>
 

Proezas

            "... o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte, e fará proezas." (Daniel 11:32)

            Não há dúvida que o mundo de hoje precisa ver a operação do poder de Deus. Da parte de muitos, fé em Deus tem se tornado chacota. Fé forte e inabalável em Deus, como demonstrada pelos profetas e mais tarde pelos apóstolos, não está em evidência, e isto faz com que o mundo não crê no poder como em outras épocas. Isto é lamentável, pois foi por intermédio de milagres e sinais de todo tipo que fez o mundo acreditar no poder de Deus.


            Este poder de Deus quase sempre foi operado por intermédio de homens de Deus. Estes homens, escolhidos e chamados pelo o Senhor, de tempo em tempo, se sentiam movidos pelo Espírito e saíram para fazer façanhas que normalmente não podiam ser operadas. Uma lista apenas parcial de alguns destes acontecimentos aparece no livro de Hebreus, capítulo doze.

           No texto acima Daniel está relatando o que há de acontecer no futuro e parece mais para o fim de todas as coisas. Várias profecias indicam que a iniquidade há de prevalecer e crescer de forma nunca antes vista. Parece que as notícias diárias hoje indicam que vivemos estes dias. Por isso o verdadeiro povo de Deus precisa se levantar como nunca antes visto para combater o mal que age tão fortemente. Veja uma promessa da Palavra: "... vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele a sua bandeira." (Isaías 59:19) Estudando a história das ações de Deus sempre descobre que a bandeira que o Senhor levanta é o Seu povo. Se a Igreja de hoje há de ganhar vitórias nestes dias de tanta maldade e iniquidade, a Igreja toda precisa se levantar para lutar pela verdade da Palavra ao lado do Senhor.

           Parece que a ênfase do texto acima está no conhecer do Senhor. Eis a grande preocupação de hoje. Será que o Senhor é realmente conhecido por Seu Povo. Há uma grande diferente em conhecer algo acerca de Deus e O conhecer de verdade. Pessoas podem conhecer algo acerca de você por boca dos outros, mas ao mesmo tempo não lhe conhecer. É isto que tem acontecido em relação a Deus. Muitos conhecem algo acerca de Deus por intermédio de outros, todavia não têm uma experiência com Ele que permita que elas afirmem de conhecê-Lo.

           Paulo, após muitos anos de ministério, tendo sondado as profundezas de Deus como poucos nos dias de hoje, ainda bradou: "... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte..." (Filipenses 3:10) Paulo, ao contrário de muitos, tinha uma sede insaciável de conhecer melhor o Senhor. Ele almejava cada vez mais ser aquele vaso através do qual Deus poderia operar proezas. Deus necessita centenas e milhares de vasos assim nestes dias para poder através deles fazer proezas. Estas demonstrações e operações do poder de Deus são as forças necessárias hoje para fazer frente ao pecado e combater as forças que querem derrubar a influência da Igreja no mundo atual. É de esperar que você, querido leitor, almeja ser um vaso que Deus possa usar.

           Talvez seja necessário que você receba o Espírito Santo do Senhor como os apóstolos receberam. (Atos 2:1-4) Ou talvez seja necessário fazer como os apóstolos e voltar para o cenáculo para ser renovado no poder do Espírito. (Atos 2:31) Presta bem atenção ao versículo trinta e três e a expressão "grande poder". Foi este poder que deu vitória a Igreja primitiva, e ainda é obrigatório para a Igreja de hoje ganhar as vitórias que Ela almeja.

            Paulo afirmava que o conhecer do Senhor seria através da comunhão dos Seus sofrimentos e por se conformar com Ele na sua morte. Se é que a Igreja de hoje quer fazer proezas, quer demonstrar o poder de Deus como no primeiro século da sua história, Ela precisa entrar maciçamente no quarto de oração para receber de Deus o único poder que convencerá o mundo do pecado e a ira vindoura. Vamos lá, Igreja, pois o mundo precisa uma nova revelação do poder de Deus através de proezas milagrosas.

 

Philip D. Walmer