>
 

Um Relacionamento Pessoal

            O relacionamento do homem com Deus começou com a mais bela intimidade. A Bíblia relata como Deus "... andava no jardim pela viração do dia... (Genesis 3:8) e obviamente teve o costume de conversar com o casal que criou. Isto não foi um caso do homem buscando a Deus, mas Deus anelando de conversar com sua criação primar. Este relacionamento foi intimo e intenso, mas infelizmente violentamente rompido pelo pecado.

O triste foi que apesar dos sacrifícios e cerimônias ordenados por Deus ao longo da história do Antigo Testamento, não havia meios para o homem estabelecer novamente o relacionamento perdido. No entanto é possível ver na vida de Abraão que havia, pelo menos, um início do restabelecimento da intimidade perdida. No entanto, apesar de todas as obras de Deus no intuito de restabelecer o elo perdido, muitas pessoas ainda não compreendem o gozo disponível para ser desfrutado por estabelecer um relacionamento com Deus. Através do perdão, acessível por meio do arrependimento, Deus pode subsequentemente superar o relacionamento que teve com Adão e Eva, por habitar no íntimo humano por meio do Espírito Santo.

Muitos por não entenderem o novo e maravilhoso relacionamento disponível com o Senhor chamam-No de O Pai como fosse algum ser distante, temido, escondido dos homens ou inaproximável. Davi começa nos revelar a possibilidade de uma aproximação antes não realizada pela maioria quando disse "o Senhor é meu pastor" em Salmos 23:1, não pastor, Senhor ou Deus de outros, mais dele pessoalmente. Que maravilha!

Quando Jesus, a pedido de seus discípulos, deu um esboço de oração, ensinou para dizer: Pai nosso. Quantas vezes eu me animei, me encorajei com estas palavras que ensinam um relacionamento amoroso e íntimo. Posso chamar O Todo Poderoso de meu Pai. É um privilégio singular, reservado para todos que obedeceram ao Evangelho. Nem todos têm este direito, pois Ele só se torna Pai nosso quando somos gerados por Ele pelo sangue e água conforme João 3:5.

Devido ao pecado que existia na alma do ser humano, Deus, por causa da Sua santidade, não podia se misturar com as criaturas da Sua própria criação. Quando foi feito, tanto o Tabernáculo de Moisés quanto o Templo de Salomão, a presença de Deus encerrou-se no Lugar Santíssimo, atrás de um véu muito espesso. Somente o Sumo Sacerdote poderia entrar e sentir a presença de Deus e, apenas uma vez por ano. Muitos não entendem o significado do fato deste véu ser rasgado exatamente na hora em que Jesus morreu. Segue a explicação do gozo que temos por causa deste feito maravilhoso: "Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu..." (Hebreus 10:19-20 NVI) E, o rasgo deste véu foi um ato divino, demonstrado pelo fato de ser rasgado de cima para baixo. Deus quer estar presente em sua vida.

O Apóstolo Paulo entendeu perfeitamente o relacionamento disponível para todos que confiam no Senhor. Em Filipenses 4:19 ele fala com a confiança de um filho abastado de bênçãos: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." Paulo antecede estas palavras com as do versículo 18: "Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido..." Paulo, e muitos outros, confiaram em Deus por causa do relacionamento íntimo, da mesma forma que filhos naturais confiam que seus pais suprirão as necessidades deles. Crianças não se preocupam com a conta de luz, água, vestimenta, alimentos e etc., mas parece que nós temos sempre a tendência de nos preocupar com tudo. Oxalá que nós pudéssemos ser como crianças e confiar no nosso Pai celestial, como elas confiam no pai terreno. Que relacionamento melhor nós teríamos, que paz e tranquilidade viriam às nossas almas.  

Querido leitor, se você já se arrependeu dos seus pecados, foi batizado biblicamente nas águas batismais, e anda com a plenitude do Espírito Santo no seu ser, você já deve estar gozando o relacionamento que Deus quer com você. Caso você ainda não tem esta experiência e relacionamento com Seu Deus, completa os passos de Atos 2:38 e poderá ter um relacionamento nunca antes imaginado.

Philip D. Walmer