>
 

Provai E Vede

 

Cada ano na Escola de Divindade da Universidade de Chicago é realizado o que se chama o "Dia dos Batistas". É um dia quando os Batistas da área são convidados para visitar a escola, pois, querem que as doa­ções dos Batistas que mantêm a escola continuam a che­gar. Neste dia cada pessoa leva um lanche para ser comido fora dos prédios numa área gramada. Em cada "Dia dos Batistas" a escola convidaria um dos grandes célebres in­telectuais para palestrar no Centro Educacional Teológi­co. Um ano eles convidaram o Dr. Paul Tillich.

Dr. Tillich falou por duas horas e meia, provando que a ressurreição de Jesus era falsa. Ele citou estudioso após estudioso e livro após livro. Ele concluiu que desde que não há tal coisa como a ressurreição histórica, que a tradição religiosa da igreja era sem base, é uma confusão emocional, porque era baseada num relacionamento com um Jesus ressurreto, quem, de fato, nunca ressuscitou dos mortos de qualquer sentido literal. Ele, então, perguntou se havia qualquer perguntas.

Depois de cerca de trinta segundos, um pregador velho, de pele escura, com uma cabeça de cabelos bran­cos, crespos e curtos levantou-se no fundo do auditório. "Doutor Tillich, eu tenho uma pergunta", ele disse enquanto todos os olhos viraram para ele. Ele colocou sua mão den­tro do seu saco de lanche e tirou uma maçã e começou a comê-la.

"Doutor Tillich..." MASTIGA, MASTIGA... "Mi­nha pergunta é uma pergunta simples," MASTIGA, MAS­TIGA... "agora, eu nunca li aqueles livros que você leu..." MASTIGA, MASTIGA... "e eu não posso citar as Escrituras no Grego original..." MASTIGA, MASTIGA.. "Eu não sei nada acerca de Niebuhr e Heidegger..." MASTIGA MASTIGA ... Ele terminou de comer a maçã. "Quero somente saber o seguinte: Esta maçã que acabei de comer era doce ou amarga?"

Doutor Tillich demorou-se por um momento e respondeu de uma maneira exemplar de um estudioso: "Eu absolutamente não posso responder aquela pergunta, pois não tenho provado sua maçã.

O pregador de cabelos brancos deixou o miolo da sua maçã cair dentro do casaco, o qual ele amassou, e olhou para Doutor Tillich e disse calmamente, "Você nem tem provado do meu Jesus."

As mais de 1000 pessoas presentes não podiam con­ter a si mesmos. O auditório estourou em aplausos e gri­tos. Doutor Tillich agradeceu a congregação e prontamen­te deixou o palco.

Você tem provado Jesus? Em Salmos 34:8 lemos: "Oh! Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia." Se você tem se refugi­ado nEle, regozija-se da ressurreição que sua fé nEle lhe traz!