>
 

Bom - Ou Apenas Passável

            As pessoas que têm me conhecido ao longo dos anos do meu ministério sabem que uma das frases, usada com frequência, que eu mais destava era: "Está bem assim." Considero esta frase como uma desculpa para tentar encobrir a preguiça e algo mal feito. Não são poucas as pessoas, tanto homens quanto mulheres, que simplesmente deixei de empregar, por que não tinham orgulho do seu trabalho, que era feito de qualquer maneira, e muitas vezes relaxadamente executado. E não foi um ou outro que ainda tentava tirar razão do trabalho realizado, quando era obviamente aquém do esperado e que obviamente faltava profissionalíssimo.

            Quando se trata da obra de Deus, nada menos do que nosso melhor é aceitável. Jesus deu seu melhor para nós. Será que podemos dar menos do que nosso melhor para Ele? Você acha que diante do Tribunal de Cristo será aceita a expressão: "Achei que seria bom assim"? Não se esquece que a Bíblia é clara em dizer que: "Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus." (Romanos 14:10) “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." (II Coríntios 5:10) Será que após receber galardão aquém do esperado, quererá ouvir Cristo dizer: "Está bem assim"? Você foi dado uma vida repleta de oportunidades para fazer o bem e fazer o seu melhor. É aconselhável começar fazer isto hoje, pois a vida é curta, e logo estaremos encarando a eternidade.

            Até do Antigo Testamento vem uma advertência forte em relação à executação da obra do Senhor: "Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!” (Jeremias 48:10)

            Quando o professor estabelece  que a nota para passar da matéria é, digamos, sessenta e o aluno tira apenas uma nota de sessenta e um, diríamos que a nota era apenas passável. Não foi bom, mas apenas passou, sem um bom aproveitamento, é assim que quer servir a Deus? Quer ouvir Ele dizer ao entrar no céu, “Bem feito servo meu” ou apenas, “Passou”? Passável quer dizer “tolerável ou admissível”.

            A autora do artigo abaixo ecoa meus sentimos neste sentido e os expressa tão bem, que minha esposa e eu achamos por bem reproduzí-lo nesta mensagem semanal. Segue o artigo por Mary Loudermilk, autora de renome nos Estados Unidos.

 

♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣ ♣

 

            Uma das revistas que li tem uma seção que contém uma variedade de idéias úteis para a dona de casa ocupada. É chamado de "Bom (O Suficiente)". O título diz que estes são "Atalhos Para Torná-Lo Menos Trabalhoso". Normalmente, há instruções para concluir um projeto de "boa maneira" (tradução: completamente). O artigo mostra em seguida um outro lado, um jeito "bom e passável" para fazer com que as coisas aparecerão boas, pelo menos na superfície. Eu sou totalmente favorável à economia de tempo, portanto esta ideia me atrai. Meu serviço de limpeza de casa é muitas vezes feito de modo que minha mãe chamaria de "uma lambida e uma promessa". É bom o suficiente para que eu supere a crise atual.

            Você já foi surpreendido por um visitante inesperado que já está a caminho e há apenas alguns minutos para fazer a casa apresentável? Eu já ouvi falar daquelas que escondem a desordem da cozinha no forno ou colocam tudo em um cesto de roupa suja, que é então, guardado fora de vista. Meu método é varrer a pilha de papéis sobre o balcão da cozinha para uma sacola de supermercado e a escondo. Seja qual for o seu estilo, é uma forma de "bom e passável". Isto lhe ajuda atravessar o embaraçamento de não ter sempre uma casa perfeita como nas gravuras.

            Porque a vida é tão atarefada e todos parecem estar em uma corrida constante, eu me pergunto quantos de nós também servimos a Deus com uma  atitude "boa e passável". As coisas podem parecer bem na superfície, mas ainda há algumas manchas ou poeira debaixo dos móveis que não foram removidas. Poderemos enganar o visitante inesperado com o "bom e passável", mas tenho certeza que o Senhor conhece a diferença. Eu me encontro a mim mesmo pedindo desculpas para Ele, depois de passar um período de tempo apenas "bom e passável" com Ele. Sim, eu li a Palavra e orei, mas no fundo da minha mente eu estava correndo para a próxima coisa na minha lista de afazeres. Eu sabia e Ele também sabia.

            Colossenses 3:22 nos diz: "Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor." Muitos de nós temos trabalhado com pessoas que têm a capacidade de aparecer como muito trabalhador, mas somente quando o chefe está por perto. É outra caso totalmente diferente quando ele não está observando. Este é serviço feito apenas para ser visto pelo patrão, fazendo a coisa certa apenas quando alguém está observando ou quando quer impressionar alguém. Outra tradução desta passagem Bíblica diz: "Escravos, em tudo obedeçam àqueles que são seus donos aqui na terra. Não obedeçam só quando eles estiverem vendo vocês, procurando com isso conseguir a aprovação deles. Mas obedeçam com sinceridade, por causa do temor que vocês têm pelo Senhor. O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas. Lembrem que o Senhor lhes dará como recompensa aquilo que ele tem guardado para o seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo." (vv. 22-24 NTLH)

            Viver para Deus, em última análise se resume a uma questão de coração. Em Provérbios 23:26 o Senhor implora: "Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos." O que Deus quer dentro de cada um de nós é o desejo profundo para fazer a Sua vontade. Assim, nossos desejos já não importarão mais. Nós só quereremos agradar a Deus. Quando isto se torna o nosso maior anelo, nossas prioridades mudarão. Não tentaremos tomar atalhos com Ele, pois Ele só merece o nosso melhor.

            Eu posso ainda varrer a desordem da casa para dentro de uma sacola e escondê-la no armário quando estou apressada e o grupo para Estudo da Bíblico está a caminho. Mas eu torço para que eu nunca mais considero apenas "bom e passável" o tempo devocional que passo com o Senhor dizendo que é o suficente para Ele.

 

Mary Loudermilk - Traduzido e Adaptado por Philip D. Walmer