>
 

Uma Necessidade Por Equilíbrio Maior

           
Eu tenho ouvido muitas pessoas dizerem, "Precisamos de um equilíbrio em nos­so andar Cristão. Precisamos de equilíbrio em nossos comprometimentos." Isto soou sábio, e até concordei com elas. Entretanto, quando fiz uma outra olhada no que pre­tendiam realmente, compreendi que esta declaração pode ser enganosa; pode mascarar um desejo disfarçado para relaxar e não estar comprometido.

            Nós realmente precisamos equilíbrio? Se precisamos, o que a Bíblia diz acerca disto? Um lugar nas Escrituras que alude para nossas necessidades de equilíbrio é en­contrado em Habacuque 3:19, onde o profeta escreveu: "... E faz os meus pés como os da corça..." Por que ele diz pés de corças? Por que não pés de leões ou pés de ferro? Pés de leões daria força, pés de ferro daria resistência, mas o que pode fazer pés de corças? O único benefício real para possuir pés de corça é eles estarem equilibrados precisa­mente. Elas podem atravessar terreno difícil ou pousar num ponto singular com todos quatros, e não cair.

            Simplesmente declarado, o equilíbrio previne você de cair. Em vez de orar para Deus fazer de maneira mais fácil, talvez nós deveríamos orar para um aumento de percepção do equilíbrio. Então não poderia fazer alguma diferença com as dificuldades do caminho, para podermos ter o equilíbrio para caminhar sem cair. Poderíamos tam­bém ser capazes para ir para alturas maiores e maiores distâncias com menos feridas e perda.

            O Equilíbrio não é uma atitude sem com­prometimento que diz, "Eu não pretendo ficar ex­citado acerca de qualquer coisa." Isto é uma vir­tude enganosa. O verdadeiro equilíbrio é a habi­lidade para responder corretamente em tempo de crise. É o atributo de manter sua alegria no Se­nhor quando tudo está indo errado, para manter uma cabeça nivelada e uma mente sã quando os tumultos envolve-nos na escuridão. Isto necessi­ta caráter.

            O segredo para o equilíbrio pode ser encontrado nos dois versículos que precede este versículo em Habacuque. "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação" (Habacuque 3:17-18).

            Como você reage em tempos de crise? A reação de uma pessoa para seus proble­mas determina seu equilíbrio. Deus está procurando Cristãos com caráter verdadeiro, pessoas que tem aprendido a alegrar-se pela fé no meio dos problemas. Ainda que uma pessoa não possa alegrar-se em circunstâncias adversas, ela pode aprender alegrar-se em seu relacionamento com Jesus Cristo indiferente da situação em que ela se encontra.

            O relacionamento é o elemento importante que dá o equilíbrio na vida. Quando a vida coloca-nos em perigo de perder nossa alegria em servir a Deus, uma renovação no espírito trará uma nova alegria. As disciplinas espirituais estão tornando monótona para esta geração MTV. Para muitos o caminhar diário com Jesus torna-se meramente uma rotina e é as vezes percebidas como um andar de escravidão. Uma pessoa com esta mentalidade carnal está certo para cair. Mas para o filho de Deus, viver para Deus não é monótono nem escravidão. Deus dá-nos equilíbrio, e podemos regozijar-nos em Jesus Cristo ainda no meio da adversidade.

 

Brian Kinsey