>
 

Uma Bebida Espiritual

 

            ... e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo." (I Coríntios 10:4)

            Foi com uma mão poderosa que Deus tirou seu povo, descendentes de Abraão, Isaque e Jacó, os Israelitas do Egito. A nação de Egito na Palavra de Deus sempre representa o mundo. Tira um povo grande e escravo; um povo sem governo próprio, sem exército, e portanto impotente, daquela nação não era possível aos olhos do ser humano. No entanto, Deus o fez e com aparente facilidade.

            Tirar uma pessoa do mundo, quebrar hábitos pecaminosos formados ao longo de muitos anos, aniquilar a força de vícios materiais ou psicológicos não é algo fácil e normalmente não é possível por via de forças humanas, nem com o auxílio de profissionais. Como no caso de Israel, o poder sobrenatural de Deus se torna absolutamente essencial para efetuar a libertação total.

            O poder de Deus não é necessário somente para libertar, mas para manter a pessoa liberta. No caso de Israel, após poucos dias de libertação, eles avistaram os exércitos do Egito se aproximando. Eles temeram que seriam arrastados de volta para a vida velha de escravidão e maus tratos. O recém convertido que goza sua liberdade adquirida por Deus jamais almeja voltar para a escravidão do pecado. No entanto ele se vê cercado pelo mundo e as forças que anteriormente o aprisionaram. Ele não tem em si mesmo o poder para vencer. No caso de Israel, Deus mais uma vez os libertou, providenciando um caminho pelo meio do mar. O crente pode confiar que Deus deseja ver o novo convertido sempre livre da velha vida e moverá qualquer coisa para que isto aconteça, mas Deus precisa ver o desejo de permanecer livre, e ouvir a sincera clamação por socorro. Israel clamou. Deus ouviu, e atendeu o Seu povo. Deus atenderá qualquer que seja a alma que com sinceridade clama a Ele.

            Na jornada para a terra prometida este povo, agora livre dos egípcios, enfrentará outros desafios, de fato eles enfrentarão muitos desafios até a fronteira da nova terra, e além na conquista dela. Da mesma forma, o crente jamais chegará ao ponto onde não há mais lutas desafios e guerras espirituais. Jesus disse em João 16:33: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."

            O texto inicial relata uma verdade especial. Quando Israel chegou a um determinado lugar não havia água para beber. Era um deserto. Todos estavam com sede. Agora de onde há de vir à água para saciar a sede de centenas de milhares de pessoas. Moisés clamou ao Senhor que lhe deu instruções para suprir esta necessidade. Era para ele bater numa determinada pedra da qual sairia água suficiente para este povo numeroso. O interessante é que conforme o versículo texto esta pedra os seguia deserto afora, de modo que eles sempre tinham o suficiente para beber. O versículo ainda declara que a pedra era Cristo.

            No Novo Testamento Cristo prometeu uma bebida espiritual que seria uma fonte perpetua para saciar a sede de quem dela bebe. Para a mulher samaritana Jesus disse: "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:13-14)

            A importância de beber desta água espiritual foi enfatizado para Nicodemos em João 3:5: "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." Com estas palavras entendemos que a salvação depende do beber desta água espiritual, bem como a sobrevivência espiritual. Todos os Israelitas beberam, foram salvos e venceram suas batalhas enquanto mantinham a experiência com a pedra; que era o Cristo por vir.

            Para as multidões no grande dia da festa em Jerusalém Jesus declarou: "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem..." (João 7:37-39)

            Poucos instantes antes de ser elevado ao céu, Jesus falou mais uma vez desta água espiritual que eles receberiam: "... vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:5) Aproximado dez dias depois: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:4) No versículo trinta e nove, Pedro, pela inspiração do Espírito Santo, explica que uma experiência idêntica espera qualquer um, até os das gerações futuras. "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar."

            Eu já bebi desta água e afirmo que é gostosa, que satisfaz e que proporciona vitória para o crente sincero. Você já bebeu? Se não, pode, pois é uma promessa firme de Deus. Não permita que supostos teólogos modernos lhe convença que não é para esta geração ou que não é mais dada como nos dias dos apóstolos, pois em volta do mundo milhares de pessoas estão a recebendo e com ela satisfazendo suas almas com esta água espiritual.

Philip D. Walmer