>
 

Dizer A Verdade

 

Não pude evitar de parar por um momento e pensar sobre o que tinha lido, "creio que não vale a pena dizer a verda­de."

Como professora de gramática e composição da língua inglesa, eu tinha dado uma tarefa. Tinha instruído meus alunos assim, "vocês devem escrever ex­periência própria na qual alguma lição foi aprendida e explicar qual foi a lição."

A história de João foi uma bem simples. Ele contou como quando era uma criança pequena havia sido acusado de ser o causador de que sua irmã de só al­guns meses de idade caísse da cama dos pais quando estava dormindo sozinha no quarto. Ele tinha sido visto saindo do quarto justo antes do bebê cair. Seus pais acusaram-no de perturbar a sua irmã e causando assim o acidente.

Apesar dele assegurar a seus pais da sua inocência, eles não acreditaram nele e bateram nele até ele confessar só pra terminar com a surra. Então a sua conclusão foi a seguinte, "creio que não vale a pena dizer sempre a verdade.

Fiquei triste por João porque ape­sar do evento ter acontecido há muito tem­po ele não tinha esquecido, e também fi­quei pelos pais dele, porque como a mai­oria tentaram fazer o certo.

Tudo isso me deu uma nova ra­zão e urgência de confiar nos meus fi­lhos. Eu quero acreditar nos meus filhos, eu quero confiar neles, e mais que nada, quero que eles dêem valor à verdade.

As crianças nascem neste mundo com um audacioso sentido de honestida­de e um destemido sentido de autodefesa.

Se uma criança vê uma pessoa gorda, ele diz sem reserva, "mãe, olha esse homem que gordo que é!" E a mesma criança aprende rapidamente a dizer quando fez alguma coisa errada, ''Não fui eu!"

Nossa tarefa como pais, é enorme. Esforçamos-nos para ensinar as crianças a ser boazinhas, ter tato, e não ferir os sentimentos dos demais, mas ousamos não deixar a impressão de que a verdade não é importante. Nós devemos também ensinar aos nossos pequenos que respon­sabilidade vem acompanhada da verda­de.

Quero que meus filhos dêem va­lor à verdade, defendam a verdade, e di­gam a verdade. Mesmo se doa, mesmo se nos faz parecer ruins por algum tempo por mostrar nossos erros: assim mesmo, a cultivo, eles lhe darão valor e viverão segundo o versículo que diz, "compra a verdade, e não a vendas" (Provérbios 23:23).

Eu perguntei para Jesus "O quan­to é que Tu me amas?"

E Jesus disse, "Este tanto" e Ele esticou seus braços - e morreu.

Revista Homelife