>
 

O Homem Que Nunca Existiu


            Em seu livro The Man Who Never Was (O Homem que Nunca Existia), Ewen Montagu relata a história real de um ardil engenhoso inventado pela Inteligência Britânica durante a Segunda Guerra Mundial. "Operação Mincemeat" foi um esquema usado pela Inteligência Britânica em 1943, em um esforço para enganar as Potências do Eixo (Alemanha e seus aliados) a pensar que a "Operação Husky" (a invasão da Sicília pelos Aliados) aconterceria em outro lugar.  
            A "Operação Mincemeat" adquiriu um cadáver, e o vestiu como um tal de Major William Martin, R. M. e jogou-o no oceano perto de Huelva, Espanha. Acorrentado ao corpo havia uma pasta que continha cartas secretas que sugeriam que os Aliados estavam prestes a atacar Sardenha e Grécia. Quando o corpo foi levado pelas correntezas à praia, foi descoberto pelos espanhóis pró-alemães, qque logo levaram as cartas para a Inteligência Alemã. O estratagema foi um grande sucesso, fazendo com que os alemães pensaram que a Sardenha e Grécia foram o destino previsto para os Aliados, quando as forças aliadas estavam realmente desembarcando na Sicília.

            O verdadeiro nome da pessoa cujo corpo foi usado permanece em segredo, embora que, em 1997, alguém afirmou ter informações de que era Glyndwr Michael, um alcoólatra galês, sem-teto que havia cometido suicídio. Major William Martin, R. M. nunca existiu.

            Histórias de guerra como esta abundam. Embora possa parecer mística para alguns, há uma verdadeira guerra entre o bem e o mal. A Bíblia nos adverte que o inimigo de nossas almas, o Diabo, usa muitas táticas semelhantes ao citado acima. Este inimigo, que é seu e meu, é o mestre de mentiras e recorre ao engano e incômodos incessantes, só que ele o faz através de nossos pensamentos. Ele tenta criar um mundo imaginário:


• Ele instiga preocupação e desconfiança, causando-nos a criar problemas que não existem.
• Por danificar nossa auto-estima, ele pode facilmente levar-nos a pensar que as pessoas não gostam de nós.

•  Nossas memórias podem tornar-se contaminadas, causando-nos a esquecer o que Deus fez por nós e as bênção da sua salvação.

•  Por desmoralizar culturas ele nos leve a acreditar o amor é apenas um sentimento, que o casamento é indesejável, ou que a felicidade só pode ser alcançada usando produtos químicos.

•  Num esforço para nos proteger de ser decepcionados, podemos nos tornar tão céticos, que quando as coisas boas acontecem, não podemos aceitá-las nem apreciá-las.

•  Por causa do abuso ou dor em nossas vidas, podemos chegar a acreditar que coisas acerca de nós mesmos que não são verdadeiras.

            Se não somos cientes desses artificios podemos permitir que sejamos levados inadvertidamente acreditar histórias que não são verdadeiras. Se acreditamos nas mentiras do diabo, imaginamos que somos alguém que realmente não somos - "O Homem Que Nunca Existiu".

Mas nós, crentes, temos uma solução. Deus nos deu a Sua Palavra para tratar e solucionar tantas questões na vida espiritual. Quando alineamos nossos pensamentos de acordo com a verdade da Palavra, estaremos protegidos das artimanhas de Satanás. Paulo declara esta verdade da seguinte forma: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo..." (II Coríntios 10:4-5)

            Capture seus pensamentos, os trazendo ao controle do Espírito Santo. Derrube as fortalezas de pensamentos que lhe fazem sentir-se inadequado ou além de esperança. Não acredite em tudo que você ouve ou sente. Acredite na Verdade das Escrituras. Acredite que Deus lhe ama e que qualquer coisa que está fora de ordem na sua vida pode ser perfeitamente colocado em ordem, se você permitir que Ele seja o capitão de seu navio. A verdade fará com que você seja livre do  engano!

            Jesus declarou: "... conhercereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)  Em Mateus 4:1-11, a Bíblia recorda a tentação de Jesus. É de grande valor para o crente entender que Satanás usou as Escruturas, todavia, erradamente, para tentar enganar Jesus. Esta foi a mesma tática que usou quando torceu as palavras de Deus ao falar com Eva no Jardim do Éden. Sim, o diabo usa as Escrituras, mas o crente tem a obrigação de verificar que tudo está sendo usado da forma correta. Em sua tentação, Jesus, apesar de possuir todo o poder usou as Escrituras para ase defender de qualquer efeito maléfico que o diabo quis lhe aplicar. Por usar as Escrituras  como arma eficaz, Jesus nos deu exemplo de como podemos vencer por via das Escrituras. A vitória pertence a você! Reivndica-a hoje! Não permita que diabo faça de você "O Homem Que Nunca Existiu".


John W Hanson - Traduzido e adapatado por Philip D. Walmer