>
 

Casamento Cristão

 

            Hoje quero falar acerca de um assunto bem complicado: casamento com pessoas que professam uma fé diferente.

            Segundo a Palavra de Deus em II Coríntios 6:14 ninguém deve se unir a uma pessoa que não sirva ao mesmo Deus. "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"

            Deus vê o casamento como a união de duas pessoas que se tornam uma só carne. A escolha de um parceiro torna-se muito importante visto que cada um irá identificar-se com o outro em sua união.

            O Senhor advertiu os Judeus com dureza sobre casamentos mistos por causa da tendência disso resultar em comprometimentos perigosos e até mesmo no abandono trágico do compromisso com o Senhor. Na história de Israel, o casamento entre pessoas de diferentes crenças levou com frequência à adoração de outros deuses. O sábio rei Salomão reinou sobre todas as coisas com sabedoria menos sobre seu coração. Suas setecentas esposas e trezentas concubinas não apenas continuaram a adorar seus falsos deuses, como também levaram o rei adorar suas divindades pagãs.

            Hoje não ocorre diferente quando alguém toma a decisão de sair da orientação do Senhor, quando deixa seu coração se envolver por algo contra a orientação da Palavra de Deus, quando deixa seus olhos serem atraídos e enganados pela beleza exterior em vez da beleza e transformação interior. Assim a pessoa diz: "Deus, a partir daqui eu tomo as rédeas da minha vida, correrei os riscos necessários para satisfazer meu desejo carnal, portanto, Senhor, quando vierem as consequências da minha escolha errada entendo, Senhor, que provavelmente correrei para chorar aos Seus pés com muito sofrimento em minha alma e coração." É exatamente assim que muitos agem quando decidem passos importantes da vida sem consultar a Deus.

            O profeta Malaquias falou energicamente contra homens hebreus que se divorciavam de suas esposas hebreias para se casarem com adoradoras de deuses estranhos. (Malaquias 2:11-16)

            Quando alguém decide se unir a um jugo desigual tem que estar preparado para assumir a responsabilidade que cairá sobre sua vida quando o casamento fracassar. Por fracassará? Por que os pensamentos são diferentes e as crenças também. Quando um ou outro quer ir à igreja adorar e servir a Deus o cônjuge quererá ir para suas noitadas com os amigos ou amigas, e viver como se ainda fosse solteiro, praticando muitas coisas e prazeres carnais que desagradam a Deus. Não haverá um momento sequer de paz para este casal. E quando vierem os filhos? Como irá educar os filhos? Qual fé ensinará para eles? Qual alimento espiritual dará para os herdeiros?

            É preciso pensar bem a respeito de sua escolha, pois o casamento é para a vida toda. Não pode ser egoísta, pensando somente na sua vontade e prazer pessoal. É preciso analisar todos os pontos positivos e negativos de uma união desigual. Por que decidir se unir a um jugo desigual e correr o risco da infelicidade e das brigas constantes? Não pode cogitar no íntimo do coração que depois do casamento que um ou outro mudará. O homem não pode pensar: "Eu faço ela me obedecer, pois, afinal a Bíblia diz que a mulher tem que ser submissa ao marido, então ela não poderá se opor em me obedecer."

            Por que é preciso passar por este deserto todo se pode ser feliz no casamento desde o início? É claro que, se você se converteu somente muitos anos depois do casamento, a sua atitude tem que ser a de permanecer casado e decidir pagar um preço de oração e clamor na presença do Senhor pela salvação e libertação do seu cônjuge.

             Portanto, meu amado e querido amigo, pense e analise bem o peso de sua escolha para que isso não venha afetar seu futuro a dois e vida presente familiar. Não se afaste dos mandamentos do Senhor, pois Ele sempre tem o melhor para sua vida.

            Deixo um pensamento para refletir: "Sozinho você pode apenas causar um pequeno impacto, mas juntos somos capazes de nos tornarmos um poderoso rio que abençoará o mundo perdido e necessitado com o admirável amor de Deus."

 Jorge Luiz Correa