>
 

A Fibra da Vida Cristã

 

Tenho escrito em outros artigos acerca da minha vida na casa dos meus pais, e o fato que meu pai exerceu a função de lenhador por muitos anos. Meus leitores anteriores sabem, portanto, que por intermédio dele, e a indústria da região onde eu fui criado adquiri bastante conhecimento de madeira de vários tipos. Depois, a minha própria experiência em serrarias e depois como construtor acrescentou mais ainda à este conhecimento.  

Jesus freqüentemente usou as coisas do mundo, por Ele Mesmo criado, para ilustrar verdades espirituais. Mais uma vez Deus tem falado comigo durante minhas orações e procuro transmitir uma licão para meus estimados leitores, que poucos entendem, do qual muitos reclamam, mas que todos nós precisamos aprender.

No mundo inteiro existem vários tipos de madeira. Para a pessoa leiga na seleção de madeiras seria impossível em muitas situações escolher a madeira correta para o trabalho a ser feito. Tem madeiras, devido a sua beleza, apropriadas para fazer móveis. No entanto seria em grande erro usar a mesma madeira para aplicações onde é necessária uma madeira resistente, que é o caso de caibros que devem sustentar grandes pesos. Os profissionais em cada área conhecem o trabalho a ser feito, portanto sabem muito bem escolher a madeira que é mais apropriada que seu trabalho exige.

Podemos dizer que existem madeiras, sendo bem trabalhadas por profissionais qualificados, que produzem uma beleza incrível. Pessoas compram os móveis feitos com estas madeiras nobres para mobiliar, e às vezes, enfeitar suas casas, escritórios e outros ambientes. Do outro lado, existem madeiras que possuem pouca ou nenhuma beleza, e não importa muito a maneira da sua preparação, ainda que seja um trabalho artesanal minucioso, que podem ficar bonitas. Mas, são estas as madeiras que o profissional em construção quer para seus trabalhos de estrutura, pois conhece a resistência da madeira, sabem quantas toneladas cada caibro pode sustentar, sabem quantos caibros precisarão e escolhem bem, pois não querem que seus trabalhos cheguem a ruir depois. Pessoalmente conheço construções que tem vários séculos de idade e estão de pé ainda hoje, tendo resistido os elementos de clima e tempestades ao longo destes anos todos, e até vários séculos. Por que isto? Porque o construtor soube escolher bem o material a ser usado. Enquanto isto ocorre, conheço construções nas regiões tropicais ou semi-tropicais que duram bem poucos anos. Há uma razão porque isto ocorre.

Nas regiões tropicais, devido à abundância de chuva, clima quente e nada ou quase nada de inverno, as árvores crescem rapidamente. As árvores freqüentemente muito lindas, as folhas são grandes, as flores exuberantes e a árvore em poucos anos se desenvolve até um tamanho enorme. Mais apessar destas qualidades a árvore não presta para material de construção, nem para móveis, e as vezes nem para lenha. A razão? Cresceu ligeiro demais para desenvolver uma fibra que dá resistência à madeira.

Tenho uma irmã que mora numa região do Estado de Flórida nos EUA onde há poucos anos atrás passou um furacão muito forte e devastador. Perto da residência dela tem uma ilha, muita famosa por ser lugar de invernação de pessoas bem de vida do norte do país que gostavam de fugir do frio de inverno. Nesta ilha tinha uma linda plantação de uma espécie de pinheiro importado. Durante os ventos terríveis do furacão esta linda plantação foi totalmente derrubada e a linda paisagem da ilha destruida.

A colocação de fatos acima, bem como a história da Ilha de Sanibel, ilustra muito bem o que acontece na vida de alguns crentes. Eles se convertem, e parece que tudo anda muito bem. Eles são levados a pensar que agora, sendo crentes, filhos de Deus, que tudo vai dar certo, que não haverá mais problemas e dificuldades. De repente vêm os ventos de adversidade e eles tombam como nem as árvores de Sanibel. Qual foi a razão destas árvores cairem? Foi que pela abundância de água perto da superfície do solo que as árvores não foram obrigadas a desenvolver raízes profundas que dá firmeza.

No outro cenário da igreja, as pessoas recém convertidas são freqüentemente escolhidas para fazer parte da liderança da igreja devida aos talentos naturais e não por ter experiência nas batalhas espirituais. Elas nunca foram provadas pelas adversidades e tempestades espirituais, e por isso não é surpresa quando caem, levando outras pessoas juntas, pois é o que acontece numa plantação de árvores, onde uma cai, levando outras a caírem também. Estas pessoas caíram porque nunca foram expostas às intempéries da vida cristã, como tentações, perseguições, enfermidades, um hoste determinado a destruí-los. Sendo que nunca houve necessidade, elas não foram obrigadas a se enraizarem firmemente no Senhor, pois era tudo fácil demais.

Nas regiões nortes do hemisfero norte, os invernos são rigorosos até um ponto nunca conhecido por povos das regiões tropicais. Tem lugares onde três a cinco metros de neve acumulam cada inverno, e é normal. As temperaturas descem até quarenta graus negativos e as vezes mais. Ventos para derrubar qualquer construção fraca ou árvores doentes sopram por dias a fio. Meses passam antes que venham as temperaturas mais amenas que finalmente derretem a neve e gelo. Pouco depois as folhagens começam aparecer novamente. As árvores aparentamente nada sofrem. De fato apesar do clima aparentemente tão inóspito as árvores continuam a crescer. Só que o crescimento é mais devagar. É nesta época do ano que a árvore cria as veias escuras, a fibra, que dá a resistência à árvore. Destas árvores vêm as madeiras que sustentam grandes pesos. Esta madeira é a escolhida pelos construtores quando precisam de caibros e colunas de sustentação. Os construtores não se importam com a beleza, mas com qualidade e resistência da madeira. Muitas vezes esta madeira, depois de ser feito o acabamento da casa nem é mais vista. Mas, está lá no seu lugar, fazendo seu trabalho em silêncio e ignorado por quase todos.

A edificação pode ser reformada muitas vezes no decorrer da sua vida útil. Troca-se o acabamento. Muda a pintura. Coloca janelas e portas novas, mas a estrutura da casa permanece. Muitas vezes é assim com os membros mais antigos da igreja. Não se dá valor para eles. São velhos. Não podem mais dançar de alegria nos corredores da igreja. Passam o maior tempo do culto sentados, pois é difícil ficar de pé por muito tempo. Parece que não mais se movem emocionalmente. Alguns consideram estas pessoas sem valor. Acham que não contribuem mais nada para a vida da igreja. E, pasmem, elas até gostam de cantar aqueles hinos "chatos" da Harpa Cristã.

No entanto, são estas as pessoas que tem raízes profundas em solo espiritual. Elas tem passado por problemas que derrubaram muita gente. As enfermidades, a morte de filhos, várias trocas de pastor e outras lideranças da igreja, observando outras pessoas desvirarem-se dos caminhos do Senhor, não foram motivos suficientes para derrubá-las. Sofreram calúnias, perseguições, críticas, e muitas outras intempéries, mas ficaram de pé espiritualmente falando. Pode ser que a vista física é de uma árvore torta, dobrada, de galhos quebrados, mas a árvore espiritual interior é de uma árvore reta, inteira, sadia, e cheia de fruta.

As montanhas da América do Norte são bem altas. Chegam a uma altura onde não existem mais árvores grandes e altas como as que conhecemos em lugares de menos altura. No entanto existem espécies de árvores que sobrevivem nestas grandes alturas. Elas provavelmente não atingem mais de dois metros de altura. O tronco é fino. No inverno elas ficam totalmente submersas na neve. As temperaturas chegam até dezenas de graus abaixo de zero. Às vezes nem existe muita terra no solo, portanto suas raízes entram nas fendas das rochas, e até quebram as rochas com a força do seu crescimento. Deus quer que os crentes sejam assim. Nada os mata! Nada os derruba! Nada os destrói. Como as árvores são mais forte que as tempestades, as chuvas, o frio, a neve, o vento e qualquer outra coisa, os crentes devem também ser mais fortes que tudo que a vida, o diabo, a carne, outras pessoas ou qualquer outra coisa pode jogar contra eles. Quando tudo passa lá estão, firmes, em pé, alegres, florescendo, produzindo fruto gostoso para outros comerem e desfrutarem.

Aqui no nordeste, não tem plantação de maçã, pêssego, ameixas, peras e outros frutos assim. Estes vêm do alto das montanhas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul onde faz frio, ou da Argentina, do Chile e outros lugares onde o inverno coopera com as árvores na produção de fruto gostoso.

O fruto do Espírito na lista do Livro aos Gálatas, capítulo cinco é produzido somente nas vidas de pessoas cheias do Espírito Santo. É como Pedro, João, Tiago, Paulo, Barnabé, Silas entre muitos outros, muitos sofrerão perseguições, mas das suas vitórias, vêm o fruto gostoso do Espírito Santo.

Espero que as tribulações que tem sofrido têm produzido em você a fibra que lhe dará a força para permanecer firme nestes últimos dias da Igreja na face da terra. Que as experiências negativas da sua vida, não produzem amargura, ódio, ressentimentos e outras coisas tais, mas o doce fruto do Espírito Santo. Sinais estão aparecendo em todo lugar que anunciam o fim desta era da igreja. Jesus em breve virá. Que Ele lhe encontre em pé, firme e salvo, para poder gozar a recompensa dos fiéis.

Philip D. Walmer