>
 

O Que Direi?

            "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27)

            Talvez seja porque minha idade está avançando e assim fico mais consciente do fim da vida e o inevitável juízo que vem depois que tenho sentido tão inspirado de escrever acerca do fim da vida, do mundo e tudo que atualmente conhecemos. Mas, creio que isto não seja a verdade, pois Deus me acorda de noite, fala comigo, e não me deixa dormir até que venho ao escritório para anotar tudo que Ele me fala. Portanto, mais uma vez peço para você, amado leitor, ler e meditar no que desta forma Deus me deu hoje.

            O dia do juízo há de ser infeliz para aqueles que pensaram que não importava a maneira pela qual viviam durante a vida e que poderão responder para Deus e argumentar com Ele, caso o juízo Dele não lhes agradasse. Creio que isto jamais poderá acontecer. Deus não é um homem igual ao que criou. "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?" (Números 23:19) Ele é soberano, possui todo conhecimento, toda sabedoria, todo poder e qualquer outro atributo necessário para julgar competentemente e perfeitamente. Veja: "... os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos..." (I Pedro 4:5) Pedro, esclarecido pelo Espírito Santo, declara que Deus é competente para julgar. Ele não é como juízes terrestres que podem ser facilmente influenciados por preconceitos, opiniões próprias ou suborno. Deus julgará com perfeição de acordo com as obras de cada um. A morte sela permanentemente a vida e as obras do homem e nada que algum ente querido faça após pode mudar o juízo de Deus que há de vir e determinar o destino daquela pessoa.

            Ninguém pode ficar na presença de Deus e discutir ou argumentar com Ele. João conta em Apocalipse como ele agiu quando virou e viu a presença e glória do Senhor. Leia Apocalipse 1:9-18. Dê atenção especial ao versículo 17. "Quando o vi, caí a seus pés como morto." As Sagradas Escrituras ainda ensinam: "Eis que estamos diante de ti na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença por causa disto." (Esdras 9:15) "Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?" (Salmos 130:3 NVI) "... disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?" (Apocalipse 6: 16-17)

            Agora, consideraremos algumas perguntas coerentes diante das verdades acima:

  • "Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." (Deuteronômio 6:5) Que direi ao Senhor se não tenho O amado desta forma, tendo deixado os ídolos de prazeres da vida, família, casa, carros, aquisição de bens e outras coisas tomarem a preeminência na minha vida?
  • "... buscai, pois, em primeiro lugar..." Que direi ao Senhor se eu não tenho O colocado em primeiro lugar na minha vida, deixando Deus, orações, leitura da Sua Palavra e outras atividades espirituais para depois das demais atividades da minha vida?
  • "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10) Que direi ao Senhor se não achei conveniente ser fiel até o fim da vida, e larguei a verdade da Sua Palavra por aquilo que é mais conveniente e coerente com as demandas do mundo presente?
  • "O vencedor, de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte." (Apocalipse 2:11, 17, 26, 3:5, 12 e 21) Que direi ao Senhor se eu não lutei, nem procurei ser vencedor sobre as paixões da carne, tentações do diabo, pressões do mundo, e não me tornei vencedor quando Ele me prometeu poder para vencer e nunca me aproveitei deste poder sobrenatural?
  • "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7) Que direi ao Senhor se não posso ficar ao lado do apóstolo Paulo e dizer estas palavras com ele?
  • "... não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:8) Que direi ao Senhor se pouco importei com a promessa da sua volta, não me lembrando disto e vivendo como a vida presente é só que o homem possa esperar, e como que as promessas de João 14:1-3 fossem meras palavras vazias?
  • "... a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Filipenses 2:9) Que direi ao Senhor quando deveria seguir seu exemplo e andar nos seus passos (I Pedro 2:21), quando na realidade não fui obediente a Ele e Sua Palavra até a morte?

            O que é que eu vou dizer? Estou procurando viver de tal maneira que poderei ser cumpridor daquilo que a Bíblia me instrui. Que dirá você? Bem, só você tem condições julgar esta questão. Espero que você não seja tomado de surpresa naquele dia diante do Senhor. Não haverá um jeitinho de escapar do que merece, pois Deus sabe julgar competentemente e verdadeiramente, de modo que ninguém terá o que de questionar naquele dia. As oportunidades para fazer corretamente estão diante de nós hoje e devemos aproveitar bem as horas de vida que temos, pois algum dia havemos de prestar contas ao Soberano dos Céus e da Terra.

Philip D. Walmer