>
 

Como Encontrar Um Filho Perdido

 

Em Lucas 15, vemos um homem valorizando ao máximo cada ovelha que tinha. Embora tivesse tantas, ele não desconsiderou aquela que se perdera. Ele deu o máximo de si para encontrá-la. O homem da parábola representa o próprio Deus como um pai preocupado, atencioso e que sabe valorizar cada filho que tem. Se você tem alguma ovelhinha perdida, isto é, um filho desgarrado, distante, mesmo dentro de casa, saiba que você pode encontrá-lo.

  Na primeira parte da parábola, é dito somente que o homem encontrou a ovelha, mas não diz como ele a encontrou (15:3-7). É somente na segunda parte da parábola que esse assunto é tratado.

 Deus primeiramente foi representado por um homem que não olhou as intempéries para buscar a ovelha perdida, Ele a procurou até encontrá-la e, depois que a encontrou, carregou-a sobre os ombros. Nessa segunda parte da parábola, Deus, como pai, é representado por uma mulher. Nesse trecho não está em questão à figura do pai, que é cheio de coragem e força. Nesse trecho, o que está em questão são a delicadeza e a diligência (15:8-10).

 Para mostrar como Deus, como pai, valoriza o homem ao máximo, Ele compara o homem com uma moeda de valor, algo que só pode ser adquirido com labor e fadiga. Um pai precisa valorizar o filho do mesmo modo. Como recuperar nossos filhos "perdidos"? Como trazer de volta aqueles que sentimos que estão dentro de casa, mas que, de fato, não estão? Se seu filho está introspectivo, envolvido com as coisas deste mundo e apartado de Deus, como conquistá-lo para o real convívio familiar e para uma nova comunhão com Deus?

 Não podemos encontrar nada perdido no escuro. O estado de um filho perdido é um estado de escuridão.

Se você tem um filho que não fala com seu irmão, não é um sinal de que ele está na escuridão? Se um filho despreza os pais ou age sempre com desrespeito a eles, se gasta seu dinheiro com coisas indevidas e se perdeu totalmente o diálogo em casa, não está ele em uma condição de trevas? Certamente que sim. Nesse caso, você precisa ir aonde ele está e acender uma candeia. Você precisa iluminá-lo. Não grite, não o humilhe, não o mande ir embora de casa; simplesmente acenda uma candeia onde ele está. Você acende uma candeia para iluminar o filho quando você é capaz de falar com o coração cheio de amor por ele. Quando você faz perguntas que transpareçam preocupação: "O que está se passando com você? Você está precisando de mim? Está precisando de alguma coisa? Você sabe que o amo?", você acende uma candeia; também quando faz perguntas criativas: "Filho, se você sentir um incômodo em seu interior no momento em que estiver fazendo determinada coisa, não é um forte sinal de que o Espírito Santo está sendo entristecido?" Por fim, você acende uma candeia para iluminar o filho, no momento em que o leva a orar. Pais, orar com o filho é a maior esfera de luz em que você pode introduzi-lo.

Se quer procurar algo que caiu no chão e se perdeu, varra a casa. Nessa parte da parábola, Deus Pai, que vasculha toda a casa em busca da moeda, foi representado por uma mulher. Uma mulher geralmente tem mais persistência, mais diligência e mais sensibilidade para procurar objetos perdidos. A mulher pôs-se de joelhos e com as mãos tateava o chão na esperança de tocar na moeda perdida. Se você deseja achar o filho perdido, seja sensível, diligente e persistente. Varra de sua casa as palavras negativas, palavras de maldição que você pode estar falando a seu filho; varra da casa a intolerância, a agressividade, o medo; varra Satanás, esse que está impedindo que os pais e os filhos vivam na luz. Pais, saibam que seus filhos podem estar perdidos atrás de todas essas coisas.

 Se acender a candeia e varrer a casa, você vai achar sua dracma perdida. Vai achar seu filho. Quando o achar, compartilhe sua alegria com outros: parentes, amigos e vizinhos e ele perceberá o quanto é especial para todos.

E-mail enviado por Marcelo Cataldi -umapalavradeamor@gmail.com