>
 

Brilhando Na Noite

            “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:14-16)

            Alguns anos atrás uma senhora de uma igreja de Rivera, Uruguai me deu uma pequena muda de um cacto que achei interessante devido a seu formato. Eu a plantei num canto do meu quintal, e a observei crescer ao longo de muitos anos. Ao juntar o que parecia de ser restos de flores (fotos do lado), e em abundância este ano, fiquei curioso por que nunca vi mais de flor do que aquilo que sempre juntava do chão antes de cortar a grama.

            Poucas noites atrás dormimos com a janela e cortina abertas devido ao calor da noite. Eu me acordei por volta de 03:30 e fiquei sentado a beira da cama olhando para a noite e o céu cheio de estrelas. Aí notei no brilho da luz da lua algo branco e brilhoso entre os galhos de uma árvore e os do cacto. Olhei com mais atenção e espantei-me de certificar que estava vendo uma flor lindíssima no tronco do cacto. Em vez do que sempre via, deparei com uma flor, branca como neve e com uns 15 centimetros de diâmetro. Levantei-me e armado com escada e câmera fui para o quintal para registrar a façanha que via. Aparentemente o cacto só mostra suas flores na calada da noite e assim mostra sua beleza somente aos atentos de noite.     

Acordei quando o dia estava mal raiando sobre a cidade, e olhando pela janela do  quarto novamente, não mais vi a flor do cacto, pois com a luz do dia ela já se fechou para nunca mais se abrir. Meditando sobre estes fatos, Deus falou comigo acerca do papel do crente no mundo atual.

Todos que servem a Deus ferverosamente e sinceramente procuram agradar a Deus andam atordoados com a desvassidão do mundo. As trevas que pairam sobre o habitate do homem devido ao pecado espantam os puros de coração. O mundo saiu das trevas quando Deus bradou de cima: “Haja luz.” Que pena que o homem com sua vil natureza faz o mundo mergulhar-se novamente em trevas piores do que as que existiam por falta de luz.

Mas, estas trevas proporcionam uma oportunidade para o crente mostrar sua beleza, pois como a flor do meu cacto, ele pode mostrar a beleza da natureza de Cristo no meio destas trevas espessas que querem engolir o mundo e seus habitantes. Muitos neste mundo foram enganados pelas atrações aparentemente agradáveis e hoje vivem o desespero de presos pelos pecados, vícios e a concuspiscência. Eles olham de um lado para outro a procura de algo que pode mostrar um caminho que leva para fora deste labirinto enganoso. Mas, eles só vêem mais e mais trevas. Como seria maravilhoso para eles poderem ver você como uma flor linda e maravilhosa. Uma esperança brilhosa raiando, ainda que seja apenas uma luz pequena no meio de tantas trevas.

Antes eles só viam em você um aparente tronco cheio de espinhos, algo desagradável, uma pessoa que não sabia se divertir e sem graça. Mas, de repente, quando eles menos esperam, e no meio do seu desespero o que eles achavam feio e sem graça, brilha na calada de sua noite; brilha de uma força interior do Espírito Santo, proporciona esperança para eles quando não há algo esperançoso aparente de qualquer outro lugar.

Amigo, quando você começa fazer compromisso com o mundo, seus hábitos e concuspiscências, você perde o brilho. Você se torna, a vista de muitos, apenas aquela coisa podre, pois a beleza da flor já caiu. Notei no início de uma noite depois quando estava trabalho no quintal já tarde de noite, que outras flores estavam se abrindo para embelezar e perfumar a noite.

Meu amigo, não amaldiçoa as trevas. Não fala mal do pecador. Não ignora a situação do pecador enquanto recebe e goza as bênçãos de Deus. Segue a admoestação de Paulo: “... enchei-vos do Espírito...” (Efésio 5:18) Da abundância do Espírito na sua alma você pode brilhar na noite, brilhar esperança na vida de algum perdido e desperado. Não compromete seu poder de produzir uma flor linda, brilhosa e perfumada por abraçar os costumes do mundo. Com Deus operando em poder pleno na sua vida, você pode ser a flor de esperança na noite das trevas do pecado de algum pecador. Brilha na noite, pois será notado por aqueles que procuram uma saída para a luz. Não esconde sua luz, seu brilho e sua beleza no desejo de aceitação pelo mundo, mas brilha, ainda que seja na noite de trevas, pois você tem poder e valor.

Philip D. Walmer