>
 

Deuses Estranhos no Meio

            "Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei." (Gênesis 35:2-3)

            Jacó, depois de passar vinte antes na casa do seu sogro, ser enganado e enganar, estar nesta passagem a caminho de volta para a casa paterna. No entanto ele está diante de uma das mais difíceis provas da sua vida. Sua vida e a vida de todos os seus familiares estão em jogo. Toda a sua riqueza adquirida ao longe de vinte anos de duros trabalhos poderá ser roubada. Ele está apavorado e muito receioso dos futuros dias. Após longo tempo ele se lembra do Senhor que o salvou vinte anos antes quando fugia da presença dos pais e do seu irmão, Esaú. Por misericórdia, Deus o ouve, atendendo sua oração com instruções de como ganhar a vitória neste desafio temeroso.

            Jacó passou a ordem de Deus adiante para sua família que exigia a purificação de todos. Em primeiro lugar era para eles lançar fora todos os deuses falsos que traziam da casa do sogro. Todos logo entregaram a Jacó estas imagens e seus pertencentes, pois a vitória era de suma importância para eles, e reconheceram  que estes deuses feitos com as mãos humanas não possuiram poder nenhum para os livrar dos perigos vindouros.

            Pode ser que haja deuses falsos e impotentes na vida do cristão. Não, não me refiro às imagens e esculturas, mas a deuses de outra forma, que apesar de tomar a forma comumente considerados, há ainda deuses que interrompem o fluir do poder e favor de Deus aos Seus Súditos. Quais deuses são estes? São deuses que foram erguidos por nós na forma de coisas que consideramos importantes e que sempre colocamos na frente de Deus. Isto pode ser seu emprego, seus estudos, sua casa, os móveis e eletrodomésticos, seu carro, suas roupas, e uma infinidade de outras coisas. O primeiro mandamento de Deus no Antigo Testamento ainda vale hoje: "Não terás outros deuses diante de mim." (Êxodo 20:2)

            Alguns questionam a Deus por que suas orações não são respondidas, por que a vitória que tanto almejam não aparece, por que as enfermidades não são curadas e etc. Será que é porque têm deuses falsos nas suas casas e vidas? Será que não fizeram a ordenada purificação da casa e da vida?

            Hoje há pessoas que se dizem crentes (cristãs) que ainda querem manterem certos costumes do mundo e ainda sem esta separação total do mundo questionam a Deus, sim, culpam a Deus por não receber as almejadas bênçãos Dele. No versículo quatro do texto, somos informados que as mulheres entregaram suas bijuterias e jóias, por estas serem ligadas com a adoração dos deuses falsos.

            É sempre necessário que a limpeza seja completa, para que a plenitude do poder de Deus opera em nós e a favor de nós. A Bíblia relata que após esta limpeza que este povo pequeno passou ileso no meio de povos bem maiores sem ser molestado, pois o terror de Deus caiu sobre os povos idolatras apesar da aparência física da família de Jacó ser pequena.

            Querido irmão se é que você necessita de uma grande vitória na sua vida, na vida da sua família, na igreja ou qualquer outro; se coloca diante de Deus com um coração humilde, sincero e obediente e pergunta para Deus o que é que precisa eliminar da sua vida (deuses falsos) para que possam ser abertos os ductos espirituais da sua vida para o livre fluir do poder de Deus na sua vida. Eu disse que tem que ser humilde, sincero e obediente, pois não adiantará nada para você se Deus lhe revela o que impede o fluir do poder de Deus na sua vida se você não está disposto para obedecer e fazer a limpeza, ainda que esta ação doi terrivelmente.

            Jacó e seus familiares foram obrigados escolher entre seus amados deuses, jóias e etc. ou a vitória que Deus quis os dar. Creio que há grandes vitórias que Deus quer lhe dar, mas Ele somente lhe dará após ser feita a ordenada limpeza.

            Soa neste instante na minha mente as palavras de Mateus 6:33: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça..." Também recordo as palavras de II Coríntios 6:16-18: "Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,  serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."

Philip D. Walmer