>
 

Você Tem Problema de Audição?

Lembra-se de quando eu tinha seis ou sete anos e insistia para que vocês me ouvissem?

          Comunicação é uma via de duas mãos. Isto significa que, no relacionamento familiar, os pais devem ordenar, advertir, exortar, mas também, e principalmente, ser sensíveis às necessidade dos filhos. Em Provérbios 18:13, Salomão conclui: "Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha". Muitos jovens tem me dito: "Não tenho papo com meu velho. Meus pais não me ouvem."

          Quando os pais demonstram desinteresse passando a idéia de: "Filho não me incomode", afloram ao coração da criança sentimentos de desprezo e rebeldia. Se pudéssemos estabelecer um princípio sobre esta verdade, diríamos: Pais que não ouvem seus filhos erguem altas barreiras de comunicação.

          É um ato de amor e aceitação dispensar tempo para ouvir os filhos.

          No momento em que nos dispomos a ouvi-los comunicamos que são importantes. Isso exige, por parte dos pais, uma consciência sensível. Entender que as crianças precisam ser ouvidas envolve uma dedicação altruísta, principalmente quando estamos cansados ou atarefados.

          Anos atrás li uma carta escrita por um jovem que abandonou sua casa por não ter pais sensíveis e suficientemente interessados em ouvi-lo. Vou compartilhá-la com vocês.

 

"Queridos Pais,

          Obrigado por tudo, mas vou para outro lugar tentar recomeçar minha vida.

          Desde pequeno, sempre ouvia vocês perguntarem por que eu lhes dava tanto trabalho! A resposta é simples, porém, não sei se entenderão. Lembram-se de quando eu tinha seis ou sete anos e insistia para que vocês me ouvissem? Acho que não! Mas certamente você vão se lembrar dos brinquedos e das roupas caras que me davam no Natal e em meu aniversário. Eu ficava feliz durante uma semana, um mês, mas quando tudo deixava de ser novidade voltava a ansiar ser ouvido. Queria que me ouvissem como alguém que também possuía sentimentos. Mas vocês estavam sempre muito ocupados. . .

          Mamãe, você é uma cozinheira maravilhosa e nossa casa sempre esteve muito limpa. Só que você estava sempre muito atarefada ou cansada demais para me dar atenção. Mas, sabe de uma coisa? Eu preferiria ter comido só pão com manteiga se isso fizesse você ficar sentada ao meu lado pelo menos parte do dia e me dissesse: "Conte para mim tudo que tem lhe acontecido. Quem sabe posso ajudá-lo em alguma coisa". Quando minha irmãzinha nasceu, não entendi porque todos faziam tanta festa. Será que a culpa era minha por não ter um cabelo bonito, pele macia e por ser obrigado a usar óculos? Mais tarde, já na escola, as notas dela eram sempre melhores que as minhas.

          Se minha irmã um dia tiver filhos, digam a ela para dar uma atenção especial àquele filho que não sorri muito, porque esse, na verdade estará chorando por dentro. Digam a ela para não ficar tão ocupada a ponto de não perceber quando quiserem lhe dizer algo, mesmo que seja um sonho infantil, um pensamento de criança, pois mesmo sem saber exatamente como se expressar, esses sonhos e pensamentos são muito importantes para eles.

          Gostaria de saber se esse problema não é o mesmo enfrentado por milhares de outros jovens: encontrar alguém que tenha tempo para ouvi-los e que os trate como um adulto e a quem possam ser úteis.

          Se lhes perguntarem onde estou, digam que fui procurar alguém com tempo, porque tenho dezenas de idéias e anseios sobre os quais quero conversar.

Com amor,

Ainda seu filho."

 

          Pai, você já pensou quantas vezes seu filho quis dar uma conversinha contigo e você estava ocupado, ou lendo um livro, um jornal, ou mesmo limpando o jardim e nem o convidou para te ajudar. Você naqueles minutos poderia dar uma prosa com ele. O Natal está chegando, o que pretende dar ao seu filho? Algum tempo de conversa com ele ajudará muito. Sabe aquele que aniversaria agora no dia 25 de dezembro ele tinha tempo para todos, cada pessoa tem 24 horas por dia, nestas horas dê pelo menos uns minutos para seu filho, ele está ansioso para conversar contigo, você pode dar este presente? Então dê com alegria e muita sabedoria, mostre pai que você sabe viver na geração de hoje. Dê de presente a seu filho neste NATAL alguns minutos de conversa. É muito salutar.

 Michael Duane Walmer