>
 

O Balanço De Uma Vida Com Cristo! Já fez?

Lucas 12:13-21 lemos: "Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

Muitos grupos tem se reunido para servir ao Senhor, pois eles querem e tem decidido salvar de qualquer forma a sua alma e chegar a participar naquele dia glorioso da recompensa dos fiéis, como eu também e você. Às vezes existe a nossa frente um caminho bem curto, mas para outras pessoas existe um caminho de longos anos ainda. Não importa realmente o comprimento do caminho que está a nossa frente. Seja curto, ou seja, longo o caminho é cheio de muitos tropeços, de muitos feridos, de muitas coisas que podem na última hora nos tirar do caminho. Eu me lembro um dia que viajamos, lá na outra América, durante muitas horas sofrendo problemas mecânicos com o nosso veículo, mas apesar disto conseguimos chegar quase na hora no culto na igreja. Bem, quase chegamos. Mas aconteceu na saída da estrada que o pastor me disse para tomar outra, pois aquela estava broqueada. Agora o que eu vou fazer, eu não posso sair daqui eu tinha que ir até a próxima saída que me largou em lugar diferente, não conhecia a cidade e eu me achei desviado do caminho e vaguei por algum tempo pelas ruas da cidade, que é uma cidade enorme, até finalmente descobrir alguém que tinha condição de me indicar o caminho certo. Cheguei atrasado para o culto, fiquei embaraçado e tudo mais, mas irmãos isto é apenas uma experiência humana. Uma experiência terrestre que pode ser corrigida. Mas irmãos nós estamos num caminho certo que leva aos céus. E não queremos de forma alguma que o diabo tem o prazer de nos desviar do caminho certo. Eu não sei qual era realmente a vida deste homem rico, eu não sei se ele era assim um fiel ao Senhor. Não sei mesmo, mas a verdade é que numa certa altura por ter tido um ano de prosperidade de poder recolher muitas coisas, muitos frutos de seus campos, ele foi desviado talvez do seu propósito. E agora a coisa mais importante na sua vida era aquelas coisas materiais que ele recolheu dos seus campos.

Não é só a riqueza que nos tira dos caminhos do Senhor. Muitas vezes são outras coisas pequenas a ter nas vidas dos pobres, que andava tirando eles dos caminhos do Senhor.

Uma moça de nossa igreja, algum tempo atrás ficou terrivelmente decepcionada com uma coisa que aconteceu na vida dela. Ela pensou sendo uma pessoa relativamente pobre, uma pessoa, portanto humilde, as sendo crente não é orgulhosa, uma pessoa bastante humilde, especialmente na presença de Deus. E, ela foi para fazer algumas visitas e descobriu uma família grande com grandes necessidades e ela tomou sobre si mesmo a responsabilidade de recolher algumas roupas de uns vizinhos, que eles não precisavam mais, e juntou estas coisas e levou para aquela senhora. E disse: "Eu trouxe algumas coisas para vocês, para ajudar."  Aquela senhora olhou para aquelas roupas, ficou indignada disse; "O que você está pensando o que a gente é? Morava numa favela de gente paupérrima, num lugar muito pobre, sem condições, e recusou a bondade daquela moça.

E às vezes, nós encontramos situações assim, pessoas que não querem de forma alguma admitir que necessita de Deus, o que necessita de orientação. Algumas pessoas disseram: "Este pastor quem ele acha que é. Eu não vou à igreja dele." Meu filho me contou de certa pessoa que por sinal eu conheço. Uma pessoa que por alguma razão se desviou junto com seu marido da igreja. E eles foram de mudança para Santa Catarina e depois de algum tempo  voltaram de lá para a grande Porto Alegre, outra vez, e quando eles voltaram alguém foi na sua casa convidar eles para voltar para a igreja e assistir os cultos. "Quem eu vou lá, de jeito nenhum, quem acha que eu sou, não vou lá dar meu dízimo para este Americano rico, para ele passear para cima e para baixo, vivendo em um apartamento bom. Eu não!" Passou poucos dias, de repente deu uma chuva muito forte, a água desceu do morro acima da casa onde eles tinham os seus móveis guardados e invadiu a garagem e acabou com tudo. Foi para a igreja rogou, por favor, ora por mim. A arrogância a teimosia, e outras coisinhas de vida, pode nos tirar dos caminhos do Senhor.

Pense! Este homem já era rico, mas ele ganhou muita coisa de seus campos, e agora ele está numa situação na qual ele nunca esteve durante todos os anos da sua vida e este homem agora está tomando outra atitude e ele está para, viver bem, descansar, falou com sua alma agora finalmente você alcançou o que queria. Mas Deus foi falar com ele e disse: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma...", e agora, enfrentamos a possibilidade de hoje ou amanhã ser chamado pelo Senhor.

Aqui, estamos com muita saúde, fortes, tendo condição de fazer muitas coisas. Hoje aqui não pensa de morte, a gente não pensa de algum dia chegar a morrer. Eu, provavelmente nunca vou esquecer algumas coisas que vi na minha vida. Faz alguns anos atrás estava junto com um pastor dentro de um taxi, andando por uma avenida na cidade de Belém do Pará, lá no extremo norte do país, e estávamos transitando no meio daquela avenida grande de seis pistas e atrás de nós vinha uma Kombi. Mas de repente passou na nossa frente um homem caminhando, justamente naquele momento o motorista da Kombi decidiu que nós estávamos andando lento demais, e ele saiu para a esquerda para passar por nós e aquele homem não viu, e nós ouvimos aquele estrondo, daquela Kombi pegando aquele homem em cheio no meio, o vidro quebrou e as latarias afundaram para baixo para dentro. Aquele grito de pneus no asfalto. Olha era uma coisa que deixava calafrios correr de cima para baixo, de baixo para cima nas costas da gente. Não paramos, mas a gente por instinto nos voltou para ver arrastar aquele homem, já deitado no asfalto morto instantaneamente, que estava voltando para casa, calmo, tranqüilo, para sua família, para sua amada esposa, para seus filhos, mas nunca chegou. Porque instantaneamente foi requerido dele a sua vida.

            A gente não sabe quando acontecerão estas coisas. Eu quero perguntar se Deus de repente chegasse a nós para dizer: "Hoje você vai morrer." O que faríamos? Se fossem assim há cercas coisas que nós temos de estar fazendo e outras coisas que não deveríamos de estar fazendo.

            A Bíblia diz que uma coisa terrível cair nas mãos de um Deus vivo. Coisa terrível é se a gente não é da sua casa. Se a gente não pertence a família do Senhor.

            Que seria se Deus requeresse de nós a nossa vida. Você está pronto hoje, para se encontrar com seu Deus. Você está com tudo em dia com Ele. Será que está mesmo, eu sei que provavelmente você já alguma vez na vida devia algum dinheiro, para alguém. Talvez para uma loja no centro da cidade e de repente você não tinha como pagar aquela dívida. Você rejeitava até de passar pela frente da loja. Porque você não queria da explicação para o dono da loja. Você descia para esquerda, ou subia para a direita e passava numa outra rua, saía fora de seu caminho e tomava um caminho mais longe, para não ter que andar pela frente daquela loja, porque você não quis dar explicações.

            Meu amado, neste dia eu quero lhe lembrar que algum dia você vai chegar diante de Deus. Não vai haver outro caminho para evitar aquilo. Você vai se encontrar com seu Deus. Será que estamos hoje com tudo em dia. Será! Faça o balanço de uma hoje.

Philip D. Walmer