>
 

Como Melhorar O Relacionamento Com Os Pais

            Antes de comparti­lhar algumas maneiras que penso que nos ajudará a melhorar nosso relacionamento com nossos pais. Gostaria de lhe fazer uma per­gunta? "Qual é o maior proble­ma que enfrentamos com as pessoas que tem autoridade sobre nós? (Exemplo: pais, pro­fessores, líderes dos Jovens, pastores, etc.)

 

            Orgulho. Orgulho é uma atitude que se mostra em rebelião; e rebelião, a Bíblia diz, é como feitiçaria (I Samuel 15:23). É o resultado do pecado. Esta ati­tude luta contra qualquer um que poderia nos dizer o que fazer ou como viver. Quando permitimos a rebelião controlar-nos, não causará problemas somente com aqueles sobre nós mas também em nosso caminhar com Deus.

            Primeiro, é muito importante para nós conhecer que Deus deu-nos pais com determinadas habilidades que nos ajuda­rão obter qualidades em nossas vidas que Ele (Deus) deseja que temos.

 

l . Nossos pais tem a habilidade de ver eventos, pessoas, e circunstâncias que nos ferirão.

            É muito importante para nós ou­virmos nossos pais e recebermos seus conselhos. Eles são adultos e já tem pas­sado por situações na vida que nós estamos prestes para passar. Nossos pais têm aprendido lições valiosas de seus er­ros e experiências, e eles não querem que nós atravessamos as situações que nos prejudicarão. É de nosso melhor interes­se ouvi-los. Nossos pais podem dar-nos conselhos concernentes nossa educação, amigos, responsabilidades pessoais, e as­sim por diante porque eles têm estado ali. É sensato para nós ouvi-los e obedecê-los.

 

2. Nossos pais também têm a ha­bilidade de ver certas atitudes em nós que pode causar dano e ferir-nos pelo resto de nossas vidas.

                Todos nós pensamos que conhe­cemos mais do que nossos pais, mas a ver­dade é que nós não sabemos nem a meta­de que eles sabem. Eles têm passado atra­vés de muitos anos na sua vida; e nós nem começamos ainda, portanto é impor­tante para nós ouvi-los e obedecê-los. "O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvi­dos aos conselhos." (Provérbios 12:15). Quando nossos pais disciplinam-nos, eles estão conscientes de nossas potências e fraquezas que não poderíamos ver. Eles conhecem algumas de nossas atitudes (al­gumas más) que nos prejudicarão e feri­rão para o resto de nossas vidas e devem ser tratadas agora. Deveríamos sempre manter em mente que nossos pais normal­mente disciplinam-nos porque nos amam e sabem o que é melhor para nós ainda que as vezes não pensamos assim.

 

Nota: É absolutamente importan­te para nós saber que Deus está usando nossos pais para analisar nossas atitudes más. É sensato para nós cooperar com Deus por obedecer nossos pais enquando eles amam, instruem e disciplinam-nos.

            Algumas maneiras para melhorar nosso relacionamento com nossos pais.

 

·         Pedir Perdão a seus pais.

                Muitas vezes dizemos e fazemos coisas que ferem realmente os sentimen­tos de nossos pais. Precisamos sentar e falar com eles. Pede-os para lhe perdoar por sua atitude má e todos os problemas que tem causados a eles. Endireite as coi­sas com seus pais e tenha certeza que tem seu perdão.

 

·         Coopere com seus pais.

                Peça a seus pais compartilhar com você as atitudes que você tem que eles não gostam. Deus usa nossos pais para ajudar-nos. Devemos respeitar Deus e nossos pais e cooperar com eles: se não fizermos, Deus encontrará outra figura de autoridade (professor, polícia, etc.) para continuar trabalhando em nós. Quando permitimos Deus mudar nossas atitudes más, Ele verá que nossos pais mudarão também. "Os ouvidos que atendem à repreensão salutar no meio dos sábios têm a sua morada. O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que aten­de à repreensão adquire entendimento." (Provérbios 15:31-32).

 

·         Fale a seus pais que você os ama.

                Nossos pais precisam ouvir as pa­lavras, "eu te amo." Já sabemos que nos­sos pais nos amam mas precisamos deixá-los saber que os amamos, também. Pode­ria requerer grande coragem para mostrar-lhes mas vale a pena. Os pais precisam ser abraçados, também. "Meus filhinhos e minhas filhinhas, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa.

            “Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações." (I João 3:18 - Linguagem de Hoje)

 

·         Agradeça seus pais por tudo que eles tem feito por você.

            Nossos pais tem se sacrificado tanto por nós. Muitas vezes não dizemos "obri­gado" o bastante para eles. Quase sempre não consideramos nossos pais. Precisamos deixá-los saber que aprecia­mos tudo que eles têm feito por nós. Es­tou trabalhando nesta área de minha vida.

 

·         Evite  Discussões

                É tão fácil para nós discordar com nossos pais. Qualquer que pode ser a discordância, não levante sua voz com seus pais mesmo que eles estão levantan­do a deles. Se você faz, poderia levar para uma discussão, desentendimento, e senti­mentos feridos. "A resposta branda des­via o furor, mas a palavra dura suscita a ira." (Provérbios 15:1).

 

·         Deixe Deus Mudar a Mente de seus pais...Não você.

                Eu sei, é difícil quando nossos pais não dão-nos permissão para fazer certas coisas que podemos querer realmente fa­zer. Nós não podemos entender o porquê, mas deveríamos aceitar a palavra de nos­sos pais como tivesse vindo de Deus. Po­demos ir a Ele em oração com o proble­ma. Deus é poderoso e Ele pode operar a mudança para mudar a mente de nossos pais a qualquer hora.

 

·         Usar o método “mais que obediente” (para estourar a mente de seus pais).

                Se seus pais recusam a deixar você sair com seus amigos ou qualquer coisa que você tem planejado, mas em vez, dão-lhe tarefas para fazer, não fique aborreci­do - em vez faça uma a mais que não lhe pediram para fazer. Por exemplo, se sua mãe lhe pedir para lavar a louça, limpe toda a cozinha. Se seu pai pedir-lhe para cortar a grama, tire o lixo também. De­pois de poucas tentativas destas você co­meçará a ver os lucros. "Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda quebranta os ossos." (Pro­vérbios 25:15 B.COR).

" Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." (Efésios 6:10)

            Deveríamos tentar de ver a vida do ponto de vista de nossos pais. Algu­mas vezes eles podem agir e dizer coisas que confunde-nos. É fácil realmente para nós excluir nossos pais de nossas vidas. Mas, em vez de ignorá-los, deveríamos tentar encontrar quais as preocupações deles. Seu pai poderia estar enfrentando um problema no serviço, ele poderia não estar se sentindo bem, ou pode ter sido um tempo quando ele sente solidão.

                Sua mãe, em outras palavras, pode sentir como que ninguém aprecia ela, ou ela pode sentir que ela não é necessária. Essas são vezes que precisamos entender e deixá-los saber que os amamos.

Por Angela Mitchell

Angela é membra jovem da

Apostolic Church in Detroit, Michigan.

                                                                                                                                 Rev. Charles Grisham é seu pastor