>
 

Comunicação A Arte de Permanecer Casado

Na arte de permanecer casado a comunicação é importantíssima, imprescindível.

A diferença básica entre um casal infeliz e um casal feliz está na sua comunicação.

"A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto."  Provérbios 18:21

Cada um tem "seu mundo." A esposa tem as tarefas do lar, as crianças, e etc., enquanto isto o marido tem o serviço dele, no escritório, na loja, na fábrica ou etc. Cada um tem "seu próprio mundo."

Deve existir, no entanto, uma ponte que liga o mundo da esposa e o do esposo. Esta ponte é a comunicação. Sem a comunicação não há meios para um compartilhar as tristezas ou alegrias com o outro. Não há como uma parte do casamento sentir o que a outra está sentindo. Não há meios para uma parte entender as emoções, que as vezes são profundas, da outra.

A comunicação pode ser verbal ou não verbal. É simplesmente um meio para transmitir informações de uma maneira que o outro entende. Pode ser palavras, gestos, choro, lágrimas, irritação, ira, jeito de estar e etc. O importante é que o outro entende a mensagem que está sendo transmitida.

 

"Muros"

"Na mesa, a foto de casamento olhava para eles zombeteiramente, pois suas mentes não mais conseguiam se tocar. Viviam com enormes barreiras entre si, que nem mesmo arietes, nem artilharias podiam alcançar ou derrubar. Em algum lugar entre o primeiro dente do filho mais velho e a formatura do caçula, um se distanciou do outro, até perdê-lo. Através dos anos, cada qual quis desenrolar uma bola de barbante chamada "ego, no entanto, enquanto isoladamente puxavam seus nós com teimosia, escondiam do outro sua procura.

Às vezes ela chorava, escondida pela noite, pedindo à escuridão que contasse a ele que aquele choro era dela. Mas, deitado ao seu lado, ele roncava como um urso em hibernação, alheio ao inverno que ela atravessava.

Uma vez, depois de ter 'feito amor', ele quis falar-lhe de seu medo de morrer, mas temeu desnudar sua alma. Ao invés, galanteador, elogiava os seios dela.

Ela estudou arte moderna procurando se encontrar. Ao espalhar firmemente as cores na tela com pinceladas bruscas, reclamava com uma colega da insensibilidade dos homens.

Ele se enclausurou num túmulo chamado 'escritório'; embrulhou sua mente em montes de papelada e dados e se enterrou no meio de seus clientes.

Vagarosamente, quase que de modo imperceptível, o muro se ergueu entre os dois, cimentado pela indiferença.

Certa ocasião tentaram se achar, mas não conseguiram mais encontrar-se. A barreira estava ali, intransponível. Recuaram, agredidos pela frieza das pedras daquele muro. Cada um retrocedeu diante da pessoa estranha que tinha ao seu lado.

O amor não morre num momento de batalha feroz, nem quando corpos ardentes perdem seu calor, mas quando, exausto, ele desiste, deitando-se vencido ao pé de um muro que não pode transpor."

Espero que esta redação não seja a descrição do seu relacionamento conjugal.

Como está a sua comunicação conjugal?

Quatro Níveis de Comunicação

4.       Conversa superficial. Bom dia - Como vai - será que vai chover?

           Coisas banais - nada de importância.

3.       Relatar fatos; reportar opiniões de outros; sem fazer nenhum comentário. Não deixa seus pensamentos expostos para serem criticados. A comunicação é limitada.

2.       O cônjuge revela suas idéias. Elas falam em soluções. Expõe os seus sentimentos ao outro abertamente.

1.       Comunicação total. As pessoas podem falar o que sentem, pensam e suas opiniões. O diálogo é aberto.

Comunicar através de lágrimas, choro, gritos, atos de violência, silêncio ou caretas, são os meios improdutivos e ineficazes.

Para comunicar, um fala - outro escuta. Escutar o seu cônjuge, é demonstrar seu amor e carinho. É uma forma de dizer "Eu te amo, por isso vou lhe escutar."

O que você tem a dizer? Vou me esforçar para entender como você pensa, como você sente.

Não é bom simplesmente começar falar quando você está de "saco cheio." A hora para se comunicar a cerca de determinados assuntos deve ser bem escolhida. Pode ser que seu cônjuge não teve um dia tão bom e não está pronto para lhe ouvir naquele momento. Tentar se comunicar naquele momento só vai terminar em frustração e talvez numa briga feia. Há certas horas que são melhores para se comunicar. Considera bem o que você quer transmitir, tendo em vista o preparo do seu cônjuge para lhe receber para esta conversa naquele momento. Deve escolher bem a hora certa para ter a melhor recepção e sucesso .

Aprende ouvir com seus olhos, o rosto, o corpo, a mente e o coração.

Muitas vezes, nas casas pequenas, não tem uma sala onde o casal  pode se acomodar para conversar privadamente. Então, deve sair com seu cônjuge para falar dos assuntos importantes para você. Você está, sem dúvida, pensando acerca do dinheiro que custa para sair. Note que ninguém está dizendo que precisa gastar uma fortuna neste passeio. Se sair algumas vezes só para tomar um café especial, ou um refrigerante com um doce ou salgadinho não custa tanto dinheiro assim, mas vai repercutir grandemente com melhorias no casamento por meio desta conversa descontraída. Num ambiente como num lugar público, ambas as partes tendem falar e não gritar, ou em outras palavras, comunicar-se de verdade com calma. Por isso este tipo de passeio e ambiente são vantajosos.

Não é possível para um casal ter a comunicação adequada quando as crianças estão em derredor para interromper e ouvir. Assim, nem um, nem outro vai abrir seu coração de verdade. Também, quando se discute na frente das crianças, elas crescem inseguras, devido às brigas dos pais.

Também não se deve discutir em público. Brigas de casal e discórdias ventilados em público trazem vergonha e mais atrito para o casamento. Suas discórdias devem ser tratadas a sós e não onde outros podem tomar conhecimento das mesmas. Tudo tem seu tempo. Aprende agüentar até o momento mais propício.

Ser honesto não é sempre fácil. Também, honestidade não deve ser desculpa para ser grosseiro e ofensivo. Cuide o que fala! Escolha bem suas palavras para não ofender e inflamar mais o que já é um problema. Sua língua e suas palavras tem o poder de inflamar ou apaziguar. Também não é necessário tentar camuflar seus sentimentos verdadeiros. Diante do altar de Deus você prometeu amar um ao outro. E ninguém duvida o seu desejo sincero para amar seu cônjuge. Mas, este amor exige honestidade, tanto no ouvir quanto no falar

Palavras Brandas e Bondosas

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15:1

Quando nós sentimos atacados pelo cônjuge, é sempre mais fácil gritar, berrar, falar áspero, xingar, etc.; mas os resultados não são satisfatórios.

Começa a responder com brandura e amabilidade e veja como esta forma de reagir fará uma mudança sensível no ambiente de seu lar. Durante a conversa deve cuidar para não usar palavras para culpar ou criticar o cônjuge. Isso leva o outro imediatamente à uma posição de auto-defesa. As respostas vão ser defensivas e não com um espírito de "conversar numa boa."

Fazendo um esforço próprio e sempre pedindo a direção e ajuda de Deus,  pode resultar numa conversa que expõe seus pensamentos, amarguras, angústias, reclamações, ou o que seja - aos ouvidos atentos do seu cônjuge, de uma maneira que não ofenderá, mas servirá como uma ponte sobre a qual podemos transportar suas idéias, sentimentos etc.; facilmente, e com resultados positivos.

Mantendo as linhas de comunicação abertas você está segurando seu casamento em terra firme. Talvez venham as tempestades, provas, erros, e até terremotos emocionais, mas quando firma seu relacionamento sobre comunicação honesta e aberta, não há terremoto que possa lhe derrubar ou destruir seu casamento.

 

Amigos de Conversação Eficaz

Desenvolver interesse do outro no assunto

Separar tempo para conversar

Usar a conversação para: informar, investigar um assunto, entender o outro

Dar sua atenção completa e não dividida.

 

Inimigos de Conversação Eficaz

 

Usar a conversação para punir o outro

Tentar forçar o outro fazer algo

Tentar convencer que somente sua idéia é correta

Discorrer longamente sobre os erros do outro. Fala e fala, mas só de erros.

 

Algumas dicas para você melhorar se relacionar com sua família.

1. Seja sempre um bom ouvinte e não responda enquanto a outra pessoa não terminar de falar. (Tiago 1:19; Provérbios 18:13)

2. Pense duas vezes antes de falar. Não seja precipitado ao responder. Fale de tal maneira que a outra pessoa possa entender e aceitar o que você diz. (Provérbios 21:23; 15:23 e 28)

3. Fale sempre a verdade, mas fale com amor. Não exagere. (Efésios 4:15 e 15; Colossenses 3:9)

4. Não se envolva em rixas. É possível discordar sem causar brigas. (Provérbios 20:3; 17:14; Romanos 13:10; Efésios 4:31

5. Não responda com ira. Use palavras brandas e respostas bondosas. (Provérbios 14:29; 15:1; 25:5;29;11; Efésios 4:26 e 31

6. Não use o silêncio para frustrar o seu parceiro. Se você hesita em responder, explique por que. Silêncio,  especialmente por parte do marido, representa para a esposa uma resposta negativa.

7. Evite aborrecer seu cônjuge. (Provérbios 10:19; 17:9; 20:5)

8. Quando você estiver errado (a), admita e peça perdão. (Tiago 5:16) Quando alguém lhe pedir perdão, comunique-lhe que você o perdoou. (Colossenses 3:13; I Pedro 4:8; Efésios 4:32)

9. Não culpe ou critique o seu cônjuge. (Provérbios 10:19; 17:9; 20:5)

10. Procure entender a opinião do seu cônjuge. Coloque-se na situação do outro. (Filipenses 2:1-4; Efésios 4:2)

11. Escolha o tempo certo para se comunicar (Provérbios 15:23; Efésios 4:26)

Escreva em folha de papel cinco ocasiões em não é oportuno conversar acerca de alguns assuntos que podem criar conflito no lar.

 

1.

2.

3.

4. 

5. ____________________________________________________________________________________________________________

O tom de voz é muito importante. Por que gritar? Quem é surdo? A ira não é cristã. Encare o fato de que a ira expressada ao seu cônjuge é pecado. Todo pecado tem que ser confessado. Admitir para o (a) seu (sua) cônjuge não é fácil, mas é necessário para obter um casamento feliz. Essa é a razão pela qual você está lendo tudo isso e assistindo este seminário, não é?

O desejo é não somente resolver um problema, mas melhorar seu relacionamento com seu (a) cônjuge.

Provérbios 19                         Provérbios 11:12                   Provérbios 11:18

Provérbios 12:16                    Provérbios 12:18                   Provérbios 12:22

Provérbios 12:25                    Provérbios 13:3                     Provérbios 15:1

Provérbios 15:4                      Provérbios 15:23                   Provérbios 16:24

Provérbios 17:9                      Provérbios 17:27-28              Provérbios 18:13

Provérbios 19:11                    Provérbios 20:3                     Provérbios 25:11-12

Provérbios 26:28                    Provérbios 28:13                     Provérbios 29:11

Provérbios 29:20

Leia todos os versículos. Se for possível, leiam em conjunto. Leiam um cada dia pela manhã e procurem colocar em prática durante o dia. Medite seriamente naquilo que a Bíblia fala sobre a comunicação.

Se a ponte de comunicação no seu casamento está desmoronando, começa já a tarefa de reconstruí-la. Não demore! Começa já! Hoje, na saída deste recinto, comente com seu (a) cônjuge algo acerca deste estudo, e como você foi ajudado. Procure já mudar por conversar com seu (a) cônjuge. A conversa vai e a conversa vem. Em breve estará conversando normalmente outra vez. Mas, a conversa precisa de duas pessoas. Sê você uma delas. Pense no seu (a) cônjuge e não somente em si mesmo. Assim agindo, o seu caminho há de melhorar progressivamente até re-estabelecer a perfeita comunicação outra vez.

 

Adaptado da "Lar Cristão" - Jaime Kemp

Understanding the Man in Your Life - Norman Wright

A Arte de Permanecer Casado - Jaime Kemp

Tradução e Ampliação - Philip e Linda Walmer