>
 

Adorar - 3

Número 3

            “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24)

            Ao ler esta mensagem você está poucas horas de entrar em um ano novo, ou há pouco entrou. É sempre com grande expectativa que o mundo entra num ano novo. Na realidade nada, ou pouca coisa muda quando o relógio e os sinos badalam, anunciando a chegada de outro ano. A verdade é que tudo que estava acontecendo continua, a não ser que haja uma mudança da parte dos seres humanos que habitam nesta terra. Provavelmente novos governos serão escolhidos durante o decorrer deste ano, mas a história prova que tudo continuará sendo basicamente o mesmo, apenas trocando as figuras que estão na frente. Guerras que estavam em andamento quando o ano velho se despediu continuarão no ano novo.

            Os defeitos, aliás, os pecados do homem não mudam simplesmente porque a designação de tempo humano mudou. Em outras palavras, a pessoa que você é no último segundo do ano que se finda é a pessoa que há de ser no primeiro segundo do ano novo, e é o que você há de ser durante todo o ano novo, a não ser que busque a Deus verdadeiramente, e resolve, não por meio de resoluções feitas puramente na carne, todavia num buscar de Deus, Sua vontade, e submissão total a Ele.

            Quase sem exeção, todas as guerras e conflitos entre os povos na história do mundo giravam em volta de religião. Os conflitos armados do mundo hoje envolvem a religião e ideologias dos homens. É assustador refletir neste fato; assustador lembrar que nos quase 6000 anos da história do mundo e do homem que ainda não foi aprendido que o homem não pode fazer sua vontade e ainda viver em paz. Sendo que o homem foi criado por Deus, é absolutamente necessário que a humanidade tenha o relacionamento com Ele que Ele mesmo designou para seus súditos. Deus criou o homem para ser adorador Dele. Disto é impossível escapar, e enquanto o homem eleva sua vontade, seus desejos, seu egoísmo e tudo mais relacionado com a humanidade, a uma posição mais importante do que a Deus, a infelicidade, bem como todos os resultados negativos associados com este inverso de papéis há de ser sempre o destino do homem. O homem quer paz e felicidade, mas isto ele jamais alcançará enquanto busca apenas a vontade dele e não se torna súdito submisso a Deus e um adorador verdadeiro Dele.

            No versículo 23 do texto acima, Jesus disse que Deus procura verdadeiros adoradores. É o que Ele mais quer. Porque é que os homens não podem O dar o que Ele quer quando sabem que assim fazendo resultará em grande bênção sobre o mundo, as nações (Israel é exemplo tanto positiva como negativamente deste fato), e as pessoas em particular? Abraão foi adorador de Deus, e Deus o coroou com bênçãos sem medida. Davi teve um relacionamento especial com Deus apesar das suas muitas falhas, e foi chamado o homem segundo o coração de Deus, pois ele se tornou grande e verdadeiro adorador de Deus.

            Deus ainda procura verdadeiros adoradores. A mulher do capítulo 4 de João obviamente foi mulher que procurava felicidade, mas em vez de se tornar verdadeira adoradora de Deus, seguia os conselhos humanos, seguindo a orientação que o adorar de Deus tinha que ser feito em um monte local e não em outro lugar qualquer. Não achou a almejada felicidade nos muitos relacionamentos conjugais. Amigo, Deus não está importando com localidades, placas de igrejas, ideologias humanas e um horror de ensinamentos que procuram em sua maioria levar o povo atrás de um homem e não o levam a ser verdadeiros adoradores de Deus. Adora a Deus onde está!

            Analisa o que você canta. Muitas vezes o que se chama de adoração a Deus, é apenas uma canção que faz a pessoa sentir bem, que anima o espírito humano com ritmos e letras que não tem conotação de adoração verdadeira a Deus. É por isso que tem aquelas ocasiões quando a presença de Deus se torna quase tangível, e outras quando parece que céu é impenetrável, pois em uma a verdadeira adoração é atingida e em outra é apenas uma música agradável à carne. Canta apenas canções que verdadeiramente expressam adoração a Deus. E, não importa onde você o faz, na igreja, na sua casa, caminhando pela rua, andando de carrro ou de ônibus; isto é, em qualquer lugar, seja no leito de enfermidade ou com a seiva de perfeita saúde fluindo por suas veias.

            Analisa também suas orações. Sua oração é apenas um exercício em pedir o que você quer? Ou, é uma atividade na qual você ignora suas necessidades enquanto cai figurativamente aos pés do seu Salvador, totalmente tomado por amor a Ele, louvando, adorando e chorando de grande emoção por lembrar o que Ele fez por você. Não esquece que o modelo de oração que Jesus nos deu em Mateus 6:1-15 começa com louvar e adoração e termina com o mesmo, sendo composto em sua maioria destes dois elementos tão importantes para Deus, e, portanto, a você.

Torne-se um verdadeiro adorador de Deus a partir deste momento, pois Deus procura estes, e você também pode ser um homem (mulher) segundo o coração de Deus, e muito abençoado. A Bíblia promete que começará a ser grandemente abençoado por Deus ao cumprir o que Deus considera importante. É automático, pois no momento que você adora a Deus em espírito e verdade, o canal de bênção é desentupido e o fluir de bênçãos acontecerá sem interrupção, enquanto permance nesta ação agradável a Deus. Feliz Ano Novo! Tenha um ano abençoado, ao se tornar um verdadeiro adorador!

Philip D. Walmer