>
 

O Que É Realmente Importante

 

            É realmente interessante observar como qualquer lista de coisas importantes muda com o decorrer dos anos da vida de uma pessoa. As crianças desejam possuir o que acham de ser de grande importância para elas. Lembrei-me a poucos dias de algo que realmente desejei muito quando era criança. Nunca recebi e com o passar do tempo aquele desejo foi acabando e no seu lugar veio um novo desejo que era condizente com a idade que alcancei. De triciclo (que nunca tive) o desejo passou para bicicleta que ganhei para aniversário, que passou para bicicleta grande, que ganhei por cortar a grama na casa dos avôs por em verão enquanto meu avô se recuperava de uma perna quebrada. Depois queria um carro, mas isto me custou anos para conseguir, mas finalmente adquiri, aliás, ganhamos a metade do preço de um bem velhinho como presente de casamento. Finalmente conseguimos comprar um carro mais confiável e mais confortável. Chegou o dia em que achamos necessário ter dois carros e compramos uma camioneta velha, mas muito útil para meus trabalhos.

            Como jovem solteiro eu senti o desejo para casar. Deus me guiou nesta escolha por intermédio de muita oração sincera. Casei-me com uma jovem com os mesmos propósitos e este ano celebraremos 53 anos de casamento. Desejávamos ter um filho e no decorrer de 10 anos vieram quatro como bênção em nossa casa. Queríamos uma casa própria e Deus por ser misericordioso providenciou uma casa velha para nós. Estávamos satisfeitos como os presentes de Deus, por tanto Ele providenciou uma casa melhor, mas por pouco tempo.

            Desejávamos a chegada do dia em que poderíamos ficar de tempo integral no ministério. Depois de fazer o nosso melhor por cinco anos numa tentativa de levantar uma igreja nova Deus abriu a oportunidade para pastorear uma igreja já bem estabelecida que pudesse nos suprir pela menos uma parte da renda necessária para atender as necessidades de nossa família. Finalmente após 10 anos de ministério a porta se abriu para a realização do desejo de nos dedicar exclusivamente para a obra do Senhor.

            Eu poderia escrever volumes acerca dos desejos e sonhos que eu tive; alguns grandes e outros de pouco valor, contudo sou obrigado dizer que para mim eram todos importantes. Pode ser que sua vida tem sido igual. Talvez desejasse muito possuir uma determinada coisa, mas nunca podia adquirir. Ficou desapontado e chateado, mas isto passou. Os meses e anos passaram e aquilo que a gente muito desejou perde seu brilho e a ardência do desejo passou. A gente considera o passado e a maneira com que os desejos mudam e chega a dar risadas dos desejos passados, pois hoje não tem mais importância.

            A pessoa envelhece e com uma idade mais avançada estas mudanças se tornam obrigatórias e aceitáveis, pois não é possível que a gente tenha os mesmos desejos em cada fase da vida. O que era um desejo ardente e algo considerado como importante em uma fase de vida se torna supérfluo e sem valor em outra fase. E isto não é exclusivo à vida natural e material, contudo na vida espiritual também.

            Jesus falou acerca do homem que lutava para acumular muitos bens. Finalmente chegou a receber uma colheita nunca antes alcançada. Propôs para si mesmo derrubar os celeiros atuais e construir outros maiores. A Bíblia relata que ele diria para sua alma agora descansar, pois tinha bens para viver regado pelo resto da vida. No entanto Deus disse que naquela mesma noite morreria e iria para o juízo final. Foi lhe indagado a quem, então, pertenceria todos os seus bens e o resultado dos anos de trabalhos fatigantes.

            Hoje para alguns cristãos o importante é possuir um carro de marca reconhecida como sendo carro de renome, carro de luxo, carro para lhe dar fama e reconhecimento. Para outros é edificar aquela casa dos sonhos, casa ampla, casa moderna, casa com todas as conveniências e com conforto. Para outros estas coisas não importam tanto quanto o saldo na conta corrente ou de poupança no banco. Para alguns sem uma visão para o futuro o maior desejo é namorar, noivar e casar, pensando que isto seria a maior e mais importante realização da vida, no entanto, é com grande tristeza que reconhecem que era uma grande ilusão.

            Alguns desejam e lutam para alcançar o que parece ser posição importante na igreja. Ah! Se eu pudesse ser isto ou aquilo ou ocupar tal posição, ser convidado para tocar instrumento, cantar, testemunhar, lecionar ou pregar de traz do púlpito. Como seria bom poder fazer isto, e provavelmente eu faria melhor que outros que têm a honra, dizem.

            Outros querem acumular amigos, muitos amigos, e fazem qualquer compromisso para arranjar amizades, maus ou bons. Eventualmente isto leva às ilusões, decepções, tristezas e um estado de depressão. Outros desejam atuar na arena de política, ou do mundo ou da igreja. Desejam poder, poder para governar e mandar, no entanto isto se torna como Salomão falou: vaidade das vaidades e torna-se algo insípido, deceptivo e amargo.

            Isto nos leva a questionar: O que realmente importa, então? Posso lhe dizer com sinceridade? Importa ser salvo! Eternamente salvo! Posso lhe dizer com certeza absoluta que pouco importa o carro que possuo, a casa na qual eu moro, quantos amigos tenho ou não tenho, se ocupo ou não posições políticas dentro ou fora da igreja. Com a idade avançada, e o fim da vida chegando com grande velocidade, reconheço hoje que não errei em sempre colocar Deus, Sua vontade, Seu reino, e tudo relacionado com Ele e a eternidade em primeiro lugar na minha vida. Jamais quero que as palavras de Jeremias 8:20 venham a se cumprir na minha vida: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." Portanto, quero importar com as coisas que verdadeiramente importam, que realmente têm valor.

            Eu me ocupo com as coisas de valor eterno. Eu me ocupo com as obras que terão valor quando finalmente fico diante de meu Deus. Ocupo-me em orar, ler e meditar na Palavra de Deus e fazer algo para beneficiar outros. Ocupo-me com aquilo que me dará uma coroa de justiça na eternidade, e não apenas os aplausos e reconhecimento passageiros aqui da terra. Reconheço que esta vida com tudo que ela proporciona logo passará e que somente o que foi feito por Cristo terá valor na eternidade.

            Deus não vai importar com o carro que você possuiu, com a casa que edificou, com as suas amizades, com as posições políticas que ocupou, se você cantou ou não no culto, se você foi honrado ou não por trabalhos feitos. O que vai importar é que você está salvo. Caso não é, deve procurar o quanto antes obedecer ao Evangelho e garantir sua salvação, reconhecendo que as demais coisas não terão valor na eternidade. Salomão chegou a possuir tudo que um ser humano poderia almejar, mas ao considerar sua vida enquanto ela chegava ao seu fim, ele disse que era tudo vaidade. Aconselho você leitor para receber o conselho dele e procurar as coisas de valor eterno.

            Quero findar minha vida dizendo com o Apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, e guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:7-8)

            Siga o conselho dele a seu filho na fé, Timóteo, em I Timóteo 6:12: "Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas."

            O que realmente tem valor? A salvação da sua alma e mais nada!

Philip D. Walmer