>
 

O Misterioso Caso do Poder Desaparecido


Certa igreja em determinado lugar começou a ter problemas. Mas não era um probleminha qualquer. Era um pro­blema generalizado que afetava todas as áreas de atuação da igreja.

Nos cultos, começou a faltar po­der. O pregador até que se esforçava, mas sua mensagem não convencia nem a ele mesmo.

Na Escola Dominical via-se pro­fessores desmotivados, alunos desinteres­sados, baixa frequência, pouco interesse em estudar a Palavra de Deus. Os poucos alunos que conseguiam levantar cedo e chegar a tempo para a escola, esqueciam a Bíblia em casa e raramente tinham es­tudado a lição durante a semana.

Os membros daquela igreja deixa­ram de se preocupar em levar outras pes­soas a Cristo. Em pouco tempo, as visitas aos novos convertidos e os trabalhos de evangelismo em presídios, escolas e hos­pitais começaram a parar de ser feitos.

Os grupos de crescimento nas ca­sas também foram se extinguindo um a um. As pessoas que ainda perseveravam nesse trabalho acabaram perdendo a mo­tivação. Alguma coisa precisava ser fei­ta, e urgente! Tentou-se de tudo: reuniões de planejamento estratégico, campanhas de oração, jejuns, programações especiais para os jovens, reestruturação na Escola Dominical, e até se tentou trazer prega­dores de fora e convidar umas bandas gospel bem animadas para se apresenta­rem na igreja. Mas não adiantou muito... O pastor então convocou os ir­mãos da igreja para uma reunião emergencial; uma última tentativa para tentar resolver o problema.

- Vocês estão entre os poucos que ainda permanecem fiéis e quero con­tar com vocês para me ajudarem a desco­brir as causas que estão levando esta igre­ja a quase fechar suas portas, disse o pas­tor.

- Acho que tenho uma pista! Exclamou um irmão que acabara de en­trar no gabinete pastoral. Mas preciso de um tempo para chegar a uma conclusão mais concreta.

Este irmão tornou-se um verdadei­ro agente secreto na igreja: conversava com as pessoas, procurava pistas, acom­panhava os trabalhos que ainda se manti­nham em funcionamento. Chegou até a visitar vários irmãos que haviam sumido da igreja para tentar levantar algumas res­postas.

Dias depois ele procurou o pastor. O sorriso em seus lábios dizia tudo: acha­ra uma resposta.

- Pastor, é muito simples: a igre­ja está definhando por falta de alimenta­ção adequada.

- Como assim?

- Nas visitas que fiz a diversos irmãos, constatei que há uma crise de lei­tura, pastor.

Ninguém está lendo. Na maioria dos lares a Bíblia está esquecida numa gaveta ou estante. Uma das irmãs rece­beu-me muito preocupada, pois há quase um mês perdera seu óculos e já havia pro­curado por toda casa e nada de encontrá-lo. Ela estava irritada por causa da forte dor de cabeça que a acompanhava desde que seu óculos tinha sumido. Pedi sua Bíblia a fim de ler um versículo para confortá-la e, para minha surpresa, lá es­tava o óculos, fechadinho dentro do livro de Salmos.

- É, pastor, precisamos urgente­mente incentivar nossos irmãos a ler mais, a crescer espiritualmente pela leitura da Bíblia e de livros evangélicos sérios e equilibrados. A leitura irá mudar completamente nossa situação. Comprometo-me  a colocar à disposição dos irmãos livros e Bíblias, que serão usados por Deus para restauração de vidas, das famílias e da igreja como um todo.