>
 

Toda A Necessidade

 

            "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19)

            Comecei a leitura de um artigo acerca do uso de álcool pelas mulheres. A mulher, autora do artigo, foi uma que, como elas têm costume dizer, que abusava o uso do álcool. Aconteceu que por motivo do emprego do seu esposo, a família foi obrigada se mudar de um lado para o outro do país, longe de amigos e familiares. Esta mulher começou se sentir muito depressiva, e para combater este estado, começou a ingerir cada vez mais bebidas alcoólicas. Em decorrência disto deparou com um fato estarrecedor... ela se tornou alcoólatra.

            Em desespero, pensando no bem do seu esposo, dos seus filhos e de si mesma, procurou socorro com a mais bem conhecida associação que prestava serviço para pessoas assim, Alcoólatras Anônimos (AA). No decorrer do artigo ela expressou sua discordância com várias teses de AA, uma que diz que quando uma pessoa se torna alcoólatra, é alcoólatra para o resto da vida, e outra com a qual a pessoa que busca auxílio precisa reconhecer que é necessário um poder mais alto que o próprio ser humano. (Infelizmente a maioria não conhece o poder de Deus para libertar definitivamente destes vícios.) No artigo ela alegava que a pessoa poderia se livrar do vício, mas não parar totalmente com o uso do álcool. Ainda afirmava que o uso da bebida é importante no decorrer da vida estressada que muitos são obrigados aguentar nesta sociedade moderna.

            Nesta altura parei a leitura, pois Deus começou falar comigo da sua Palavra e também me lembrar da vida semelhante e às vezes estressante que vivemos por muitos anos. Devido à chamada de Deus em nossas vidas, fomos obrigados nos separar de familiares, amigos, colegas do ministério e da sociedade na qual fomos criados. Esta separação durava de até mais de quatro anos, durante os quais não víamos familiares e na época, devido ao altíssimo custo de ligações telefônicas e a ausência de comunicação moderna via computadores, falamos raramente com eles. Aconteceu que quando meu pai faleceu, não podia assistir o culto fúnebre nem o enterro dele. Da mesma forma minha esposa não podia compartilhar com seus familiares o enterro da sua mãe idosa.

            Apesar destes e outros fatos e fatores, jamais pensávamos em correr para bebidas alcoólatras para "afogar" nossa tristeza. Enfrentamos também o triste cenário de ver nosso filho mais velho em leito hospitalar e ouvir o médico dizer que para ele nosso filho amado não teria volta. Havia a cirurgia para câncer de cólon que minha esposa sofreu, o mesmo tipo de câncer que levou minha mãe a falecer aos 47 anos de vida. Nem estas coisas nos levaram a cogitar o uso do álcool ou de drogas antidepressivas que frequentemente viciam. Por que como cristãos não  necessitamos recorrer para estes subterfúgios?

            A maioria dos leitores da Bíblia considera o texto acima de se referir exclusivamente à necessidade de recursos financeiros, isto é, dinheiro. Mas quando Paulo falou "cada uma de vossas necessidades", acredito por via da fé e de experiências próprias que ele se referia a muito mais que bens materiais. Creio piamente que a necessidade emocional é apenas mais uma das muitas necessidades que Deus, por via do Espírito Santo, tem condições suprir na vida de qualquer um que realmente posta sua fé Nele. Jesus, vendo a tristeza dos seus discípulos ao anunciar a sua saída, deu uma promessa tremenda e verdadeira em João 14:16-17: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo o não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." Esta promessa tem grande validade, e isto provamos vez após vez no decorrer dos 38 anos de ministério no Brasil.

            Deus também me fez recordar as palavras de Jesus Cristo instantes antes de ser elevado aos céus: "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." (Mateus 28:20) Se qualquer um tem realmente entregue a sua vida para Deus, se Ele está no comando da vida, e está presente sempre, porque você ou eu ou qualquer um precisa se preocupar acerca de cada desafio na vida? Os discípulos de Jesus ficaram aterrorizados no meio de uma tempestade com Jesus dormindo no mesmo barco. Parece absurdo, não? Mas em nada mais absurdo que o crente que anda preocupado e ansioso acerca de cada pequeno detalhe de sua vida. Será que o crente precisa de algum produto alcoólico para enfrentar a vida com seus desafios? Será que ele precisa "afogar" as preocupações, desafios e tristezas com tais bebidas e talvez remédios, até os receitados para poder enfrentar a vida? A promessa de Deus de suprir "cada uma de vossas necessidades" é uma promessa vaga e vazia, ou tem veracidade?

            Não creio que nós nestes dias modernos enfrentamos nada em comparação com aquilo que os discípulos de Jesus sofreram para levar o Evangelho para o mundo em cumprimento da ordem (comissão) Dele.

            Veja algumas passagens bíblicas que reforçam ainda mais as passagens acima e o relato das nossas próprias experiências:

            "Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra..." (II Coríntios 9:8)

            "E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. c De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte." (II Coríntios 12:9-10) Nota que o espinho ao qual Paulo se referiu foi posto na sua carne pelo próprio Deus por uma razão, mas ao mesmo tempo Deus lhe deu a graça para aguentar e superar.

            Finalizo com esta promessa grande; grande por sua infinita demonstração de preocupação de Deus para conosco. "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:6-7)

            Sim, amigo, Deus não mudou, não perdeu seu poder nem o seu amor para conosco. Ele ainda pode suprir todas as nossas necessidades. Não precisamos correr para os ditos "remédios" do mundo para aguentar os desafios da época, pois em Cristo Jesus podemos alcançar toda a suficiência.

Philip D. Walmer