>
 

Eu Sou Pobre

 

            Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu! (Salmos 40:17)

            A tendência de muitas pessoas é de pensar, e crer, que o pobre é desprezado, que não tem vez com Deus, que Ele sempre favorece os ricos e abastados, assim, fazendo diferença em uma e outra pessoa. Isto não é a verdade, pois a Bíblia declara em várias passagens que Deus não faz acepção de pessoas. “... sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. (Efésios 6:9)

            Davi entendeu esta grande verdade, e apesar de ser rei, e em muitas maneiras bem de vida, contemplou outra faceta da vida e se chamou de pobre e necessitado. É necessário que por ser rico em bens materiais não quer dizer que não existe outro tipo de pobreza, que quando bem entendida é o pior pobreza que existe, e isto é de ser destituído de conhecimento de Deus e valores espirituais. Se nestas condições a pessoa aprenda, como Davi, de buscar a Deus, pode ser bem-aventurada. Jesus ensinou: “Bem-aventurado os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus...” (Mateus 5: 3)

            Davi se submeteu a Deus e apesar da sua posição elevada entre os homens, no reino de Deus ele se considerou como apenas uma pobre ovelha no rebanho de Deus. Mas, ele considerou esta posição como uma de grande vantagem. Veja: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1) Seria fácil para Davi ser jovem, com seus pés debaixo da mesa do seu pai, e tendo tudo providenciado por seu pai natural, e se gabar desta forma. Mas veja mais esta declaração: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão. É sempre compassivo e empresta, e a sua descendência será uma bênção.” (Salmos 37:25-26)

Muitas vezes a tendência é de pensar apenas nas necessidades de comida, bebida, abrigo, vestimenta e etc. Davi entendeu as outras necessidades de espírito e experimentou a divina providência de Deus no momento da sua angústia. Aí declarou: “Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.” (Salmos 34:6)

Partindo para mais ensinamento de nosso Senhor Jesus Cristo, entendemos que não havia nenhuma evidência de acepção de pessoas quando Jesus prometeu a providência de nossas necessidades em Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) A única estipulação é que Ele seja buscado em primeiro lugar.

Você não é pobre. Pode ser que não tenha tudo que quer, e pode ser que existe ainda uma pequena necessidade, deixada na sua vida por Deus para que você não esqueça nunca de O buscar. Mas veja as tremendas vantagens que tem por ser fiel filho de Deus:

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31)

“Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.” Romanos 8:33)

“Quem os condenará?” (Romanos 8:34)

“Quem nos separará do amor de Cristo?” (Romanos 8:34)

Ainda com todo este apoio divino você se acha pobre? Você acha que ainda tem razão de reclamar e sutilmente queixar que Deus não cuida de você? Pode ser que tenha muitas aflições, mas Paulo ainda declara; “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

No final de sua vida, Paulo, depois de sofrer todas as aflições mencionadas em II Coríntios 11:23-29, faz um declaração esclarecedora: “... tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13) Ele continua no versículo dezenove: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Pobre? Acho que não! Somos ricos filhos de Deus! Vamos agarrar às promessas de Deus para ver tudo que Deus quer e pode fazer na vida daquele que se considera pobre, mas que confia no Senhor!

Philip D. Walmer