>
 

As Responsabilidades dos Pais

 

            O fruto do amor de um casal são os filhos. Até antes de gerar os filhos os pais devem pensar seriamente nas responsabilidades que os filhos dão. Estas responsabilidades vão muito, sim muito, além dos cuidados físicos de alimentação, abrigo e cuidados físicos pessoais. O tamanho destas responsabilidades e os demais devem fazer o casal refletirem  no número de filhos que querem, pois a sociedade já está cheia de crianças que foram geradas na base de relações sexuais corriqueiras sem jamais pensar no bem estar das crianças que seriam fruto de relacionamentos muitas vezes ilícitas. Em outras palavras, pessoas satisfaziam seus desejos carnais sem jamais pensar no bem estar das crianças que poderiam ser geradas pelo relacionamento sexual, lícita ou ilícita.

            No decorrer desta lição abordaremos 7 responsabilidades de quaisquer pais, mas principalmente de pais que professam o Senhor Jesus Cristo como Salvador, Mestre e Rei. O profundo desejo da autora deste estudo é que os pais cristãos não  perdem seus filhos para o mundo de alcoolismo, drogas, relações sexuais ilícitas, crimes, e outros desabores semelhantes.

            Quando as responsabilidades dos pais são cumpridas com seriedade acontecerá o que a Bíblia diz da mulher virtuosa em Provérbios 31:28 a 31: “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.  Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.”

 

1.       Seus Filhos Precisam Treinamento Fisico E Corpos Saudáveis

·         Os pais não devem apenas falar disto, mas mostrar o caminho correto. Não é possível ter boa saúde sem amplos exercícios físicos desde a infância até a velhice. Iniciando bons hábitos neste sentido na infância, faça com que seja fácil continuar este bom hábito ao longo da vida. Os melhores profissionais de saúde concordam unanimamente nisto.

·         Os pais devem ter grande interesse na alimentação dos seus filhos. Os pais tem a obrigação de adquirir conhecimento profundo de produtos aimentícios e alimentar seus filhos rigorosamente de acordo com as melhores orientações. Isto não é necessariamente caro, pois normalmente é menos dispendioso do que os produtos industrializados e sem bom teor alimentício que muitos tem o costume de comer.

·         Os pais devem ajudar o filho que está além do peso para perder o peso excessivo e manter  um peso estável para não sofrer o repúdio da sociedade e futuros problemas de saúde.

·         Os pais devem providenciar oportunidades para exercícios em conjunto com a família, tais como caminhadas matinais ou noturnas, bem como passeios nos quais há bastante oportunidade para exercícios físicos.

·         Os pais cristãos devem reconhecer que não é pecado fazer exercícios até a prática de esportes se estes não exigem o uso de roupas indecentes ou que afasta os filhos e pais da igreja. Exercícios cooperam para a manutenção do corpo, não que o corpo seja a coisa mais importante para Deus, mas Deus também não recebe qualquer glória ou honra por um corpo doentio.

·         Os pais devem educar os filhos sobre a saúde, e mostrar ao longo da infância e juventude que a prática de bons hábitos alimentares produz resultados positivos para a vida.

·         Os pais devem se preocupar com a saúde dos filhos, providenciado alimentação saudável, roupas adequadas para as várias estações do ano, boas camas para não prejudicar a estrutura física, tratamento médico e dentário,  vacinas recomendadas pelos órgãos de saúde e etc.

 

2.             Seus Filhos Precisam De Um Bom Nível de Educação

·         Pré-escola: todos que trabalham na área de educação sabem muito bem que um ou dois anos de pré-escola antes de entrar na 1ª série adianta significativamente o desempenho dos alunos em anos vindouros; tanto no ensino fundamental, como ensino médio e superior. De modo que é obrigação dos pais se envolverem na escolha do colégio dos seus filhos e ao mesmo tempo fazer um acompanhamento de perto, tanto no colégio como no lar.

·         Sem um bom nível de estudo, e hoje inclui o estudo superior, seu filho não terá chance de uma vida melhor .

·         Sem um bom nível de estudo seus filhos terão dificuldades de se defenderem economicamente.

·         Sem um bom nível de estudo seus filhos terão dificuldades de defenderem sua fé, sendo que muitos colegas de trabalho terão argumentos que seus filhos não poderiam responder por falta de informações.

·         Os pais podem e devem aprender junto com seus filhos para preencher o que lhes faltam por causa da situação na qual foram criados.

 

3.       Seus Filhos Precisam Uma Educação Para A Eternidade

·                     A oportunidade dada por Deus: Não perca tempo.

·                     A Biblía deve ser lida todos os dias junto com a familia (virar costume)

·                     O respeito para Deus e as coisas do Senhor começa no lar. Quem vai ensinar?

·                     Seu exemplo vale tudo.

·                     Oração é algo a ser ensinado.

·                     Deus não é fábula, mas é verdadeiro em vidas transformadas.

 

4.       Ensina seus filhos o valor da Obediência e Responsabilidade

          Exemplos de obediência no lar

·                     Bênçãos sem fim

·                     Saber que a consciência está limpa    

·                     Bem aceito entre os amigos, colegas de aula e a  vizinhança

·                     Vida de adulto com aceitação.

 

          Os resultados de não obedecer

·              Prisão

·              Morte

·              Tristeza

·              Turbulência dentro do filho        

 

Dando responsabilidade para seu filho torna ele responsável.

·                     Dar responsabilidade de acordo com a idade.

·                     Não demore a fazer isso, pois é de suma importância.

·                     Seu objetivo deve ser para que quando o filho sair de sua casa, possa estar preparado para enfrentar o que vem pela frente e ser maduro e sucedido em tudo que colocar a mão.

 

5.       Faça seu lar agradável para seus filhos

·                     Lar limpo; família  feliz

·                     Lar desorganizado; família desorganizada

·                     Viver no lar, mas não permitir sujeira no ambiente da família

·                     Pouco gasto para ter um lar bonito e em fim.....feliz

 

6.       Simpatizar com seus filhos e os ensina para confiar em você

·         Você merece a confiança deles?

·         Sempre honrar sua palavra

·         Não mentir nem permite que eles mentem

·         Não grita com o marido nem com os filhos

·         Não demostra que você não tem tempo para eles quando eles querem conversar. (idade não importa)

·          Seja uma amiga mas, ainda a mãe e/ou o pai.

 

7.         Orar por e com seus filhos

·         Começar cedo na vida dos filhos

·         Hábitos são acontecimentos que a gente faz sem perceber que está fazendo. Vez após vez fazendo torna um hábito

·         Quando pequeno as crianças devem orar contigo e quando grande terá o hábito de orar sozinho

·         Lembra sempre a idade do filho: Não exige dele orar muito tempo. Você está ensinando orar pelo exemplo.

 

Linda Walmer