>
 

O Amante Relutante

            Certa feita havia um moço, já com idade para namorar seriamente, que aparentemente amava muito uma moça, pelo menos foi isso que ele sempre afirmava para ela. Pelo menos uma vez por semana, no seu dia de folga, ele a visitava; isto é se não tivesse visitantes em casa, uma festa de algum parente para assistir, compras para fazer ou se não estivesse muito cansado dos seus dias de serviço. Ela gostava muito de música boa, e boas literaturas, mas ele não ligava com estas coisas e deixava claro que pouco importava com os gostos dela. Não realidade, ele ficava muito inquieto quando estivesse com ela. Ele sempre arranjava uma desculpa para não ficar muito tarde, e ela sempre o implorava para ficar mais, e quis saber a razão da sua pressa.

            O segredo era que ele ainda gostava muito de uma ex-namorada. Apesar de ter prometido para a nova namorada deixar a ex definitivamente, ele estava passando algumas horas por semana com ela. Parecia que eles tinham tanta coisa em comum. Eles gostavam as mesmas coisas, as mesmas pessoas, e os mesmos entretenimentos. Mas, para sua nova namorada ele jamais admitiu qualquer duplicidade. O jogo era difícil, mas ele conseguiu manter as aparências em ambos os lados.

            Quando um irmão de fé indagou acerca do fato que estava tentando namorar duas moças ao mesmo tempo, o irmão foi taxado de juiz e mandado não se intrometer na sua vida particular. O irmão/amigo estava apenas querendo ajudá-lo a evitar um problema futuro, mas sua preocupação foi considerada como um julgamento das suas intenções e do seu moral.

            Esta história, verídica ou não, tem seu paralelo na vida de um Cristão que a Bíblia classifica como sendo morno. Ele dá entender que ama muito a igreja, os irmãos, a música e tudo mais. No entanto, para quem presta muito atenção, logo é revelado que ele assiste o mínimo possível, e somente para manter a aparência de piedade. Mas no coração ele ainda está muito ligado com o ex, o mundo, que ainda tem muito atração para ele.

            Ele nega a sua carnalidade. Mas suas obras indicam para qualquer um que não é espiritual. Se alguém ousar falar com ele, o irmão preocupado é logo taxado de juiz e intrometido. Ele professa ser cristão. Ele conhece o linguajar. Ele conhece os hinos e corinhos, mas não os canta de coração, pois prefere aquelas músicas que o mundo oferece. Com a boca confessa amor para com Deus, mas no fundo do coração ainda está intimamente ligado com o mundo. Ele promete o largar, mas não toma a iniciativa de assim fazer.

            Não quero que o amado leitor se torne juiz dos que estão em volta de você. É importante que você se lembre que seu trabalho mais importante é para salvar a si mesmo. Você pode ser juiz somente do seu próprio coração. As escrituras dizem: "Examine-se pois a homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) Você precisa com este exame determinar se você é ou não um amante relutante do Senhor. Ainda lembramos as Escrituras que dizem que precisamos "...amarem a sua vinda." (II Timóteo 4:8) Você realmente ama ao Senhor de coração, ou é apenas que você conhece o linguajar, os hinos e corinhos, e acompanha os demais com estes exercícios enquanto seu coração palpita pelo ex. Pode enganar todo mundo, menos Deus. Quem pode perder com tudo isso é você. O pastor nada perde. Os que você taxa como intrometidos também não perdem. Você precisa fazer aquele exame de coração para determinar se você é um "Amante Relutante."

Philip D. Walmer