volta de seu perímetro inteiro. Estes muros frequentemente foram grandes e maciços, compostos de tijolos e pedras, fazendo com que fossem quase impenetráveis por invasões inimigas. Mas os muros não foram o suficiente para impedir adversários de rompê-los ou passar por cima deles. Havia uma necessidade por um atalaia. Noite e dia, cidades colocariam atalaias sobre os muros e junto aos portões para assegurar que nenhuma tropa inimiga entrasse. Até o menor inimigo que fosse poderia ser fatal para a cidade.

Estes atalaias eram guerreiros. Eles eram soldados. Eles foram governados por um zelo interior para defender aquilo que foi lhes confiado, isto é, a cidade. Quando de serviço, estavam incessantemente vigilantes. Não havia tempo para distrações ou para dormir, pois havia uma necessidade de ser constantemente vigilante. Havia uma tarefa a ser feita e isto foi para vigiar e proteger. Se uma facção inimiga fosse vista correndo para a cidade numa investida, a atalaia sopraria um alerta agudo pela trombeta ao seu lado para ajuntar as tropas.

Homens são como atalaias. Eles devem viver em vigilância constante, protegendo aquilo que lhes foi confiado pelo Senhor. "Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos." (I Coríntios 16:13)

A arena principal sobre a qual o homem precisa ser a atalaia é sua própria alma. Como Neemias, o homem de Deus deve reedificar os muros derrubados em volta da sua alma, preenchendo cada brecha e fenda através das quais o inimigo poderia furtivamente entrar. Ele não deve deixar nenhuma porta aberta para o diabo ou para as concuspicências da carne entrar e ultimamente o vencer. Ele deveria está fortificado. Mas, possuindo até as fortificações mais fortes envolta da alma não é o suficiente. Há uma necessidade de estar sempre vigilante. Há uma necessidade constantemente para o homem ser o atalaia sobre os muros da sua alma. Como Pedro disse: "Sede sóbrios e vigilantes O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar..." (I Pedro 5:8)

Quando o homem tem aprendido como defender e manter a vigilância sobre seu próprio coração, mente e vida, ele pode, então, começar olhar para fora para ser um atalaia sobre os muros dos que estão envolta dele. Mas, ele pode fazer isto somente quando ele está fortificado e vigilante da sua própria alma. Um homem não pode nem pensar em casar e ter uma família se os muros envolta da sua alma estão em ruínas e o ininigo está sempre saqueando sua vida. Mas quando um homem está espiritualmente forte e pronto para ter uma família, é seu supremo dever e privilégio para guardar os muros da sua família com sua vida. Ele deve, noite e dia, vigiar com oração sobre sua esposa e filhos, não permitindo ao inimigo um lugar de apoio ou base de operação dentro do lar. Se há uma brecha no muro da família, é seu dever para ligeiramente e corretamente reedificá-la com um tijolo numa mão e uma espada na outra. O homem é responsável para proteger e manter sua família e portanto deveria ser vigilante sobre ela.

O homem de Deus é para ser um atalaia nos muros da Igreja. Em essência isto é o que é um ancião. Ele é para ser um atalaia sobre os fracos e vulneráveis, tais como orfãos e viúvas. "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tiago 1:27) É para ele ficar firme e ser um patrono e protetor daqueles que não têm ninguém que zele por eles.

É de extrema importância notar que sem Deus esta tarefa não pode ser executada. É Deus que é  o Sumo Atalaia. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade,em vão vigia a sentinela."(Salmos 127:1) Se Deus não está viagiando a alma do homem, família, e Igreja, neste caso não tem nenhuma chance contra o inimigo. É pelo poder e graça de Deus que alguém pode cumprir sua tarefa e verdadeiramente proteger e vigiar.

O dever do homem é para vigiar sempre e continuamente. Esta é sua posição na vida. É a tarefa do homem para vigiar, proteger, guardar, e lutar sem descanso, pelas coisas e o povo que Deus tem colocado aos seus cuidados. Alguém pode pensar que isto é extremo demais. Mas deve ser lembrado que há uma grande guerra em andamento, e o inimigo está procurando roubar, matar e destruir, e  que não cessará até que seja destruido eternamente no calor do lago de fogo.

Como grande homem de oração, E. M. Bounds, disse: "Não pode ser declarado frequentemente demais que a vida de um Cristão é de guerra, um conflito intenso, e peleja vitalícia. É uma batalha, além do mais, alinhada contra adversários invisíveis, que estão sempre alertos, e sempre procurando armar cilada, enganar e arruinar as almas dos homens. A vida à qual as Escrituras Sagradas chamam os homens não é um divertimento, ou viagem de férias. Não é um passatempo, nem um passeio de prazer. Ela impõe esforços, lutas e empenho máximo; demanda o investimento da energia plena do Espírito para poder frustrar o adversário, e sair, no final, mais do que um vencedor. (Romanos 8:37) Não é um caminho de vida prazenteira, nem namoro insincero perfumado com rosas. Do início ao fim, é guerra... Quando é que os Cristãos aprenderão completamente a lição dupla de que estão chamados a uma grande guerra, e que para poder obter a vitória precisam dar si mesmos para à vigilância não sonolenta  e oração sem cessação?"

N. J. Thompson