>
 

Creia Na Notícia Boa



            Em Gênesis capítulo trinta e sete lemos a história de José, o filho predileto de Jacó. Seus irmãos mais velhos estavam com ciúmes  dele e aproveitaram uma oportunidade para vendê-lo como escravo para uns ismaelitas nômades que trabalhavam como mercadores. que na ocasião passavam por onde os irmãos de José pastavam seu gado. Eles, então, molhando a túnica talar de cores mútiplas de José no sangue, levaram-a para a casa de seu pai Jacó. Assim, os irmãos fizeram Jacó pensar e acreditar que um animal selvagem havia devorado José e que ele estava morto. Jacó acreditava na mentira não diretamente falada, sem verificar a história deles. A Bíblia diz que ele chorou, lamentou e recusou a ser consolado.

            Sem dúvida Jacó se culpava que o rapaz havia sido morto, pensando que não deveria ter o enviado para verificar o estado de seus irmãos e lhe trazer notícias. Ele poderia ter imaginado seu filho sendo dilacerado por um animal selvagem. Ou talvez pensasse de José como sendo ferido sem ninguém para ajudá-lo.

            Quaisquer que fossem os pensamentos de Jacó que encheram sua cabeça, ele não permitiria qualquer um que o consolasse ou o acompanhasse. "Levataram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem, ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai." (Gênesis 37:35)
            José não estava morto! O Senhor colocou José em um lugar onde ele poderia mais tarde sustentar toda a família de Jacó durante uma época de fome severa. Mas Jacó acreditou na mentira de que seu filho estava morto. Ele não podia ver além do que ele pensava a ser uma prova física do susposto fato.

            Quantas vezes nós imaginamos o pior cenário possível? O orçamento familiar está  apertado, e sabemos que não haverá dinheiro para pagar as nossas contas do mês. Sabemos que o nosso filho não passará o ano no colégio. Sabemos que o cônjuge vai perder o emprego. Uma pessoa solteira pode dizer: "Eu sei que jamais encontrarei o(a) companheiro(a) certo(a)."
            Nós nos frustramos com coisas imaginárias que poderiam acontecer, e, assim, criamos uma situação pior do que realmente é. José não estava morto, mas Jacó recusou de ouvir qualquer outra coisa, a não ser que José estava morto. Ele não iria acreditar no melhor

            Muitas vezes temos visto pessoas que estão sofrendo, e quando tentamos ajudá-las, elas recusam acreditar que há esperança. É impossível ajudar alguns porque eles recusam a ouvir qualquer coisa boa e animadora. Eles recusam a ser consolados. Não devemos permitir que o inimigo de nossas almas nos obriga focar apenas em erros percebidos e coisas negativas.
Devemos sempre, no entanto, fixar nossos olhos somente em Jesus que nos prometeu vitória

            Salmo 27:13-14 diz: "Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração, espera, pois, pelo Senhor. "
            Satanás se deleita para encher nossas mentes com cenários imaginários e negativos. Em vez disso, devemos nos concentrar no que é verdadeiro e bom. A versão Nova Tradução na Linguagem de  Hoje nos comunica este pensamento de Filipenses 4:8: "Portanto, meus irmãos, encham as suas mentes com tudo o que é bom e merece elogios: o que é verdadeiro, digno, justo, puro, agradável e honesto."

            No livro de João, no capítulo onze, há uma linda historia acerca de Marta e Maria, cujo irmão Lázaro faleceu. Elas acreditaram que Jesus poderia ter salvo Lázaro quando estava apenas enfermo (v. 21), mas agora que era falecido não havia mais esperança. Por várias palavras Jesus tenteou convencê-las que nem tudo estava perdido, mas elas focaram tanto na morte, que para elas era definitiva. (Leia vvv 21-39) Finalmente Jesus exclamou: “Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?” (v.40) Para você também ver a glória de Deus operar na sua vida, basta crer no pdoer de Deus para resolver o desafio que você enfrenta. “... Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mateus 19:26)

Por Cathy Conn

Traduzido e Adapatado Por Philip D. Walmer