>
 

Água e Lama

            Nas minhas orações sempre peço a Deus que Ele fale comigo. No entanto, não tenho o direito de Lhe ditar quando, nem como, pois a Ele pertencem estas opções. Esta noite, após apenas umas duas horas de sono, tive um sonho, do qual acordei meio assustado, e não consegui dormir novamente. Pedi a Deus que Ele me revelasse o significado deste sonho estranho, caso houvesse interpretação.

            No sonho era necessário desentupir um pluvial de cano de cem milímetros, cuja boca ficou coberta de lama a qual não permitia o escoamento da água da chuva que caía. Parecia que ninguém quis se arriscar em chegar perto para fazer o serviço. Sem pensar duas vezes aproximei-me ao local do problema apesar de estar de calçados, calças e camisa social. Pisei onde parecia ter terra firme, mas imediatamente meu pé afundou fazendo que a lama e água passassem por cima do calçado. Inclinei-me para tentar tirar a lama com as mãos, mas continuei a me afundar, e quando percebi estava até a cintura dentro daquela água e lama. Não me importei mais, e com as mãos fui tirando a lama até a boca de o cano ficar livre. Nisto vi que tinha uns irmãos retirando máquinas do local e as colocando a salvo da água e lama, mas eles caminhavam em terra firme livres dos danos que eu sofria. Nisto percebi que embaixo, perto dos meus pés tinha outra máquina enterrada na lama que precisava ser retirada. Até refleti no trabalho que daria para tirar e limpar estas máquinas de um valor elevado. Foi nesta altura do sonho que me acordei. Fiquei deitado pensando se haveria ou não um significado para este sonho tão nítido e lembrado depois de acordar, que normalmente não acontece. Sussurrei um pedido a Deus, pedindo que se houvesse uma interpretação que Ele me revelasse. Ele fez e eu agradeci, mas por causa da hora, cansaço e falta de sono, não quis me levantar, mas o sono não retornou, de modo que estou às 03:00 horas escrevendo para não perder o que o Senhor me deu. É provável que a mensagem que segue não lhe agradará, todavia é o que o Senhor me deu para transmitir para Sua Igreja.

            A água e a lama do sonho representam o mundo pecaminoso. Parece que há poucos que querem ir para os lugares desprezíveis em busca das almas. As almas são como as máquinas do sonho; são de grande valor e precisam ser resgatadas. O problema é que ninguém quer se arriscar para entrar no lugar perigoso para fazer o trabalho. Ninguém quer se sujar, ou ser atingido com a corrupção que existe fora das portas da igreja. Estes homens e mulheres querem a roupa bonita, o palco, a honra e a oportunidade de expor seus talentos no tocar, cantar e quem sabe, falar e pregar. Apesar de eles mesmos terem sido resgatados do lamaçal do pecado, não tem pena de quem ainda está lá e agora só querem ficar de decoração de palco da igreja.

            Deus me falou que nossas guitarras, teclados, baterias, cantores com as belas canções não salvarão ninguém, apesar de fazerem parte do dito louvor a Deus. Deus me fez entender mais uma vez que o único poder que o ser humano tem para resgatar as almas vem de Deus, e somente por via de muita oração e consagração o conseguirá possuir. Ele me fez lembrar que estas almas estão presas no lamaçal do pecado deste mundo, desta geração, e podem ser resgatadas somente quando as pessoas se esquecem de sua beleza, posição, honra, glória, fama e etc. Ele me fez entender que precisamos sujar as mãos, os pés, as roupas e ignorar a nós mesmos e seguir o exemplo de Jesus, isto é, servir aos outros e não a nós mesmos. Ouvimos Jesus clamar ao Pai no Jardim de Getsêmani, pedindo para não ser obrigado cumprir sua missão, levar os pecados do mundo ao Calvário e sofrer a dor e a ignomínia daquela morte cruel, dolorida e infame. Certamente Ele não quis fazer e sofrer aquilo! Certamente há coisas que você não quer fazer. Jesus sofreu tudo aquilo para resgatar você. Ele não apenas sujou as mãos. Elas foram traspassadas por você. Seus pés não foram sujos, mas pregados à cruz para pagar a penalidade dos seus pecados. Sua túnica não foi apenas suja, mas perdida para um soldado num jogo de azar. Seu corpo ficou banhado, não de um suorzinho, mas com seu próprio sangue que Ele derramou para que você não fosse obrigado sofrer esta pena por seus próprios pecados.

            Considera bem o que Jesus sofreu por você, e depois analisa sua atitude em relação ao buscar de almas e o resgate delas do lamaçal do pecado e a morte eterna que as esperam. Você não pode sujar as mãos, os pés, e as roupas? Não pode abrir mão da sua posição, da sua fama, da sua glória ou sei lá que mais, para resgatar uma alma. Você é como aqueles ministros que me disseram que tem dom de mandar, que nasceram para mandar e outras coisas tais? Parece que eles são melhores que Jesus, pois Ele veio para servir. "... quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20: 26-28)

            Jesus não estava interessado na sua aparência. "... não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse." (Isaías 53:2) A vaidade não fazia parte da sua vida. Andava barbudo e aparentemente com só uma túnica. Não tinha dinheiro nem para comprar uma refeição para seus discípulos, portanto eles tinham que comer trigo puro do campo para saciar a fome. Não tinha uma cama ou onde deitar sua cabeça, nem toca, nem ninho; alegando que os pássaros e animais do campo tinham mais do que Ele. "... o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça." (Mateus 8:20) Não haveria briga por suas posses após sua morte, pois nada tinha. Assim, deixou exemplo para seguirmos nos seus passos.

Nota bem na passagem que segue qual é a sua chamada, sua posição e seu trabalho. Qual é? Seguir nos passos de Jesus. O que achará nestes passos? Obediência. Dor. Sofrimento. Humilhação. Serviço. Rejeição. Uma cruz pesada. Morte... "Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." (I Pedro 2:21-24) Por que Jesus sofreu estas coisas? Para salvar você. E, você só quer ficar bonito? Só quer púlpito, microfone, honra, glória, fama, aplausos e etc.? Como é que você vai encarar Jesus na glória com esta atitude? "Fiel é esta palavra Se já morremos com ele, também viveremos com ele; se perseveramos, também com ele reinaremos..." (II Timóteo 2:11-12) Como você vai ficar ao lado de Paulo: "Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez." (II Coríntios 11:23-27) Depois disto perdeu precocemente sua vida por decapitação. Você ainda acha que terá o direito de ficar ao lado de Paulo como igual? Pedro foi crucificado, Tiago morto ao fio da espada, João foi fervido em óleo e finalmente exilado à ilha de Patmos; e a infinita lista de sofredores e mártires continua. Regozijamos ao ler a história dos heróis da fé de Hebreus 11. Mas já parou para contemplar o quanto aqueles homens e mulheres sofreram para serem fiéis servos do Senhor. E nós ainda temos coragem de dizer que "servimos ao Senhor"? Como é que você acha que tudo tem que ser bom para você quando Jesus sofreu por você e milhares de outros deram suas vidas e derramaram seu sangue por sua fé?

            Vamos descer de nosso palco de beleza, honra, fama e aplausos! Vamos nos vestir com a roupa de serviço! Vamos calçar os coturnos! Vamos para as trincheiras desta guerra santa! Vamos libertar as almas presas nas garras do diabo! Vamos considerar a perda de tudo que temos para ganhar a Cristo e para ganhar almas para Ele, que são do mais elevado valor! Será que podemos enxergar por olhos abertos pelo poder de Deus o pouquíssimo valor que as coisas que consideramos importantes realmente têm na economia de Deus? Podemos achar que Deus dá valor para a credencial que carrega na carteira, para seu nome em alguma lista, para o CD que gravou ou outra coisa terrestre semelhante? Segue como Paulo considerou as posições que ocupava, a fama que alcançou, inclusive os amigos dos anos: "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo..." (Filipenses 3:8) Vamos? Eu vou, pois o valor da alma perdida é inestimável e o pouco que eu me incomodo e as perdas que sofro para salvá-la não importam quando considero o valor dela. "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26) É bem provável que alguns aparecerão diante de Deus, sim, salvos, mas com nada para apresentar a Deus pelo investimento que Ele fez neles. Serão como o servo que recebeu apenas um talento, e o escondeu. Quando o mestre voltou ele não tinha nada de lucro para apresentar do investimento que o mestre fez nele. Eis, a condenação dele: "E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:30) Nota que o servo que não apresentou lucro para o mestre foi considerado inútil. Veja bem o que Deus investiu em você: o perdão dos seus pecados, o batismo para a remissão deles, o Espírito Santo que enche seu ser, a cura, a divina providência das suas muitas necessidades, e... Será que Deus não vai requerer um retorno do seu investimento? Como Ele vai julgar a atitude daqueles que só querem bonança, beleza, vida boa, águas tranquilas, e ete.?

Philip D. Walmer