>
 

Negativo

 

Parece que tem em abundância aquelas pessoas que sempre vêem tudo no negativo. Isto é o mal que contribui muito para os problemas neuróticos, pro­blemas de saúde, dores não diagnosticáveis e pessoas não conforma­das com uma situação real e atual. De forma destacável este mal impede o de­senvolvimento espiritual. Uma situação mental de negativismo é exatamente o contrário daquela que Deus quer que vi­vamos.

Conta-se a história de um psica­nalista que ao descobrir um alto grau de pessimismo numa paciente, pediu que ela pensasse somente no positivo, responder no positivo e etc. "A senhora acha que consegue fazer assim?" ele indagou. "Não vejo o porque não," ela respondeu, não entendendo ainda o quanto o negativo enraizou-se na sua vida, contribuindo para os problemas que obrigou-o a procurar um profissional que  a ajudasse a viver em paz.

Não é fácil contornar o negativo e começar viver no positivo. Reconhecemos que o próprio Satanás quer que vivamos sempre no negati­vo, pois, a pessoa negativa no pensa­mento não será salva, não será curada, não terá paz, não será próspera, não será fiel, não ganha almas para Cristo e etc.

Vejamos o que a Bíblia nos fala em termos de promessas e conselhos. A Bíblia ensina-nos, não apenas como ser salvo, mas como viver.

Jesus disse, "Eu vim para que te­nham vida e a tenham em abundância." (João 10:10) Confesso que existem pes­soas, junto com as quais não gosto de fi­car, pois só tem coisas negativas e derrotantes na mente, e são nestes termos que querem conversar. Jesus nos prome­teu uma vida de abundância. Devemos procurar viver esta vida. Mas, vejamos que abundância de paz não convive com o negativismo. Da mesma forma que água salgada e água doce não vem do mesmo poço, a abundância das bênçãos de Deus não convivem com o pessimismo.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela reno­vação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradá­vel e perfeita vontade de Deus." (Roma­nos 12:1-2) Se nós nos encontramos com as mentes preocupadas com muitos pen­samentos negativos, precisamos uma transformação da nossa mente. Lembramo-nos que o homem é o produ­to daquilo que sai dele e não necessaria­mente daquilo que entra nele. Salomão afirmou, "Porque, imagina em sua alma, assim ele é." (Provérbios 23:7) Você é o produto dos seus pensamentos. Vi no de­correr dos anos, diversas pessoas talentosas, que não conseguiram quase nada na vida, por ser pessimistas, e dei­xar com que a mente só pensasse negati­vamente e o coração só meditasse em fra­casso e derrota. Que pena desperdiçar uma vida e valiosos anos desta maneira, vivendo infeliz e não sucedido por causa de uma atitude mental errada.

Eu disse antes que eles se deixam de ser assim. Creio que isto é a verdade, pois não é necessário que vivamos der­rotados pelo negativismo. Se somos as­sim, é porque nós nos deixamos de ser assim. Precisamos ser transformado pela renovação de nossas mentes. Isto é uma operação feita pelo poder de Deus na vida daquele que está cheio do Espirito Santo. Portanto, Paulo nos encoraja. "Enchei-vos do Espírito Santo." (Efésios 5:18)

Paulo falou também do poder que possuímos em controlar nossas mentes e a vida de modo geral. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." (Filipenses 4:8-9) Ele nos ordenou para pensar nas coisas corretas. Você tem o poder de endireitar certas áreas na sua vida. Você não foi predestinado ser pessimista, nem foi programado com um computador para dar sempre a mesma resposta negativa em situações adversas da vida. Você tem o poder de quebrar este ciclo vicioso. Pen­se nas coisas que Paulo falou. Siga seu exemplo, e quando você chegar ao tér­mino da sua vida terá a mesma confiança acerca da vida vindoura que Ele tinha.

Paulo nos admoesta desta forma em I Timóteo 4:13-16. "Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto.Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes." Ele nos deixa, também, uma palavra final neste assunto na sua carta aos Colossenses 3:2, "Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra." Se pormos em pratica estas palavras teremos vitórias maravilhosas em vez de derrotas, tristezas e lágrimas. Se fizermos a nossa parte Deus é fiel e há de fazer a sua parte. Como temos lido da Palavra de Deus devemos entregar nos­sas mentes não para as músicas munda­nas, fofocas, conversas fiadas e outras coisas do negativo. Mas devemos pensar nas coisas lá do alto. Pensar nas coisas boas, meditar na Palavra de Deus como disse o Salmista Davi no Livro de Sal­mos 119:11, "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." Com a Palavra de Deus em nós e o Espirito Santo operando por meio desta palavra seremos transformados milagrosamente e chegaremos até uma vida nova com vi­tórias, felicidade e alegria.

 

Philip Duane Walmer