>
 

Fofoca!!

Por Melody Green

                Penso que o motivo real porque Deus me deixa transmitir algo sobre a "fofoca", é que esse problema de maneira nenhuma me é estranho. Eu não somente ouvi fofocas, também as espalhei e eu mesma fui vítima delas. E acredite-me: todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira!

            Quando conto adiante algo que eu deveria ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente foi sempre altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou uma obra. E tentei novamente justificá-lo, dizendo a mim mesma: "Afinal, é importante ficar a par das coisas. Além disso, preciso saber sobre o que devo orar." Entretanto, raramente fiz isso depois. (Sim, se eu tivesse passado tanto tempo de joelhos para falar com Deus, como passei em meu sofá falando com conhecidos - quanto Deus poderia ter-me modificado!)

            No começo do nosso trabalho, quando começou nossa igreja, tomei consciência do problema pela primeira vez. Percebi que, através dos muitos relacionamentos estreitos que surgiram, nos transformamos em um verdadeiro ninho de fofocas, onde ela podia espalhar-se e contaminar todos os participantes. Isso me deixou muito abalada. Dessa forma, li muitas passagens bíblicas sobre o tema e realizei vários estudos bíblicos bastante convincentes sobre ele.

            Mas Deus somente abriu bem os meus olhos a respeito, quando eu mesma e nossa obra fomos vítimas de boatos, que me feriram profundamente. Fiquei consternada! A amargura tomou conta de mim. Não entendi como as pessoas podiam dizer tais coisas. Mas apavorou-me ainda mais pensar naqueles que ouviam tais informações e simplesmente as aceitavam como fatos. Clamei a Deus, que as impedisse.

            Também não demorou até que Jesus interferiu. Quantos pecados Ele me mostrou! Mas, o que achas, de quem eram os pecados? Meus próprios! Ele me fez lembrar de todas as situações em que eu tinha transmitido. Não somente sobre pessoas que eu conhecia, mas também sobre muitos aos quais eu nunca tinha encontrado. Jesus mostrou-me como eu tinha espalhado veneno no corpo de Cristo e tinha destruído a boa fama de muitas pessoas. Naquele tempo eu tinha imaginado que estava ferindo alguém. Agora eu via as coisas de maneira diferente. Agora eu tinha que experimentar essas dores no próprio corpo. Foi terrível! Jesus mostrou-me também que Ele mesmo sofre mais que qualquer outro, quando os seus se tratam sem amor.           

            Não seria correto, afirmar que venci completamente esse comportamento pecaminoso através daquela experiência. Continuo sendo tentada quase todos os dias, e às vezes falho. Mas posso dizer sinceramente que essa experiência produziu em minha vida uma diferença como dia e noite. Sei que Jesus é fiel. Ele completará a obra que iniciou em mim.

 O que é "fofoca"?

            Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os "grandes pecados" como, por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, consumo de drogas, relações sexuais ilícitas. Começamos a passar nosso tempo com novos amigos, falando a respeito do nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre coisas que acontecem à nossa volta. Completamente inofensivo - pensamos. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer" - escondidos cuidadosamente atrás de um sorriso cristão!

            Já sabia que a Bíblia fala muito sobre fofocas? E não se trata de um "pecado pequeno", como de muitos de nós pensam. Na Bíblia está escrito: "...a boca perversa, aborreço" (Provérbios 8:13, Ed. Rev. e Corrigida). Deus nos ordena: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo" (Levítico 19:16). Ele também diz: "...aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem" (I Timóteo 5:13). E no Salmo 101; 5, Deus diz: "Ao que às ocultas calunia o próximo, a esse destruirei." Deus é de opinião que pessoas tagarelas não O reconhecem, estando entregues ao seus pensamentos corrompidos. Ele equipara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, com assassinos e aborrecidos de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso não os impede de continuar a fazê-las e até animar outros a praticá-las (Romanos 1:28-32). Trata-se de palavras Bíblicas duras, e quase não ouso pensar sobre as conclusões a respeito.

            Além disso, fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode ter efeitos ainda mais funestos do que falar inverdades. A seguinte definição de "fofoca" deixa isso claro: Falar algo sobre alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.

 Envolver outros

            Transmitir a outros nossas mágoas e amarguras e ouvir quando eles falam das suas, é outra área em que devemos ser muito cuidadosos. Se alguém feriu teu amigo, e este te fala da sua dor, provavelmente também ficarás ofendido por simpatia por ele. Então também te sentes ofendido e talvez fica bravo com a pessoa que fez tal coisa ao teu amigo. Mais tarde é possível que os dois se reconciliem, e tudo estará perdoado e esquecido. Mas um problema permanece: tu continuas amargurado!

            E quando vires essa pessoa da próxima vez, perceberás que tu não lhe perdoaste. Enquanto não tiveres esclarecido o assunto, levarás contigo uma amargura escondida, que virá à tona sempre que vires essa pessoa ou escutares seu nome. Por quê? Porque Deus não te deu a mesma graça para perdoar que deu ao teu amigo. Pois tu não foste ofendido. Deus dá graça aos humildes (e abatidos) (Tiago 4:6), mas não o foste. Somente foste envolvido "por acaso" em um assunto, que não te dizia respeito.

            Uma briga, causada por um pequeno incidente, pode ter consequências muito amplas e estender-se por muito tempo, dependendo de quantas pessoas tomam conhecimento dela. Vês, que é completamente injustificável envolver outros em tuas mágoas e ressentimentos. No meu entendimento, não temos o direito de ir a outro, exceto a Deus e àquele que nos ofendeu, a não ser que não saibamos absolutamente o que fazer. Nesse caso, devemos procurar um conselheiro espiritual e não aqueles com quem costumamos manter nossos, "melhores diálogos"!

 A diferença entre aconselhamento espiritual e fofoca:

            Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falares com um conselheiro espiritual. Um conselheiro espiritual é um cristão maduro, que te exorta a uma vida espiritual e à reconciliação, que aponta teu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua. (Tal pessoa encontra-se normalmente na liderança da igreja.) Temo que essa descrição exclua 95% das pessoas às quais procuramos normalmente com nossos problemas. Se realmente necessitamos de aconselhamento espiritual, deveríamos recebê-lo. Na maior parte das vezes, entretanto, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defenda nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto pudermos atrair pessoas para o "nosso lado". Somos muito egoístas, para pensar sobre os danos que causamos a outros, com os quais falamos ou sobre os quais falamos. "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)