>
 

O Balanço De Uma Vida Com Cristo! Já fez? - 2

Número 2

            Eu me lembro de estar até endividado com certa pessoa, até ver a fotografia da pessoa me deixava com o estomago embrulhado, parece que alguém amarrava um nó no meio de meu estomago. Só em ver a fotografia daquela pessoa, porque estava endividado com ela. Que coisa terrível. Deus nos deu tarefas para fazer, Deus ordenou que nós fossemos pessoas de oração. Que fossemos os seus evangelistas, para evangelizar a nossa cidade. Ele nos deu o seu Espírito Santo, não para termos gozo e alegria, mas para que nós fossemos fortalecidos para fazer a obra Dele aqui na face da terra. E como Deus pediu que os homens prestassem contas diante deles. Ele pedirá que nós também prestemos contas diante Dele algum dia. "Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor." (Mateus 25:14-18) Mas um dia o homem voltou e chamou os servos para ajustar contas. "Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei.   Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.  Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez." (v.v. 20-28)

            Meu amado irmão, um dia Deus lhe deu uma alma. Ele quer que você apresente aquela alma, diante Dele algum dia salva. Ele não quer que você apresente apenas a sua alma, mas que apresente mais almas que foram salvas por intermédio de você. Ele quer algum lucro com você que investiu e tem lucro para receber por causa do seu investimento. Não tem ninguém que coloca o seu dinheiro no Banco numa Caderneta de Poupança, para ir algum dia tirar o mesmo valor. Se fossem assim a gente guardaria o dinheiro em casa. Mas a gente coloca lá porque rende juros e correção. E a gente tem lucros, por causa do investimento que fizemos. Da mesma forma Deus investiu em nós a sua salvação. Ele investiu o seu nome Precioso. E Ele quer lucro por causa do seu investimento. E meu irmão se fosse requerido de você hoje a sua alma, será que você pode apresentar diante de Deus algum lucro. Oh! Eu espero que você possa apresentar. Dou graças a Deus pelo lucro pouco que seja, que eu poderei apresentar diante de meu Senhor. E se Deus me der mais anos, eu vou ter mais lucro para apresentar. Lembro-me daquele dia, que fui em Livramento, expliquei um pouco melhor a mensagem do batismo em nome do Senhor Jesus Cristo. E naquele dia foram batizadas vinte e três pessoas. E tem uma igreja grande e verdadeira, que é o resultado daquilo. Também fomos a Bagé e assim por diante, e a obra foi se alastrando, vimos que devemos investir alguma coisa. Eu dei para outros e a coisa se alastra e cresce e fica cada vez maior. É isto que o Senhor quer. Será que se Deus requeresse de nós hoje em nossa vida que começássemos a fazer como Ezequias, o profeta do Senhor, na casa dele, disse: "... Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás." (Isaías 38:1) A Bíblia diz que o rei voltou o seu rosto a parede e começou a pedir mais tempo. E o Senhor deu mais quinze anos para ele. Pense bem, em vez de melhorar a sua situação, piorou. Se tivesse morrido naqueles dias, ele teria morrido salvo, mas o Senhor deu mais quinze anos para ele. E durante aqueles anos ele se desviou dos caminhos do Senhor e morreu sem Deus. Desviado servindo aos ídolos.

            Irmãos, o nosso apóstolo Paulo não viveu uma vida cheia e nem muitos anos, provavelmente, morreu relativamente jovem ainda. Talvez não tivesse sessenta, setenta ou oitenta anos, não. Porque foi degolado, por causa do Senhor. Mas sabe o que ele disse. Ele disse: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé." Louvado seja Deus. Não teve medo de morrer, não rogou por mais dias, porque ele fez o melhor uso possível de todos os anos que o Senhor lhe deu. E quando chegou a sua hora ele simplesmente disse: A minha hora chegou. Ausente do seu corpo, presente com o Senhor. Por ele ter entregado a sua vida sem repasso, sem rogar por mais dias, porque aproveitou bem os dias que teve.

            Eu penso das muitas pessoas da Palavra de Deus que morreram sem terminar a sua carreira, tais como Moisés que por causa da sua desobediência a voz do Senhor. Ele foi privilegiado apenas para ver a terra prometida. Mas nunca ele entrou nela. Como é terrível a desobediência, que impede que a gente desfrute de todas as bênçãos do Senhor. E algumas pessoas que vão perder muitos anos de serviço ao Senhor, por desobedecer ao Senhor em alguma coisa.

            Irmãos será que você concluiu mesmo o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer. Será que você concluiu tudo de forma correta. Será? Veja só, Deus não quer que a gente faça tudo a nossa moda, mas Ele quer que tudo seja feito de acordo com a Sua vontade. Tem muitas pessoas andando hoje em dia dizendo palavras como esta: Ah! Eu acho. Ah! Eu penso que Deus não fez assim, nem assim. Irmão não é assim. A Bíblia diz: "Assim diz o Senhor..." E Ele não deu a Sua palavra para nós interpretar a nossa moda, mas Ele deu a Sua Palavra para nos guiar e para nos ensinar para que possamos aqui na face da terra trabalhar e concluir nosso trabalho.

            A Bíblia diz que algum dia todos nós seremos julgado diante de Deus. No julgamento dos que morrem sem Deus, isto é, o julgamento do trono branco. Eu não vou chegar lá, isto é para os pecadores, mas ao outro julgamento que vamos sofrer. A Bíblia diz: que nossas obras serão julgadas. Se forem edificados em palha, madeira ou feno serão destruídos, mas se forem edificados em ouro, prata e pedras preciosas permanecerão. Porque o julgamento é pelo fogo. Fogo que não apaga. Fogo queima a madeira, o feno. Mas o fogo não queima ouro, apenas purifica. Fogo não queima prata apenas purifica. Fogo não queima pedras preciosas, de fato pelo fogo que fez as pedras preciosas. Portanto, não são afetados pelo fogo.

            Que tipo de obra nós apresentaremos diante do Senhor. Pode ser assim uma coisa passageira, pode ser assim sem valor, ou uma obra de valor mesmo. Como é importante chegarmos a fazer a perfeita vontade de Deus. Fazer alguma coisa duradora. Alguma coisa que permanece. Como a oração, o jejum, que parece coisa banal que não tem valor, mas são estas coisas que são de valor. A leitura da Palavra de Deus. A nossa dedicação na distribuição de folhetos. Evangelização de casa em casa, são estas coisas que são coisas de valor e principalmente estas coisas feitas corretamente, educam almas salvas.

Philip D. Walmer