>
 

Bênção E Amaldição

                Um jovem casal, cheio de sonhos para uma vida a dois, vivia sua primeira noite de lua-de-mel. Em dado momento a moça, brincando, disse algo restritivo a respeito da masculinidade de seu esposo. Suas palavras provocaram impacto tão negativo que, a partir daquele momento, toda a atração que ele lhe tinha, inclusive a física, foi bloqueada, dando lugar a uma terrível aversão. O casamento desabou em ruínas no seu primeiro dia.

            Por um bom, tempo, foi necessário acompanhamento pastoral, para se reacenderem os sentimentos bloqueados e entorpecidos e o casal superar as consequências daquela pequena palavra de maldição. "Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!" (Tiago 3:6)

            As palavras têm o poder de encorajar ou abater as pessoas. Elas despertam alegria ou levam à angústia.

            Por causa de palavras não medidas, duras e desprovidas de misericórdia, lares são destruídos, filhos abandonam os pais, travam-se grandes conflitos entre colegas de trabalho, amizades são rompidas, porque "... a palavra dura suscita a ira" (Provébios 15:1). Palavras impiedosas sempre causam algum tipo de destruição.

            Palavras podem edificar ou derrubar. Nada tem maior poder de influenciar. São responsáveis pelas guerras, separação de casais, mortes, inimizades... uma série de situações que poderiam ser evitadas se houvesse maior cuidado com o que se fala.

            Precisamos estar bem atentos ao que andamos falando. Pelas nossas palavras seremos justificados ou condenados. "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque pelas tuas palavras serás condenado". (Mateus 12:36,37).

            Vamos prestar contas de tudo que falamos. Não podemos viver a praguejar. Passemos a declarar o que é bom. Nossas palavras podem alimentar ou anular a ação de Satanás.

            O salmista Davi conhecia bem o poder das palavras. Temia falar irrefletidamente, pecar pela maledicência ou mesmo amaldiçoar os outros. E, para precaver-se, pediu a Deus com sinceridade: "Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta de meus lábios". (SaImos 141:3) Ele não queria que suas palavras fossem instrumento de desgraça. Preferia ficar calado a ofender alguém, pois sabia que as palavras podem tanto aproximar as pessoas, como afastá-las uma das outras.

            Todo cuidado com as palavras ainda é pouco, pois, uma vez proferidas, jamais podem ser recolhidas A língua desenfreada pode causar danos irreparáveis.

            Semeando bênçãos

            Foi pela palavra que Deus criou a terra, o firmamento, os animais, as aves, as plantas, o homem.

            Disse Deus: "Haja", e "houve".

            Nós também temos o poder de trazer à existência muita coisa boa, através de nossas palavras.

            Podemos ministrar bênçãos ao nosso redor, aonde quer que formos.

            Jesus abençoou as multidões.

            Jesus abençoou seus discípulos.

            Jesus abençoou crianças.

            Abençoemos todos aqueles que estão sob nossa autoridade. Se as maldições daqueles que detêm autoridade se cumprem, igualmente as bênçãos.

            Quando pela fé ministramos palavras de bênção, liberamos o poder de Deus para gir em favor da pessoa que desejamos abençoar. Se por algum motivo o outro não for receptivo e a bênção não se consumar, ela retornará a nós. Nada perdemos ao abençoar os outros. Foi o que Jesus disse aos discípulos: "Ao entrardes numa casa, dizei antes de tudo: Paz seja nesta casa! Se houver ali um filho da paz; repousará sobre ele a vossa paz; se não houver, ela voltará sobre vós". (Lucas 10:5-6)

            Abençoemos nosso pais - são eles os encarregados da formação do caráter dos filhos.

            Abençoamos nosso filhos - são dádivas do Senhor e devem ser recebidos com amor.

            Abençoemos nossa família - é o esteio, a base da sociedade. Quando a família se dissolve, a sociedade desintegra-se e corrompe-se.

            Abençoamos a igreja - é o corpo de Cristo. Abençoemos também nossa igreja, na qualidade de expressão visível desse corpo.

            Abençoemos todas as autoridades, seculares ou espirituais - foi Deus quem instituiu a todas elas: locais, estaduais, federais.

            Abençoemos nossa cidade.

            Abençoemos o governo, o Brasil.

            Abençoemos. Não amaldiçoemos