>
 

A Reforma

         Compramos a moradia onde atualmente residimos em 2007. Ela precisava algumas melhorias, pois foi construída na década dos anos setenta. Efetuei algumas destas reformas antes de retornarmos ao Brasil em maio de 2008. Deixei algumas das obras para posterior atenção, e alugamos a casa para os próximos quatro anos.

            Tendo voltado para os Estados Unidos em maio de 2012, começamos ocupar nossa residência novamente. Mas, sabendo que a velhice estava chegando, e com ela a inabilidade de fazer as reformas necessárias, iniciei imediatamente os trabalhos necessários. Até o presente momento tem passado mais de nove meses nos quais temos trabalhado para efetuar as reformas programadas, tanto do lado de dentro como no lado de fora. É claro que tudo dependia de recursos financeiros, a falta das quais às vezes impediram o prosseguimento dos trabalhos.

            O bom senso, a sábia contabilidade e o conhecimento que nossa vida está chegando ao seu fim, fizeram com que analisamos bem a cada passo. Queríamos apenas atualizar a casa, melhorar um pouco a sua funcionalidade, e a dar um ar de conforto e boa aparência para receber nossas visitas.

            À medida que temos feito a reforma, temos também pensado acerca do lado espiritual da nossa vida. Em certas áreas da vida fazemos muitos planos, no entanto parece que a vida espiritual é meio deixada à sorte, ou como falamos "Deus dará". Admiramos tudo que os apóstolos e discípulos de Jesus conseguiram fazer no primeiro século da Igreja, todavia notamos no Livro de Atos que isto foi possível somente porque havia planejamento dos trabalhos. Nada foi deixado à sorte, e é claro, que as lideranças dependiam muito da direção que receberam do Espírito Santo; mas eles sempre deram a maior ênfase à parte espiritual. Eis o que falta para muitos nestes dias, e, portanto não são poucos que acabam em naufrágio espiritual por embarcar no caminho de materialismo, em que só procuram benefícios financeiros. Mateus 6:33 ainda é a regra para sucesso espiritual e material: "... buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça..."

            Quem sabe que uma análise da sua casa espiritual revelaria a necessidade de uma reforma, em alguns casos, uma reforma grande, pois até o alicerce está prestes a ruir, e não adiantará fazer apenas uma arrumadinha de fachada, que é um trabalho em vão se o fundamento da casa está comprometido. De qualquer forma, o cristão sincero sempre descobrirá áreas da sua vida onde uma reforma é não somente aconselhável para dar uma aparência melhor, mas essencial para a sobrevivência espiritual.

            Ofereço para você, amado leitor, as cinco recomendações abaixo:

Repensar: Qualquer que seja o plano de melhorar ou reformar deve ser sempre bem pensado. Jesus falou do homem que começou edificar uma torre, sem primeiro calcular o custo da construção. "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?" (Lucas 14:28)  Bem no centro da cidade de Porto Alegre, onde residimos por mais de 30 anos, há um prédio que estava inacabado bem antes de nossa chegada e continua assim até hoje. Obviamente o edificador não calculou bem os custos e conseguiu edificar um memorial à sua insensatez. Da mesma maneira, o planejamento da vida espiritual necessita firmes cálculos para dar certo. Pensa hoje em que altura espiritual você está atualmente, aonde quer chegar, quais são os custos e qual é o caminho melhor para chegar até o almejado alvo. Não há dúvida que haverá um preço para pagar. Na realidade você tem os recursos, por tanto a questão é se você quer ou não os aplicar para alcançar uma linda e frutífera vida espiritual.

            Renovar: Da mesma forma que é necessário de vez em quando fazer uma reforma na moradia da família, é também necessário fazer as reformas periódicas na vida espiritual. É por isso que a igreja que você assiste realiza, ou deve realizar campanhas de avivamento algumas vezes no ano. Não existe o pastor que tem um ministério tão amplo de poder fornecer tudo que os membros da igreja precisam. É por isso que Deus estabeleceu cinco ministérios diferentes e distintos para providenciar tudo que a Igreja precisa de alimentação espiritual. No entanto, ninguém pode, nem deve esperar que a igreja e os cultos providenciem tudo que a pessoa precisa na sua vida espiritual particular. É por isso que um tempo de cada dia deve ser separado para as devoções particulares, que devem incluir uma leitura da Palavra de Deus e um tempo de oração que incluirá: Submissão a Deus, louvor, adoração, petição e agradecimento, entre outros por menores importantes revelados pela direção do Espírito Santo.

            Reorganizar: Quase não existe a mulher que não mexe com os móveis de vez em quando. Sendo que normalmente é ela que passa a maior parte do tempo em casa, ela cansa de ver tudo sempre no mesmo lugar. Assim, a vida espiritual que inclui a assistência nos cultos e trabalhos na igreja, bem como as devoções domésticas pode se tornar tão rotineira que perde seu gosto. Eu frequentemente usei esta expressão; "A variedade é o tempero da vida". Reorganiza sua vida por começar participar de outras atividades da igreja. Aprende tocar um instrumento. Oferece seu tempo para fazer visitas às pessoas que por enfermidade não podem mais frequentar os cultos. Pede o treinamento necessário para poder dar estudos bíblicos nos lares de pessoas que não conhecem a Deus. Envolve-se como auxiliar de professor da Escola Dominical, para poder posteriormente servir como professor. Frequenta uma Escola Bíblica em sala de aula ou online. Bem, a lista é quase infinita, pois o trabalho da igreja requer pessoas de vários talentos para cumprir a ordem do Senhor para evangelizar o mundo inteiro. Sua vida espiritual terá um novo gosto quando começar realizar o "dar" em vez do apenas "receber".

            Recriar: Conforme falei acima, nossa casa ficou aos cuidados de outras pessoas por quatro anos. Para eles o que importava era o interior da casa que era composto dos móveis, eletrodomésticos e outros aparelhos. Não havia vontade de estar renovando o exterior, os jardins, canteiros de flores e etc. Com a falta destes cuidados por todos estes anos, era necessário que eu começasse recriar estas áreas também importantes para o bem estar de nosso domicílio. Foi necessário podar árvores e arbustos, replantar algumas plantas que morreram por falta de cuidado, planejar a plantação de outras coisas na época certa. Com a chegada da primavera no hemisfério norte, o trabalho está começando a aparecer, e será linda no verão.

            Frequentemente o desleixo na área espiritual faz com que a vida espiritual esteja cheio de capim mundano, ervas daninhas, espinhos, abrolhos e outras coisas indesejáveis. O trabalho espiritual de jejum, oração, leitura bíblica, melhor frequência aos trabalhos da igreja e etc., pode levar a uma canseira. No entanto, o trabalho final há de resultar numa vida espiritual agradável, linda para outras observarem e aceitável a Deus, o agricultor. "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor." (João 15:1)

Regozijar: Nenhuma vida espiritual é completa sem uma ampla dose de regozijo. "Regozijai-vos sempre." (I Tessalonicenses 5:16) Esta é uma ordem curta, mas válida, que toma um lugar bem ao lado da ordem para "Orar sem cessar" por tanto deve de ser de igual valor. Sei que a vida não é fácil. Há lutas, dificuldades de toda espécie, enfermidades, inimigos por dentro e por fora, e até a morte. Sim, há razões suficientes para ficarmos tristes, abalados, abatidos, desanimados, desencorajados e etc. e etc. No entanto, o crente de verdade precisa olhar para Cristo, "o Autor e Consumador da fé..." (Hebreus 12:2), pois apenas uma olhadinha no rosto brilhante Dele é o suficiente para afastar as nuvens mais espessas e escuras e dar razão para regozijar, pois lembramos que esta vida, apesar de consistir em tantos desgostos, é curta em vista da vida eterna que havemos de herdar, se formos fieis até o fim.  Reclamar e queixar de tudo não há de resolver coisa nenhuma, mas muitas batalhas foram ganhas apenas por regozijar na face dos problemas. Quer confundir o diabo? Louva e adora a Deus, e regozija-se por lembrar tudo que Deus já fez e o que prometeu para fazer. Paulo, no meio de tantos dissabores na sua vida encontrava-se sempre se regozijando no Senhor. Ele escreveu para os filipenses que já estavam sofrendo terríveis perseguições com estas palavras que pareciam tão fora da realidade: "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." (Filipenses 4:4)

            Necessita uma reforma na sua casa espiritual? Inicia-a hoje antes que se torna mais difícil, antes que o alicerce rui de uma vez.

Philip D. Walmer