>
 

Momento de Educar

            Evidentemente, que a relação cristã ideal, entre pais e filhos pode ser facilmente destruída tanto pela desobediência por parte dos filhos como pela severidade excessiva dos pais. Porém, o apóstolo Paulo chama a atenção dos pais quanto a severidade do mesmo para com os filhos; pois, cada criança, cada adolescente e cada jovem tem a sua identidade. São pessoas dotadas de sentimentos humanos que devem ser respeitado. Com tudo, em contraposição a isso, há aqueles progenitores que se mostram excessivamente permissivos com seus filhos, dando-lhes tudo que querem permitindo que as crianças se transformem em pequenos tiranos. Porém, isso também exibe ausência de amor autêntico, pois o amor genuíno exige disciplina.

            Veja, Deus, o Todo-Poderoso, nos outorgou a incumbência da disciplina mas com moderação, pois a disciplina severa provoca a ira dos filhos, tornando-os desencorajados, descoroçoados ou amargurados, onde os mesmos venham a obedecer aos pais somente por razões do medo. No entanto, uma criança frequentemente irritada pela severidade exagerada ou pela injustiça, a qual ela deve submeter-se, adquire uma atitude de resignação, o que conduz ao desespero. Logo, é necessário o verdadeiro amor por parte dos pais, pois é a forma secreta de disciplina que não impele com aguilhões, mas antes guia e conduz ao ambiente de respeito mútuo e de companheirismo cordial. É trabalho de grande habilidade e que exige um constante cuidado: o de destruir e educar às crianças. Mas Deus nos deu capacidade para desempenharmos esta tarefa. No entanto, não podemos esquecer das sábias palavras do rei Salomão: "O que poupa a vara ao seu filho odeia; mas aquele que ama, ao seu tempo o castiga". (Provérbios 13:24). Todavia, os pais devem aprender a usar, pois isto é necessário, e castigo deve ser aplicado justamente.

            É preciso muito cuidado para educar um filho. Siga alguns conselhos importantes:

            - Não descarregue sobre eles suas frustrações;

            - Não se torne uma cruz para eles;

            - Faça uso de autoridade com restrição. É bom lembrar que em todos os sentidos os pais são mais fortes do que seus filhos;

            - Demonstre apreciação, pois eles devem ser encorajados. Afinal, precisam ser tanto recompensados como disciplinados, caso contrário irão desanimar.

            - Nunca diga aos seus filhos alguma coisa que não possa cumprir;

            - Também faça com que suas ordens sejam rigorosamente cumpridas;

            - Atenção! Sempre que exagera nas palavras, procure encontrar uma oportunidade para se corrigir diante deles;

            - Portanto, ensine-os aceitarem a derrota e aprenderem a humildade de coração; pois, atitude cristã correta é ser humilde na força e aceitar a derrota de boa vontade;

            - Ensine seus filhos a fazerem escolhas quando ainda forem novos. Ajude-os a escolher corretamente;

            - Dê-lhes oportunidade de cuidar de suas próprias coisas;

            - Procurem atraí-los a vocês e estimule-os à perfeita comunhão familiar;

            - Conduzam-os ao verdadeiro arrependimento quando pecarem, e apontem as consequências do mesmo;

            - Finalizando, nunca permitam que seus filhos duvidam de suas palavras, pois eles crêem que elas são digna de toda confiança.

            Concluímos que os verdadeiros pais são aqueles que criam os seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor. "E vós, pois, não provoqueis a ira de vossos filhos, mas criai-os na doutrina e na admoestação do Senhor", Efésios 6:4; "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor", Colossenses 3:20. De igual modo, não medindo sacrifícios, e acima de tudo o amor seja abundantemente demonstrado em palavras e atos no seio da família. Que Deus nos conceda a sua graça para que sejamos autênticos pais.