>
 

Pais e Filhos

            Milhões estão sendo gastos por estes dias para comprar presentes para filhos. Estes vêm a esperar os presentes como fosse um direito adquirido. Do outro lado, os pais, vítimas de propaganda, sentem-se obrigados de gastar, frequentemente o que não tem, para suprir o que não é uma necessidade real. Pior ainda é a compra de brinquedos de tão má qualidade que há questão se durarão um dia ou não. Isto ocorre enquanto os filhos continuam com suas necessidades reais, isto é, necessidades emocionais e espirituais.

            A Bíblia está repleta de exemplos de pais, tanto sucedidos, quanto os que falharam de uma forma explicável de cumprir seu papel importante de verdade. O problema é que uma vez falhando nas tarefas que caiem a responsabilidade dos pais, é muito difícil ou impossível corrigir os danos depois. É como o velho ditado da árvore: "Pau que nasce torto não se endireita!"

            Eli era o sumo sacerdote, supostamente o líder espiritual de uma nação. Mas no suposto cumprimento desta liderança se perdeu e falhou de treinar seus filhos para caminhar nos caminhos do Senhor. Os filhos deveriam seguir o pai como líder espiritual, mas em vez disto, Deus os flagrou cometendo abominações à porta da casa do Senhor. Eli estava tão longe de Deus que não podia mais ouvir a voz de Deus, obrigando o Senhor usar o menino Samuel para lhe falar.

            É triste, mas há pais supostamente evangélicos que ignoram suas responsabilidades, evidenciado por não cumprirem a forte recomendação de um homem que entendia muito bem do que falava. Salomão nos deixa estas palavras: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6) Sem ensinamento e treinamento, a criança jamais saberá o caminho em que deve andar. Este ensinamento deve acontecer no ambiente do lar. Ninguém tem o direito de descartar esta responsabilidade em cima da escola e seus professores, nem em cima do pastor e os que o auxiliam nos trabalhos da igreja. Estes líderes religiosos por falta de tempo só podem auxiliar um pouco o que deve acontecer dentro do lar. Deuteronômio 6:6-9 deixa claro de quem é a responsabilidade de ensinar estes pequenos.

            As ações de Jacó criaram um ambiente desfavorável para seus filhos. Todos sabiam que ele amava alguns mais que outros. Ciúmes, inveja, traição e até assassinato planejado se tornaram parte do triste cenário desta família. Havia brigas e mais brigas. Desentendimentos se tornaram a regra em vez da exceção. Os pais devem analisar bem o ambiente dentro do qual estão criando seus pequenos, bem como os jovens. Muitos jovens estão fugindo de lares hoje por não aguentarem mais o ambiente de brigas e desentendimentos entre os pais; espírito qual se apega nos filhos. Juntam-se em outros relacionamentos, frequentemente ilícitos que futuramente acabarão, pois eles invariavelmente repetirão os mesmos erros apreendidos no lar dos pais.

            Jó oferecia sacrifícios a Deus em prol dos seus filhos diariamente. Pode ser um sacrifício para você orar diariamente em prol dos seus filhos, todavia isto é seu dever, sim dever. Estas orações valem bem mais que os presentes que dão. Eu me lembro muito pouco dos presentes que recebia, mas não esqueço jamais a voz do meu pai e a da minha mãe orando por mim. Você não pode jogar esta responsabilidade em cima dos avôs, do pastor, do professor de escola dominical ou qualquer outro, pois você trouxe estes filhos ao mundo para ser criado por você e apesar do auxílio que vem de outros, a responsabilidade é sua. Suas orações e seu ensinamento em casa pode ser tão abrangente, convincente e transformador que seus filhos jamais pensarão em não entregar e consagrar suas vidas ao Senhor. Viverão suas vidas sempre em santo temor diante do Senhor.

            Oxalá que todos os filhos pudessem ter pais como o jovem Timóteo. "Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti." (II Timóteo 1:4-5) Pais, vocês podem criar filhos assim, e não só podem como devem. Devem isto para Deus, para a sociedade e para vocês mesmos, pois filhos assim se tornam o orgulho e felicidade dos pais.

            Pais não devem somente orar por seus filhos, mas orar com eles, assim os ensinando o valor da oração, bem como orar e para quem e para o que devem orar. Deve ler a Palavra de Deus para eles e os ensinar também o valor desta leitura. Deve também os ensinar ler a Palavra de Deus corretamente para sua própria instrução mais tarde na vida. Isto salvará seus filhos. A minha vida é testemunha disto. Que Deus lhe ajude a cumprir cabalmente seu dever.

Philip D. Walmer