>
 

O Homem na Era da Automação E A Igreja

            Nosso mundo, através dos tempos tem se modificado tanto cientificamente, como no modo de agir de cada um.

            Antigamente, o homem vivia em cavernas disto ele viu que necessitava de algo para viver, e assim foi inventando, e das cavernas foi criando mais e mais, até chegar a criar a máquina. Ele sentiu a necessidade de criar para sobreviver.

            A necessidade de criar foi demais para o homem, vivendo empiricamente hoje não dá para se viver, pois a máquina está dominando desde o lar até no trabalho. A mulher tem necessidade de algo diferente dentro de seu lar. O homem foi aperfeiçoando os meios de trabalhos, e para isto ele só não tem novos meios de trabalho, mas mais tempo e assim produzirá mais e a mulher terá mais tempo, pois ela também trocou seu lar por um trabalho fora de casa.

            Assim como vimos, o homem criou a máquina e foi aperfeiçoando trazendo novas técnicas de trabalho, ele se tornou automatizado pela máquina fez do homem um robô. Ela dominou e dominará mais o homem se ele não se der conta, lógico que é menos trabalho, tanto para o homem como para a mulher.

O que se pode perceber também é que, com todo esse avanço tecnológico existem aqueles que são os excluídos de usufruir desses recursos. Pois, vivendo num mundo capitalista onde os valores se encontram invertidos, as diferenças sociais são também bastante acentuadas.

            Mas com isto, estão acorrentados pela máquina e não podem ver o sol, e sente-se a natureza chorar por isso. E o homem deve refletir bastante se está contra a tecnologia ou a favor, pois, todo o sofrimento que o ser humano tem vivido, a história tem mostrado que é conseqüência de seus próprios atos. Se por um lado ele cria, por outro lado também destrói, com uma única diferença, o que ele criar nem todos têm acesso, enquanto o que ele destruir afetará a todos, como, por exemplo, o ar que respiramos.

            Diante de tudo isso, deve-se perceber que se a mudança afeta a todos, todos temos dever, e a responsabilidade na construção dessas mudanças, onde o primeiro passo é a mudança diante de si própria e de seus valores humanos.

            E onde a Igreja está para a tecnologia, como tem agido? A Bíblia mostra o crescimento da ciência nos últimos dias, “e a ciência se multiplicará.” (Daniel 12:4) As igrejas também não estão atrás, mesmo que um pouco atrasadas estão entrando na era da automação. É óbvio que ainda é um campo pouco explorado pelas igrejas Brasileiras.

No passado Deus se revelou a toda humanidade através de sonhos e visões. Deus continua dando sonhos proféticos para cada um dos seis bilhões de moradores dessa terra? Sabemos que  não! O meio de comunicação que Deus se revelou por meio de um livro! E este livro que Deus usou a Bíblia, é uma pequena biblioteca de 66 livros.

Infelizmente existem aquelas pessoas que são contra uso de esboço no sermão; imagine então o uso de esboço da pregação em um data-show?  Devemos entender que o uso de um data-show na pregação ajudará as pessoas a entenderem a mensagem. O que se precisa entender é que o evangelho deve ser pregado a toda criatura. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15) E usando a tecnologia será um dos meios para propagar o evangelho. Alguns anos atrás eu fui lecionar um estudo, na igreja, a um jovem, através do computador e este me disse que eu estava usando as ferramentas do diabo para mostrar a Palavra de Deus para ele. Naquele momento mostrei que o próprio Deus já havia alertado o seu povo acerca deste crescimento em toda a parte.

Usamos o que Deus nos deu para pregar o evangelho, para ajudar pessoas a lutar para levar mais almas ao Caminho certo. Será que podemos dizer como Paulo? “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado.” (2 Coríntios 12:15) 

Vera Lúcia N. Dahmer