>
 

A Mesa de Jantar

 

            Jantar deve ser mais do que somente colocar comida em barrigas com fome.

            Hora do jantar é tempo sagrado da família. É onde seus filhos:

APRENDEM A COMER

            Dê-lhes uma base sólida. As crianças aprendem como comer de seus pais. Eles não nascem com paladares desenvolvidos. Compete a você ensiná-los. Saia do hábito de servir alimentos processados ou comercialmente preparados. Serve comida caseira simples nutritiva com ênfase em grãos integrais, proteína magra, laticínios pobres em gordura e muitas frutas e legumes. Hábitos saudáveis começam em casa.

APRENDEM SOBRE AS TAREFAS

            Você não está designando a garçonete, prato de comida e máquina de lavar louça. Todos, grandes e pequenos, tem que ajudar. Atribua trabalhos apropriados à idade. Trabalhos que promovem a responsabilidade e solidariedade.

 APRENDEM SOBRE MANEIRAS

            Maus modos estragam uma refeição para todos. Você tem que fazer as regras da mesa e, em seguida, aplicá-las. As crianças não nascem com boas maneiras. Elas têm que ser ensinadas. Seja paciente. Isso leva muito tempo!

 JUNTAM-SE COMO UMA FAMÍLIA

            A mesa da família é uma oportunidade de ouro para juntar-se com as pessoas que você mais ama. Leva tempo. Não se apresse com a refeição somente para "riscá-la" de sua lista. Saboreia a comida. Fale. Ouça.

            As pessoas têm de cozinhar as refeições da família desde o início da raça humana. Quão difícil poderia ser? Descobrir uma maneira para fazer isso acontecer.

 Uma nota sobre o impacto das refeições regulares da família:

"Esse problema de drogas do país é tudo sobre crianças. Uma criança que fica até a idade de  21 anos sem fumar, abusar de álcool ou usando drogas ilegais é praticamente certo de nunca a fazer isso. E ninguém tem mais poder para impedir as crianças de usar substâncias do que os pais. Não há nenhuma bala de prata;  infelizmente, a tragédia do abuso de substância de uma criança pode atingir qualquer família. Mas um fator que faz mais para reduzir abuso de substância de risco dos adolescentes do que quase todos outros é o envolvimento dos pais, e uma das maneiras mais simples e eficazes para os pais de ser envolvido na vida dos adolescentes é tendo frequentes jantares familiares."

Joseph a. Califano, Jr., Presidente e Presidente do CASA (O Centro Nacional de Dependência e Abuso de Dependência de Substâncias na Universidade de Columbia