>
 

Leia Para Seu PrĂ³prio Proveito

Para que ler?

Lemos em busca de prazer e descanso. Lemos para ampliar nossa visão do mundo. Algumas pessoas só lêem em busca de um passatempo: para ficar em dia com o noticiário esportivo, por exemplo. Nós lemos com intuito de obter uma base mais sólida para as nossas atividades profissionais. Lemos para enriquecer nossa própria pessoa. Como cristãos, lemos a Palavra de Deus para permitir que Ele se comunique conosco.

Face às rápidas transformações porque passa o mundo, vemo-nos diante de um volante cada vez maior de informações a processar. Em meio a tudo isso, de alguma forma precisamos processá-las com mais rapidez, e ao mesmo tempo, fazê-lo com mais rigor seletivo.

Contrariamente ao que se dá com a comunicação oral ou visual, a palavra escrita possibilita contínuas revisões do que foi comunicado, e ao mesmo tempo destacar os elementos particulares da mensagem que sejam importantes para o leitor.

O que ler?

Esse é o verdadeiro ponto-chave para a maioria das pessoas. A dificuldade, obviamente, reside no fato de que há coisas demais para ler: Só o dilúvio de publicações colocadas no mercado para editores cristãos já basta para atordoar a imaginação de qualquer pessoa. Há livros, revistas, boletins, circulares, memorandos, cartas, anúncios, cartazes. Por toda parte se encontra a palavra impressa. Algumas publicações têm por finalidade informar. Outras, motivar para a ação e outras, já visam a diferentes necessidades, em geral pessoais, do autor ou do leitor. De maneira que a pergunta "o quê?" está intimamente ligada a uma discussão suplementar do "para quê?".

Como Se Deve Ler?

1.      De que se trata o livro como um todo?

2.       O que está sendo dito em pormenores, e como?

3.       O livro é verdadeiro, no todo ou em parte?

4.      Em que aspecto?

Embora o esboço acima, só leve em conta livros, aplica-se igualmente bem a outros tipos de publicações. Precisamos desenvolver uma melhor habilidade crítica na leitura. A resposta poderia ser a mera busca de deleite, ou obtenção de determinado informe, ou ainda a busca de uma perspectiva inteiramente nova sobre determinado assunto.

Se o material for pelo menos consideravelmente extenso, examine o índice. Leia também as notas de recomendação impressas na sobrecapa dos livros, a fim de compreender o que o editor e/ou autor tentam dizer na obra. Então, corra os olhos no material, lendo por alto. Uma das maneiras de fazer isso é ler justamente o primeiro e último parágrafos de cada capítulo. Você descobrirá com frequência que o que está lendo não é o que esperava que fosse. Nesse ponto, será preferível deixar o material de lado. Isso também ajuda a desenvolver nossa habilidade de explorar uma grande diversidade de material, o que é um dos segredos da chamada leitura dinâmica.

Supondo que você prossiga na leitura do material, lembre-se de desenvolver algum sistema de marcação. Não importa muito saber do que se trata, contando que seja coerente, e que você se lembre do que marcou. Ao invés de apenas sublinhar, faça um círculo em torno das palavras ou idéias-chaves.

Sugestões Sobre Leitura

Não se preocupe em concluir tudo o que você começou. Geralmente o autor expõe seu ponto de vista logo no primeiro capítulo, e o resto do livro foi uma repetição do que nele foi dito.

A maioria das pessoas acha que lê muito lentamente. Um curso de leitura dinâmica pode ajudar a resolver, em parte, a questão. Por exemplo: dominando o problema da vocalização de palavras ou da fixação visual. Mas a verdadeira chave da leitura dinâmica é a compreensão. É por isso que um livro sobre a construção de vocabulário pode ser tão útil como um curso de leitura dinâmica.

Leia diversos livros ao mesmo tempo. Coloque-os em lugares diferentes onde você possa alcançar.

Existe alguma coisa que as outras pessoas poderiam ler para você? Muitos pastores, por exemplo, costumam dar essa incumbência a membros de sua congregação que gostam de ler. Essas pessoas assinalam, recortam ou enviam ao pastor toda informação que julgam, lhe possa ser útil;

 Como Desenvolver Um Plano De Leitura

Comece analisando o que está lendo. Talvez você esteja gastando tempo demais com leitura de jornal, e tempo insuficiente com material que você aprecia e que pode ampliar sua perspectiva. Você tem necessidade de mais tempo para leitura durante o dia de trabalho?

Em outras palavras, o que é que você vem lendo, e que poderia interromper?

Pense num plano de leitura para o ano inteiro. Examine todo o material de leitura que chega à sua mesa ou ao seu lar, e decida-se sobre qual você irá ler e qual não merece tomar seu tempo.

Quantos livros você acha razoável ler durante o ano? Há uma maneira rápida de calcular isso: supondo a média de páginas do livro e multiplicando-a pela velocidade de leitura calculada. Assim você ficará sabendo quanto tempo levará para ler determinado número de livros. Você dispõe desse tempo agora? Se não, como você o obterá?

Sente-se com um calendário na mão e organize blocos de tempo para leituras. Observe o que você vai ler. Enquanto estiver fazendo isso, examine o calendário do ano passado e veja onde você poderia ter inserido alguma leitura.

Visualize os livros que você conservará na estante de sua casa ou no escritório. Por que estão lá? Como você pretende usá-los realmente? Ou eles estão lá só para impressioná-lo e impressionar também os que visitam seu escritório? Depois de haver lido, quantas vezes acha que vai fazer uso deles?

Para algumas pessoas, a discussão em torno de determinado livro é um meio muito estimulante de mergulhar em novo assunto. Talvez você e seus colegas possam combinar a leitura e discussão de um livro qualquer - discussão do material como um todo ou capítulo por capítulo.

 Meditação Sobre Leitura

            Parece que o ditado - "Quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê" - procede. Quem não lê, tem pouco domínio sobre o mundo; não entende a realidade em que está inserido; não consegue assumir uma postura consciente face aos desafios concretos de seu tempo. O apóstolo Paulo concita seu jovem discípulo Timóteo: persiste em ler, ou aplica-te à leitura (I Timóteo 4:13), o que se refere à leitura, pública e privada, das Escrituras Sagradas. Esta intimação nos leva a compartilhar alguns pontos sobre leitura, porque em parte, somos o que lemos, e porque os riscos da televisão ou do ativismo impensado, hoje, são enormes.

                1. A leitura da Bíblia é prioritária, tanto extensiva como intensivamente. Cada líder cristão deve ter um plano de leitura e de estudo bíblico. O estudo de um livro bíblico por ano, de um capítulo por semana, é um interessante procedimento. É bom que a leitura da Bíblia seja feita paralelamente à leitura que fazemos de nós mesmos, da condição das pessoas a quem servimos, e da realidade na qual estamos inseridos. A leitura bíblica nos dá os critérios para que possamos ver com clareza e agir conscientemente, a partir do referencial absolutos que é a Palavra de Deus. O uso de diferentes traduções pode fazer este projeto não só interessante, mas profundamente enriquecedor.