>
 

O Amigo de Deus - NÂș 1

 

Em Gênesis 22:1-3 lemos: "Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado."

 

Este homem, Abraão foi chamado o Amigo de Deus, todos gostamos de ter amigos. Eu gosto de estar junto com meus amigos. Muitos pastores são meus amigos, íntimos amigos. Eu amo vocês. Mas sabe alguma coisa, não é somente necessário que vocês sejam meus amigos, mas é necessário que eu seja também amigos de vocês. A avenida de amizade é uma avenida de duas mãos, e nós precisamos sempre de lembrar isto.

Nós recebemos amizade de muitas pessoas, mas é importante que nós demos a elas da mesma forma a nossa amizade profunda. Eu fiquei emocionado quando estudei esta Palavra de Deus, que citei e meditei um pouco a respeito do assunto de amizade. E perguntei para mim mesmo. Porque Abraão foi chamado o amigo de Deus? É uma pergunta realmente profunda. Uma pergunta que cabe a nós responder, porque creio que de todas estas coisas que homem poderia desejar pelo menos eu desejo ser chamado o amigo de Deus. Eu sei que gostamos, aliás, há muitas pessoas que gostam de andar dizendo: "Ah! Você conhece Senador Fulano de Tal, ele é meu amigo, e o Prefeito ele também e deputado, delegado ele é meu amigo." E alguns também falaram comigo que eram amigo. Ah! Eu sou grande amigo de Fulano de Tal. Eu chego diante desta pessoa e digo a ele. Ah! Bem o Sr, José mandou falar com o senhor a respeito de tal assunto. Mas José. Sim, o José João de Deus. Ah! Sim, Sim. Então vamos notar que a amizade é apenas uma rua de mão única. E não correm em ambas as direções.

Mas no caso de Abraão e Deus, aparentemente a amizade é uma avenida de duas mãos. Abraão não andava dizendo Deus é meu amigo. Nem Deus andou dizendo também Abraão é meu amigo. Como é profundo isto. Agora cabe a nós determinar o porquê? que Abraão foi chamado, o amigo de Deus. Em Gênesis 22:1, "Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão!" Mostra que quando Deus chamou a Abraão, ele chamou apenas uma vez. Não precisava chamar ele, vez após vez. Não andava na terra chamando: Abraão, Abraão, para chamar atenção dele, em algum lugar distante. Mas chamou apenas uma vez. Uma vez só. E Abraão andava tão junto a Deus que ouviu logo, da primeira vez que Deus o chamou.

Eu creio que esta é a primeira razão, porque Abraão era o amigo de Deus. Em segundo lugar no mesmo versículo Abraão respondeu a Deus com estas palavras: "Eis-me aqui! Ele não gritava de algum lugar longe "Já vou." Ele disse: "Eis-me aqui!" Ao seu lado ele não disse: "Daqui a pouco eu vou terminar o que estou fazendo aqui, já vou." Não "Eis-me aqui! Ao teu lado. Eis outra razão porque Deus chamou Abraão de Meu Amigo. Agora eu quero que Deus me chame também de seu amigo. Eu reconheço apenas aqui deste primeiro versículo, que muito é exigido de mim para ser amigo de Deus. É necessário que eu ande sempre ao lado de Deus. Eu não posso andar desviado. Não posso andar longe dele. Não posso andar num lugar tão distante, que é necessário para Ele me chamar vez, após vez, ou talvez me mandar recado. Ele quer me chamar uma vez, e quer ouvir as minhas palavras. "Eis me aqui" já ao teu lado.

Em versículo 3, achamos mais outra razão "Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado." Abraão levantou-se de madrugada. Deus ordenou que Abraão fizesse alguma coisa e Abraão logo, levantou-se de madrugada para fazer a vontade do Senhor. Não dormia até 10 horas, meio dia, não ficava achando outras tarefas para fazer, não disse: Deus olha agenda está meio cheia hoje, bem realmente para esta semana Senhor, mas acho que na semana que vem vai dar para eu ir fazer aquilo viu. Mas de madrugada Abraão se levantou para ir fazer a vontade do Senhor.

Outra razão porque Abraão foi chamado o amigo de Deus. Agora neste mesmo versículo, talvez não entendo perfeitamente a parte gramática aqui, mas quem sabe dá para falarmos desta maneira. "Tendo preparado o seu jumento." Agora tendo preparado, quer dizer que aquilo foi feito. Para mim ele não esperou até de madrugada para buscar o jumento lá no campo, mas naquele dia anterior, ele já foi lá, ele já escolheu o jumento, já trouxe perto da sua tenda, já o amarrou onde ele estaria, bem próximo para viajar cedinho.

Estava tudo na mão, porque ele não queria que alguma coisa viesse atrapalhar o seu desejo de cumprir a vontade do Senhor. Como eu, você também pode te perguntar: Porque ele levou dois servos juntos. Alguém me disse que era porque ele precisava alguém para cozinhar para ele. Não, Abraão era pastor de experiência há muitos anos, já acostumado de ficar talvez meses lá no campo sozinho cozinhando para ele mesmo preparando a sua comida. Ele não precisava ninguém para erguer a tenda para ele. Não estava levando tanta coisa, que precisava servo e no final de contas, não levou os servos juntos com ele para fazer o sacrifício. Perplexo, me pergunto o porquê ele levou estes dois servos juntos. Ele não explicou para eles, o que ia fazer. Mas ele levou dois servos juntos. No caso deles terem ver alguma altura durante a viagem de mudar-se de ideia de voltar para casa. Eles iam perguntar: Mas vai voltar para casa, porquê? Vimos aqui para fazer o quê? Então teria que explicar tudo, e logo mostraria que realmente estava desobedecendo ao Senhor, que não ia cumprir a vontade do Senhor.

E às vezes é bom para nós quando temos um propósito com Deus de levar mais alguém junto conosco, que nos ajuda cumprir a vontade do Senhor. E podemos ver por esta parte aqui. A determinação que Abraão tinha no seu coração de cumprir a ordem do Senhor. Sozinho lá no deserto, poderia voltar para casa, ninguém iria perguntar o que deu ou o que sucedeu ninguém ficaria sabendo de nada. Mas os dois servos juntos teria que dar explicação.

Outra razão, porque Abraão foi chamado o amigo de Deus, rachou lenha e também levou fogo. Ele não queria chegar lá e descobrir que não tinha árvore e não tinha lenha, não queria ter desculpas, levou tudo prontinho. Podemos descobrir muita coisa a respeito da vida deste homem. Como ele preparou tudo não deixava a sua vida espiritual assim a sorte. Mas para ele é uma coisa muito séria, uma coisa que ele precisava fazer seriamente. E ele fazia tudo, detalhe por detalhe. Levou o jumento, lenha, servos, fogo, faca, levou tudo, não esqueceu nada. Estava determinado fazer a vontade do Senhor. Muito bem.

E você tem estado se preparando para ser o amigo de Deus, ou muitas coisas tem deixado de fazer.

Philip D. Walmer