>
 

Os Quatro Namorados

(Uma Curta História para Homens e Mulheres)

 

Certa vez havia uma moça que teve quatro namorados.

Ela amou o quarto namorado mais do que os outros, e o adornou com vestimenta caríssima e o tratou com as melhores iguarias. Ela o deu nada a não ser o melhor.

Ela também amou seu terceiro namorado muito mesmo e estava sempre o apresentando nos reinos em redor. No entanto, ela sempre temeu que ele a deixaria por outra.

Ela amou também seu segundo namorado. Ele era o confidente dela e era sempre bondoso, atencioso, e paciencioso para com ela. Quando ela enfrentava algum problema, podia confiar nele, e ele a ajudaria através os tempos difíceis.

O primeiro namorado da moça era um parceiro muito fiel, e tinha feito grandes contribuições para ajudá-la manter sua riqueza e reino. No entanto, ela não amou o primeiro namorado. Apesar de ele amá-la muitíssimo, ela quase não deu atenção para ele. Ela simplesmente o desprezou.

Um dia, a moça adoeceu e ela sabia que seu tempo de vida era curto. Ela pensou em sua vida de luxo e ponderou: “Eu tenho quatro namorados comigo, mas quando morro, estarei sozinha.”

Assim, ela perguntou para o quarto namorado: “Eu tenho amado você mais, e tenho lhe dado o melhor de vestimenta, banhado você com muito cuidado. Agora que estou morrendo, você me seguirá para me acompanhar nesta viagem?”

De jeito nenhum, respondeu o quarto namorado e saiu sem sequer mais outra palavra. Sua resposta cortou como uma faca afiada às profundezas do seu coração.

A moça, muita entristecida, então perguntou para o terceiro namorado: “Eu lhe amei toda a minha vida. Agora que estou morrendo, você me seguiria, e me acompanharia nesta jornada?” “Não,” replicou o terceiro namorado, “A vida é boa demais! Quando você morrer, vou me casar com outra!” Seu coração desmoronou e ela ficou fria.

Perguntou, então, para o segundo namorado: “Eu sempre confiei em você, sempre pedi sua ajuda e você estava sempre presente e disponível para me a ajudar. Quando eu morrer, você me seguiria e acompanharia por meio da minha dor?

“Eu sinto muito, mas não posso lhe ajudar esta vez,” respondeu o segundo namorado. “No mais, eu só posso andar com você até sua sepultura.” A resposta dele bateu como um raio nas profundezas do seu coração e a deixou emocionalmente devastada.

Foi, então que ouviu uma voz a chamar: “Eu lhe acompanharia. Eu lhe seguirei, não importa para onde quer que vá. Da sua profunda tristeza, a moça levantou os olhos e viu seu primeiro namorado. Ele era muito raquítico, e tinha sofrido de deficiência de nutrição e negligência.

Grandemente angustiada, a moça disse: “Eu deveria ter lhe dado melhor cuidado quando eu tinha oportunidade!”

Na verdade você tem quatro namorados na sua vida:

O quarto namorado é seu corpo. Não importa o tempo e o esforço que esbanja nele para dá-lo uma aparência boa, ele o deixará quando morrer.

O terceiro namorado é sua posição social, riqueza e posses. Quando você morrer tudo irá para os outros.

O segundo namorado é sua família e amigos. Não importa o quando eles têm estado ao seu lado em todos os desafios e problemas da vida, eles só podem lhe acompanhar até a sua sepultura.

O primeiro namorado é seu espírito, sua alma. Ele é freqüentemente ignorado e negligenciado enquanto você procura riquezas, poder e os prazeres do mundo.

No entanto, seu espírito é a única coisa que lhe seguiria por onde quer que ande. Cultiva, fortalece e estima-o agora, pois é a única parte de você que lhe seguiria até o trono de Deus e continuará com você através da Eternidade.