>
 

Fofoca - Instrumento de SatanĂ¡s

           "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça."(Mateus 18:15-16) Creio que Deus fez escrever essa orientação na Bíblia, porque Ele sabe quão fracos somos e quanto precisamos de diretrizes claras.

           Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que al­guém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! Vou dar um exemplo: se alguém vive em pecado - que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Quando começamos a falar sobre esse "caso grave" que descobrimos sobre  alguém, perguntando a outros se tam­bém já ouviram, os induzimos a condenar a pes­soa em questão e a levá-la final­mente a cair. Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderias mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto de purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar ou­tros passos. Também para isso deves estar preparado, se bem que normalmente não se chega a esse ponto. Podes acreditar-me: sempre experimentei meu maior crescimento espiritual, quando alguém veio a mim em amor sincero, preocupado por causa de alguma inconsequência em minha vida. Sou grato por tais pessoas, que tanto me  amam e apontam essas coisas, dando-me a chance de mudar. " Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." (Gálatas 6:1) "No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente." (Provérbios 10:19)

 "Mas Estou Somente Ouvindo!"

           Muitos de nós pensam que somente ouvir fofocas não é tão grave quanto espalhá-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." ( Provér­bios 17:4) Em I Samuel 24: 9, Davi exorta a Saul: "Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?" Sim, por que lhes damos ouvidos? Por que estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Na Bí­blia está escrito: "O amor... tudo espera" (I Coríntios 13:7) Por que não responde­mos educada mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está me contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria contá-lo ao Senhor e àquele a quem se refere, mas não a mim."

           Algumas exortações desse tipo matariam em germe a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedi­rão as pessoas de vir a ti com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimules uma vez a pensar sobre coisas mais impor­tantes que os assuntos de outras pessoas. A Bíblia nos adverte claramente contra o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios." (Provérbios 20:19)

Um Sinal De Maturidade

           "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;" (Mateus 12:36) Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos deci­dimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos con­tra a sua Palavra: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem." (Efésios 4:29)

           Frequentemente não levamos suficientemente a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um cristão maduro. Tiago diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã." (Tiago l:26). Sabemos que o coração é mais enganoso do que todas as coisas (Jeremias 17:9), e assim seria fácil justificar desse modo nosso comportamento errado. Mas pensa uma vez a respeito de quão alto é o preço! Estou tendo consciência disso justamente agora, enquanto escrevo. Não quero de modo nenhum que mi­nha vida com o Senhor se torne sem valor, somente porque não sou suficientemente madura para manter sob controle as pala­vras que saem da minha boca.

Um Pensamento Final

           Fofoca e difamação são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se conseguir dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, es­taremos muito ocupados para lutar contra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalhá-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai pri­meiro a Deus e deixa ordenar teu coração! Ele também te dará forças fazer o restante: "Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou..." (Apocalipse 19:7) Tudo isso pode parecer-te uma tarefa excessivamente grande. Mas: Deus procu­ra uma esposa santa, e deveríamos fazer todo o possível para nos "ataviar"!

Melody Green (©1984 Last Days Ministries)