>
 

O Poder Da Mente

            Nenhum veículo motorizado dará o rendimento desejado, e nem terá a durabilidade prometida pelo fabricante a não ser que sejam usados o combustível e os lubrificantes recomendados. Há muitas recomendações especificas que caso não sejam seguidas a risco invalidam a garantia do fabricante. Qualquer óleo não serve e não deve ser usado por ser mais barato. Combustíveis de qualidade inferior cedo ou tarde, acabarão com a longevidade do motor. O veículo só pode satisfazer as demandas do seu proprietário se for tratado de acordo com os cuidados recomendados, pois os resultados serão de acordo com os produtos usado nele.

            Da mesma forma o corpo humano é um mecanismo vivente maravilhoso, mas há muitos que abusam e depois de estragar a saúde por maus hábitos querem que algum médico resolve e corrige os danos que resultam pela falta de cuidados adequados. Alguns anos atrás perguntei para meu médico acerca da atitude dos seus pacientes. Ele confirmou o que pensei. Em primeiro lugar que apenas 25% seguem suas orientações. Em segundo lugar ele disse que o povo pensa que pode beber bebidas alcoólicas a vontade, fumar, falta sono por causa de farra, usar drogas ilícitas, abusar drogas lícitas, comer o que lhes agrada em vez do que é saudável, e quando aparecem algum sintoma de que algo está errado, correm para o médico com a certeza que ele poderá receitar algum remédio que resolverá todos os problemas. Infelizmente isto não funciona assim.

            Muitas crianças sofrem irreparáveis enfermidades, defeitos de nascença e não infrequentemente condições de saúde que jamais as deixarão viver vidas boas, e que às vezes levam a morte precoce. Pesquisando a fundo pode ser descoberto que estes problemas e o sofrimento pelo qual passam, não é culpa delas, mas dos pais que não acreditaram que seus atos de maltratar seus corpos trariam sofrimento e má qualidade de vida aos seus filhos. Alegam amar seus filhos, mas a verdade é que se amassem de verdade, eles largariam os vícios, maus hábitos alimentares para poderem trazer filhos saudáveis ao mundo e as criar em ambiente saudável.

            A mesma coisa pode ser dito com respeito à vida espiritual. A alma de qualquer pessoa tem ou não a devida saúde espiritual de acordo com o que ela é alimentada. A mente, que é intimamente ligada com a alma, é um depósito de tudo que entra pelos olhos e ouvidos. Deve ser reconhecido que é impossível para a pessoa desarquivar o que deixou entrar neste depósito, ou o que entrou por falta de um cuidado adequado.

            Após ter seus pecados de adultério e assassinato revelados, Davi reconheceu que ele mesmo teria de cuidar melhor o que entrava na sua mente via os olhos. "Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará." (Salmos 101:3) No entanto, muitos crentes estão se alimentando do suposto entretenimento que transmite adultério, infidelidade conjugal, incesto, fornicação, bebedices, linguagem torpe, entre muitas outras coisas do gênero, todas condenadas por Deus e sujeito ao posterior juízo. Veja o que Deus, nosso criador, recomenda para alimentar a mente e alma: "Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido." (Josué 1:8) "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Salmos 1:1-2)

            Na epístola aos Filipenses Paulo admoesta com palavras semelhantes: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." (Filipenses 4:8-9)

            Eu não sei em que altura da sua jornada espiritual você está e nem sei se está seguindo as recomendações do seu criador e salvador ou não. Estas recomendações se encontram na Palavra de Deus. A leitura deste manual de instruções é mais importante do que a leitura de qualquer manual de carro ou outra máquina, pois um veículo ou máquina possivelmente pode ser consertado se estragar. Mas, por tratar de sua alma é imprescindível lembrar que Deus nos dá uma vida, uma curta oportunidade de fazer tudo corretamente. Leia o manual de vida eterna. Segue as instruções ao pé da letra, pois assim terá certeza da sua herança eterna.

            O poder da sua mente vem da alimentação correta. Leia e medita frequentemente em Filipenses 4:8. Ponha em prática estas recomendações e assim não correrá o risco de estragar o que de mais valor Deus lhe deu: sua alma.

Philip D. Walmer