>
 

O Amigo de Deus - NÂș 2

               Em Gênesis 22: 4-8 "Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos."

 

A semana anterior eu falei de algumas preparações que Abraão teve para ser considerado amigo de Deus.

Agora, ele tinha uma viagem de três dias na sua frente, muito tempo para mudar de idéia, três dias acampando de noite, e viajando durante o dia. "Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós." (vv. 4, 5).

Abraão foi chamado, o Amigo de Deus, porque era um homem de fé. Ele sabia que ia para aquele lugar, para travar a faca no coração de seu filho, mas ele disse: "voltaremos". Um verbo no plural, nós voltaremos. Eu e meu filho voltaremos. E nós não podemos ser chamados os amigos de Deus a não ser que somos movidos pela fé. Que nós falamos pela fé. E a fé reine em nossos corações como reinou no coração de Abraão. Analise a si mesmo, dá uma olhadinha na sua própria vida, analise suas orações, seus pensamentos e vê se realmente você é movido pela fé, ou pela dúvida.

Outra razão porque ele foi chamado o amigo de Deus, porque ele foi para sacrificar a coisa mais preciosa que ele possuía, mas ele disse vamos lá em cima para adorar. Nós vamos adorar, o sacrifício vai adorar e quem está sacrificando vai adorar. Como disse o apóstolo Paulo nós somos sacrificados. Podemos ainda louvar e adorar a Deus. Porque em ser sacrificado estamos caminhando nos próprios passos  de nosso Senhor Jesus Cristo. Porque Ele também foi sacrificado.

Quem sacrificou e quem foi sacrificado. Estes dois caminhavam ambos juntos. "Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo" (v. 6) E Isaque perguntou para seu pai: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (v. 7) Uma pergunta legível, lógica. A Bíblia diz que Abraão deu uma resposta de uma frase só. Mas a verdade é que em alguma altura, Abraão foi obrigado explicar para seu filho, o que ia acontecer. Em que altura que não sei, mas quem sabe Isaque corria em cima daquela montanha, juntando pedras para fazer o altar em cima do qual este seria sacrificado. Eu sei que muitas vezes em nosso trabalho para o Senhor estamos edificando um altar sobre o qual nós mesmos seremos crucificados, oferecidos ao Senhor. E muitas vezes nós sentimos arrepios em saber disso, mas tudo isto está dentro do plano divino de Deus.

Porque para sermos verdadeiros filhos de nosso Senhor Jesus Cristo, para andarmos nos seus passos precisamos passar pelas experiências pelas quais ele passou. Isto é necessário, e assim fazendo podemos ser seus amigos. Porque passamos pelas mesmas águas, fogo, morte, experiências, tentações e assim por diante.

Eu pedi ao pastor me emprestar a sua Bíblia, eu não sei se foi esquecido na minha Bíblia um acento na palavra proverá, aqui é provera, eu não sei se foi esquecido um acento aqui ou não. Mas se foi traduzido corretamente Abraão falou uma vez pela fé. Dizendo que Deus já tem providenciado o sacrifício, se assim é, outra vez Abraão mostra para nós aquela fé profundo do seu coração. E viu pelos olhos da fé, o sacrifício além de Isaque. Já providenciado.

Eu espero que nós, em nossa vida cristã, em nosso caminhar com o Senhor, que seja possível também pelos olhos da fé ver alguma coisa do dia presente. Além da doença de hoje, além das provas de hoje, além das tristezas de hoje, além destas coisas. E ver realmente o que Deus já tem providenciado para nós. Porque assim sendo nós estamos entrando numa área espiritual. Estamos tendo mais com nosso Senhor e assim temos condições de ser chamado o Seu amigo. Oh! Aleluia arde no meu coração um desejo tão profundo para ser um amigo de Deus.

 

Chegaram ao lugar onde Deus lhe havia designado. Nota que ele viajou três dias, e ele chegou ao lugar designado. Deus tem um lugar designado, e não aceita outro lugar. Abraão podia ter discutido com Deus. Olha só, eu sou um homem idoso. Ele tinha no mínimo 112 anos de idade e o Senhor está me obrigando viajar três dias para sacrificar. Têm muitas pedras, cordeiros, tudo aquilo posso fazer aqui em casa. Então o lugar é mais adiante. Tem muitas pessoas frequentemente dizendo: Ah! Pastor eu vou orar em casa, pois ela é muito longe da igreja. Mas eu quero lhe dizer que este lugar é especial. Há algo especial em nos ajudar na igreja, juntos para orar, louvar, servir e jejuar na presença de Deus, há uma força que ganhamos uns dos outros em nos congregar aqui para servir a Deus. A igreja é o lugar designado. Na sua casa toca o telefone, bate alguém na porta, o vizinho levanta o rádio muito alto. Sempre acontece alguma coisa para distrair você do seu propósito. Mas Deus levou Abraão para um lugar designado longe de casa, dos problemas, dos servos, da esposa, longe de tudo. Lá para cumprir aquele pacto que os dois tinham.

 

Outra razão porque Abraão foi chamado amigo do Senhor. Não reclamava a distância, não reclamava a altura do monte. Não reclamava a noite dormindo ao relento. Do frio talvez. Mas ele ia com prazer sem reclamar para servir ao Senhor. No lugar designado. Ali edificou Abraão um altar. Cada pedra que colocava lá dizia consigo mesmo vou oferecer o meu filho aqui. Coloca pedra. Pai eu achei mais uma pedra. Dá-me aqui filho. É sobre este altar que eu vou oferecer meu filho e edificou o altar. Chegou a tão famosa hora "H". Agora, não tem cordeiro preso num arbusto lá perto. Não tem animal em vista nenhum. Meu filho vem cá. Senta aqui comigo. Eu quero lhe explicar algumas coisas. Você vai. Levanta a mão. Vem cá meu filho, você sabe meu filho eu te amo, mas meu filho eu quero explicar uma coisa, que eu amo a Deus mais do que você. Eu temo a Deus. Quatro dias atrás meu filho. Deus veio e falou comigo. Meu filho eu estou aqui para obedecer ao Senhor. E ele me disse, para oferecer você aqui sobre este altar. Agora, este rapaz tinha doze anos de idade talvez mais, forte, cheio de saúde, podemos dizer que podia correr muito melhor do que aquele velhinho. Mas não correu. O pai estava pronto para o sacrifício, e ele estava pronto para ser sacrificado.

A Bíblia diz que ele foi obediente, se nós queremos ser os amigos de Deus temos que ter o mesmo espírito em nós. Um espírito que diz como disse Jesus no jardim: "Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres." (Mateus 26:39)

 

Philip D. Walmer