>
 

VocĂȘ Tem Um Sonho?

Deus não opera de forma emocionante para todo mundo. Mas acredito que ele deseja dar a todos os seus filhos remidos algum tipo de sonho ou visão que os mantenham firmes no curso que ele tem para a vida deles.

Alguns anos atrás, um jovem estudante universitário da Inglaterra recebeu um convite para trabalhar num serviço temporário na índia, durante um ano. A experiência lhe pareceu muito interessante, e aceitou o convite. Durante sua estada no país, sentiu-se fortemente interessado pelo trabalho e começou a sonhar em passar a vida toda lá como missionário.

Para encurtar a história, Lesslie Newbigin acabou-se tornando um dos mais conhecidos missionários evangélicos no sul da índia. Seus livros sobre missões e teologia tornaram-se clássicos da literatura cristã. Sua atuação foi tão extraordinária que, na ocasião em que várias denominações se amalgamaram para formar a igreja nacional do sul da índia, foi um dos poucos missionários estrangeiros a serem eleitos bispos da nova igreja.

Mas façamos a aplicação pessoal. Você tem um sonho? Já teve? Talvez seria melhor perguntarmos se ainda tem o sonho que tinha antes, a santa e elevada visão que tinha para sua vida, a idéia de como Deus quer que seja e que o impulsiona em direção à sua meta, que o faz dar tudo de si, como os atletas que mencionamos? Um sonho assim é uma espécie de imaginação santificada que coloca na tela de nossa mente um vídeo mostrando com que objetivo Deus nos criou.

Richard Baxter, o grande teólogo puritano, sabia jogar bem com as palavras. Ele juntou dois termos comuns, imaginação e engenheiro e formou um terceiro, imagenheiro. Disse que todo crente deve ser um "imagenheiro" em seu trabalho para Deus. Um sonho assim gera em nós um grande poder interior, uma força propulsora que, como disse o apóstolo Paulo, nos faz prosseguir "para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus... para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:12-14). Paulo teve esse sonho, não quando estava dormindo, mas acordado, em plena luz do dia. Antes ele estivera sendo dominado por outro sonho, um sonho terrível e sanguinário: ir a Damasco procurar todos os cristãos e lançá-los na prisão. Mas antes que chegasse ao seu destino, Cristo lhe apareceu e lhe deu um novo sonho (Atos 9:11-18; 26:12-18). Falando dessa experiência, ele denominou-a "visão", e afirmou que nunca fora "desobediente à visão celestial" (Atos 26:19). Ela se tornou a estrela-guia de sua vida. E apesar de enfrentar todos os tipos de adversidades (Atos 19:13-20; 27:27-44), nunca cessou de buscar a realização dela. Através dessa visão, ele adquiriu um forte senso de objetivo de vida e autoconfiança. 'Tudo posso naquele que me fortalece". (Filipenses 4:13)

Na "parábola dos talentos" (Mateus 25:14-28), Jesus censura o servo temeroso que não teve a fé nem a visão necessárias para arriscar-se a utilizar o único talento que possuía. E elogiou os que haviam exercitado autoconfiança e uma imaginação santificada para fazer bom uso dos seus talentos.

Ouvi certa vez uma historiazinha de que gostei muito sobre o presidente Teddy Roosevelt, um homem que sempre demonstrou grande autoconfiança. Talvez nem todos sabiam que ele era dotado com uma bela voz de baixo, profunda e bem volumosa. Era excelente cantor e gostava muito de cantar. Conta-se que certo dia ele estava falando a alguns amigos sobre sua expectativa com relação ao céu, e comentou que lá haveria um imenso coro.

- Já estou enxergando esse coro, disse ele. Haverá dez mil sopranos (e citou alguns sopranos famosos de sua época), dez mil contraltos e dez mil tenores (e outra vez citou cantores famosos). Vai ser maravilhoso!

- Senhor presidente, indagou alguém, e os baixos?

- Ah, replicou ele rindo, eu vou cantar o baixo.