>
 

Viver Generosamente Durante Tempos DifĂ­ceis

Eu estive pensando como algumas palavras podem ter um duplo significado. Por exemplo, a palavra "funk", quando anexado ao final de "70" é bom. No entanto, "funk" quando conectado ao final da palavra "econômico" é ruim. O mundo foi preso em um do funk econômico por mais de um ano e pode parecer que nunca vai acabar.

A realidade é que há sempre alguma coisa para ter medo. Apenas nesta década, tivemos 9/11, o furacão Katrina, um tsunami devastador, e uma crise de crédito que estamos atolados dentro. Ok, é melhor parar antes que fico deprimido. Na verdade, a nossa resistência a esses eventos me dá esperança de que teremos a coragem de fazer isso através desta situação atual.

Após 9/11, aprendemos lições sobre como somos vulneráveis, sobre como era a nossa segurança porosa, e sobre como o ódio pode levar à morte desnecessária. Aprendemos também belas lições sobre como chegar e se reunir em comunidade para apoiar uns aos outros, como podemos ser movidos pelas histórias de pessoas que nunca conhecemos, e sobre como algumas pessoas são valente e abnegada.

É durante os tempos difíceis que o verdadeiro caráter brilha. Quando você está entre uma rocha e um lugar duro algo vai ficar espremido fora de você. Dificuldades não tanto faz a pessoa tanto quanto elas revelam a pessoa.

Durante estes tempos econômicos difíceis, os nossos recursos financeiros podem ditar que comer menos fora, ir ao cinema menos, comprar menos roupas, ou manter o carro um ano ou dois. No entanto, mesmo como fazemos todas essas coisas, ainda podemos ser generosos.

Quando o dinheiro fica apertado, acho que a primeira coisa a sair no orçamento de alguém é muitas vezes a sua doação. Eu acredito que este é um erro. Lembro-me de Provérbios 3:9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda."

No Antigo Testamento, os agricultores foram ordenados a dar a partir dos primeiros frutos de suas colheitas. Isto é importante porque, como um fazendeiro, você nunca tem certeza de como a colheita de toda a temporada vai chegar. Quando você dá a partir da primeira colheita não sabe o que o resto da safra da temporada vai trazer, você está realmente dando um salto de fé e aumentando a sua dependência de Deus.

A maioria de nós estão familiarizados com Jeremias 29:11, “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Vamos colocar este versículo em seu contexto adequado.

Israel foi tragado 100 anos antes pela Assíria, Babilônia e agora está batendo na porta. No versículo 10, Deus diz: “Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar."

Deus sabe os planos que Ele tem para nós, apesar de todas essas coisas que estão acontecendo ao nosso redor. Sua generosidade me faz querer ser generoso. Quando eu sou generoso que me leva confiar em Deus mais do que eu normalmente faria, o que é realmente uma coisa boa.

É importante lembrar que, enquanto a generosidade financeira é importante, não é nosso único recurso para dar generosamente. Nós podemos ser generosos com:

1. Nossa compaixão. Quando sabemos que um amigo ou vizinho está sofrendo, podemos oferecer apoio, ouvidos para ouvir, ajudar com as tarefas, ou enviar uma nota reconfortante.

2. A nossa hospitalidade. Quase diariamente, aprendemos daqueles que precisam de comida e abrigo que poderíamos facilmente fornecer. Já outros para jantar. É uma bênção para eles e você vai aproveitar o tempo gasto com os outros.

3. Nosso material. Agora é um ótimo momento para passar as suas coisas para ver o que pode ser compartilhado com os outros.

4. A nossa fé. Esta crise atual pode representar a maior oportunidade que já tivemos para compartilhar nossa fé com os outros. Muitas pessoas estão percebendo que a sua cartilha não está funcionando. Elas estão pensando que talvez seja um bom momento para tentar algo diferente. Quando você encontrar a sua segurança no dinheiro, ele vai decepcioná-lo. Mais pessoas estão percebendo isso agora do que nunca.

Lembro-me do Mar da Galiléia e o Mar Morto na Palestina. O Mar da Galiléia é fresco e fecundo. No entanto, o Mar Morto não pode sustentar vida. É amargo e estéril.

Porque a diferença? Eles são iguais em quase todos os sentidos. O Mar da Galiléia, tanto dá e leva. O Mar Morto, por outro lado, não tem saída, de modo que apenas absorve.

Nós temos uma escolha, que pode ser como o Mar da Galiléia, que tem um fluxo contínuo de dar e receber, e pode sustentar outras vidas. Ou outro pode ser como o Mar Morto e continuam a abrigar o que temos, mas nunca sustentar os outros.

Podemos dizer as coisas certas e ter a língua de Deus. Podemos parecer muito compassivo e muito santo. Mas o nosso verdadeiro eu não é exibido por nossas palavras ou até mesmo as nossas intenções. O nosso verdadeiro eu é exibido por nossas ações. Não seria ótimo se a crise de 2008 resultaria em centenas de milhares, até milhões de pessoas que vêm conhecer a Cristo?

Podemos ser uma parte disso, se nós escolhemos para viver generosamente, mesmo nestes tempos econômicos difíceis.

Steve Scalici