>
 

A Vontade de Deus

            De 1959 a 1962 estudei em um seminário de preparação para o ministério. Foi três anos de estudos intensos no meio de trabalhos seculares em tempo integral para poder pagar as despesas da instituição. O estresse e cansaço foram os companheiros constantes nesta viagem educacional. Mas, acima dos desafios valeu todos os esforços e faria outra vez se fosse necessário.

            Uma das coisas que mais ocupou e preocupou a mente da gente, e particularmente no final do terceiro ano, foi a de determinar a vontade de Deus a partir da nossa formatura. Vimos tantos outros se formando em anos anteriores, que mais tarde não fizeram nada ou quase nada para colocar em prática o que aprenderam durante os anos de estudos sofridos. Outros começaram seu ministério, mas não muito depois fracassaram ou se desviaram da fé. Eu não queria que nenhum, nem outro acontecesse comigo, pois tinha certeza da minha chamada para o ministério e queria de todo meu coração fazer alguma coisa para o Senhor, ainda que não fosse muito grande.

            Preocupar-se com a vontade de Deus para vocação da gente era necessário. No entanto, há alguns que se preocupam tanto com as decisões grandes que devem ser tomadas que acabam falhando nas coisas pequenas que também fazem parte da vontade de Deus. É o tal de engasgar num mosquito e engolir um camelo. Alguns se preocupam tanto em fazer algo grande e glorioso para Deus, algo que trará os aplausos, o reconhecimento e honra dos homens, esquecendo que Deus os chamou e quer que eles sejam os servos Dele e não dos homens e seus elogios terrestres e passageiros.

            Parece que estou dirigindo minhas palavras exclusivamente para o ministério, aliás os ministros da Palavra. Mas, cada um que foi salvo de certa forma é, ou deve de ser, ministro dos mistérios de Deus para a salvação. Isto quer dizer que cada um que se considera cristão deve se preocupar em fazer a vontade de Deus. Em várias passagens da Palavra há alertas ao fato, sim fato, que todos serão julgados com respeito as obras que fazem na carne, isto é, na vida plena que vivemos diariamente. A grande pergunta é, então: O que é a vontade de Deus? Tenho o cuidado, então, de não apenas falar por mim mesmo, todavia, da infalível Palavra de Deus.

            "Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar.Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias [pregações, revelações por servos de Deus guiados pelo Espírito, instruções inspiradas, exortações e advertências]; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal." (I Tessalonicenses 5:15-22)

            "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne." (Judas 20-23)

            "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7)

            "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (II Timóteo 2:22)

            "Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas [veja I Timóteo 6:3-10]; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas." (I Timóteo 6:11-12)

            "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." (Lucas 18:1)

            "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:16)

            "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (II Pedro 3:9)

            "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." (Tiago 5:16)

            "Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempos oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo." (I Pedro 5:5-9)

            "Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão."  (Hebreus 4:14)

            "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;  nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças."  (Efésios 5:1-4) Quem quer mais instruções deve ler o resto deste capítulo.

            Depois a leitura desta mensagem, o leitor deve entender como nunca o valor de ler a Palavra de Deus, pois Ela revela a vontade de Deus para os seres humanos. Quem ler e guardar a Palavra no seu coração, e quer agradar a Deus para a salvação da alma,  jamais pecará contra Deus. Davi exclamou depois dos seus grandes pecados: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Salmos 119:11)

            "... porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal." (I Pedro3:17) Leia o capítulo 4:1-19, também 2:20.

            Que você possa achar grande felicidade em procurar a vontade de Deus pela Sua Palavra, como também no andar na Sua vontade. Não tem absolutamente nada melhor do que saber que anda na perfeita vontade de Deus. Isto traz grandes benefícios, esperança e segurança à pessoa que deseja salvar sua alma.

Philip D. Walmer