>
 

Em EspĂ­rito E Em Verdade


            Durante as últimas duas décadas, nós, cristãos, aprendemos muito sobre a adoração. A transição de uma calma, cognitiva expressão de nossa fé trouxe à igreja um novo alento de espontaneidade, entusiasmo e alegria. Hoje nós livremente levantamos nossas faces para Deus com um brilho que reflete Seu amor. Periodicamente, lágrimas de arrependimento, libertação e gratidão pode escorrer por nossas faces.

            Já não vemos a primeira meia hora de nossos cultos dominicais meramente como preliminares ou o sermão meramente como ensino. Sabendo que a verdadeira adoração significa atribuir valor a Deus, estamos aprendendo a concentrar os nossos corações através de cânticos e orações em Seu caráter e Sua obra, bem como expressando Seu valor por submeter nossas mentes e corações à Sua Palavra como ela é proclamada.

            Enquanto este movimento em direção à verdadeira adoração me encanta, eu devo admitir algumas preocupações.

            A verdadeira adoração nos atrai para um encontro íntimo com Deus e abre nossos corações para uma compreensão mais profunda, mais plena de quem Ele é. Quando nos aproximamos de Deus, somos inevitavelmente comovido com a santidade de Sua pessoa. Como o profeta Isaías, que teve uma visão do Senhor, "... assentado sobre um alto e sublime trono," (Isaías 6:1) percebemos que somos impuros em Sua presença. Tal adoração nos compele ao arrependimento, pureza e serviço agradável.

            No entanto, agora que restauramos a adoração em seu devido lugar, a pureza da igreja está em um nível mais baixo de todos os tempos. E os pastores dizem que uma de suas tarefas mais difíceis é motivar o rebanho para servir no reino.

            Isso me leva a perguntar se a nossa adoração se tornou pouco mais do que uma saída agradável emocional para nós, algo que satisfaz nossas necessidades sem focar nossa atenção no Cristo incomparável. E enquanto é melhor encontrar a libertação emocional na igreja do que em algumas das opções que o mundo oferece, esta não é a essência da adoração.

            Eu também estou preocupado com a nossa propensão pelo entusiasmo sem edificação. Recentemente, um amigo me disse que estava frequentando uma igreja nova. Os cultos eram especialmente significativo e satisfatório, disse ele, porque consistia quase inteiramente de adoração.

            "O pastor não prega?" Eu perguntei a ele.

"Há uns 10 minutos de mensagem", explicou meu amigo. "É útil, mas o foco real do culto é a adoração."

Na melhor das hipóteses, entusiasmo sem edificação nos deixa vazios; Uma igreja morna, mas com pouca reverência. Na pior das hipóteses, isso nos deixa vulneráveis às influências sedutoras, tanto doutrinariamente como pessoalmente. A adoração bíblica é baseada no que sabemos a ser a verdade acerca de Deus, no entanto, muitos na igreja de hoje conhecem muito pouco do que as Escrituras ensinam sobre Deus.

"Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome." (Salmo 100:4) é precedido pelo, "Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. "(v. 3) Esses são profundas verdades bíblicas, fornecendo uma base sólida para nossa adoração.

Adoração é uma resposta, não uma catarse [purificação - Uma técnica psicológica usada para aliviar tensão e ansiedade por trazer sentimentos de temores à consciência.] religiosa; a resposta à nossa experiência com a Palavra e obras de Deus que descrevem e iluminam as realidades magnificentes de Deus.

Uma das experiências de adoração mais fervorosas na Escritura teve lugar nas margens do Mar Vermelho pouco depois de Deus ter demonstrado Seu poder libertador (Êxodo 15:1-21). Concentrando-se na verdade de atos benéficos de Deus deveria estimular a nossa adoração.

 Agora que estamos finalmente se movendo na direção certa para adoração, ficando desviado seria desastroso. Não devemos deixar nosso adversário distorcer essa nova prioridade em adoração.

Talvez precisamos reacender alguns dos grandes hinos que são tão cheios de verdades acerca de Deus, que misturam edificação e entusiasmo em uma experiência. Enquanto eu gosto corinhos de adoração e acho que eles puxam do meu coração muito do que eu sinto, também valorizo a substância e profundidade dos nossos hinos.

Além disso, pode ser bom para adorar depois do sermão. Esta opção coloca edificação antes de entusiasmo. Poderíamos edificar o tempo de adoração em torno do que nós aprendemos acerca de Deus, com testemunhos vibrantes da Sua obra em nossas vidas e expressões adequadas de louvor e ação de graças.

Independentemente dos métodos de adoração que escolhemos, a paixão do verdadeiro louvor deve levar-nos a uma maior pureza, participação e um entusiasmo genuíno brotando de nossa edificação.

Nós saberemos que temos adorado quando ela impulsiona em direção a um profundo estado cônscio de nosso Deus.


 
Joseph M. Stowell

Moody/1994