>
 

Um Caminho Moderno?

 

            "Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma..." (Jeremias 6:16)

            Nos dias atuais há um pensamento que qualquer coisa nova é melhor. Recentemente recebi via a internet um convite para fazer um download de um software novo. Fiz, e eu me arrependi profundamente, pois não funcionou conforme a propaganda. Fui obrigado chamar um técnico para corrigir os danos.

            Para falar da maneira dos que não conhecem a salvação bíblica, digo religiosos de hoje, posso dizer que estão anunciando ilusoriamente o que eles chamam de caminho mais fácil para Deus, salvação e vida eterna. O problema com isto é que se não dará certo, não haverá como corrigir os erros, como fiz com meu computador, pois será tarde demais. A verdade bíblica é que Deus deu apenas uma vida para o ser humano, uma oportunidade para obedecer as verdades bíblicas e adquirir a salvação. Vamos notar algumas passagens bíblicas que sustentam claramente o que afirmo: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo..." (Hebreus 9:27); "Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." (II Coríntios 5:10 NVI)

            Muitos dizem que há muitos caminhos e que todos levam a Deus. Fiquei estarrecido diante da declaração de um famosíssimo evangelista mundialmente conhecido, que depois de pregar por décadas que Jesus é o único caminho para salvação, na sua velhice, para não ofender ninguém, começou a dizer que não importa qual nome seja usado para chamar Deus, pois qualquer um é válido e assim crendo você se torna filho de Deus.  Que interessante! Jesus disse em João 14:6: "Eu sou o caminho..." É importante notar o uso do artigo definido, que indica que há apenas um caminho. Jesus não disse que era um dos caminhos, todavia o único caminho.

            Pedro, em resposta a pergunta de pessoas convictas da sua culpabilidade diante de Deus, lhes declarou que para ser salvo e escapar da ira vindoura de Deus, era necessário se arrepender, ser batizado em o nome de Jesus Cristo, e receber o Espírito Santo. (Atos 2:38) Posteriormente ele declarou outra vez por inspiração do Espírito Santo: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4:12) Pode haver muitas boas filosofias no mundo vindo de várias fontes e homens da antiguidade, todavia há salvação somente em Jesus Cristo. O interesse não deve de ser em filosofias que jamais foram provadas, mas ter fé inabalável nas palavras de Jesus Cristo, o único que voltou dentre os mortos prometendo vida eterna, baseado no fato que Ele mesmo ressurgir do sepulcro e a morte.

            O que acontece atualmente é que os homens estão tentando tirar os marcos antigos. Salomão previu isto e disse: "Não removas os marcos antigos que puseram teus pais." (Provérbios 22:28) Deus é quem estabelece as regras que governam a Sua Igreja, e quem determina os requisitos para a salvação. Nenhum homem poderá fazer isto. Jesus Cristo foi colocado como a pedra angular da qual a edificação da Igreja seria esquadrejada, e profetas e apóstolos compõem o alicerce (Efésios 2:20-22). Nós, como peças desta Igreja precisamos ser estabelecidos sobre este alicerce que já foi ajustado conforme a vontade do Pai. Veja a declaração da Palavra: "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular..." Os requisitos que Deus estabeleceu milhares de anos atrás são válidos até hoje, pois: "Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu." (Salmos 119:89) Deus seria injusto se Ele mudasse os requistos para salvação ao longo desta era apostólica. Mas não mudou, e o que foi requerido dos crentes do primeiro século, Deus ainda requer de todos vinte e um séculos depois.

            Prezado leitor, se você valoriza mesmo sua alma, vale a pena verificar tudo que você ouve hoje em dia, ainda que seja no lugar de louvor a Deus, pois muitos líderes eclesiásticos estão tirando o que eles taxam como inconveniências nestes dias modernos, ou estão acrescentando idéias humanas, opiniões próprias ou qualquer coisa que faz com que o povo segue após deles. Não esquece nunca jamais a advertência do apóstolo João: "... se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro" (Apocalipse 22:19) Nada, absolutamente nada, supera a autoridade da Palavara de Deus; e a fé, para ser uma fé salvadora tem que ser baseada exclusivamente Nela.

Philip D. Walmer