>
 

NADA ME FALTARÁ

Que declaração positiva, corajosa e orgulhosa para alguém fazer! Obviamente, este é o sentimento de uma ovelha plenamente satisfeita com seu dono, perfeitamente contente com sua sorte na vida.

Como o Senhor é o meu pastor, nada me faltará. A expressão "nada faltará" traz um conceito de não sofrer deficiência de nada - nem de carinho, nem de orientação, nem de cuidados.

Mas existe um segundo significado. É a idéia de se estar plenamente contente com os cuidados do Bom Pastor, e conseqüentemente não desejando, nem ansiando por nada.

Um dos enganos mais comuns entre os cristãos de hoje é que, se um homem está prosperando materialmente, isso seria um sinal de que tem as bênçãos de Deus sobre sua vida. Tal não é verdade.

Baseados nos ensinos da Bíblia, podemos concluir apenas que Davi não estava-se referindo à pobreza material ou física, quando fez esta afirmação: "Nada me faltará"

Por essa mesma razão, o cristão deve analisar longa e seriamente a sua vida. Precisa reconhecer que, como aconteceu a muitos dos melhores homens de Deus que foram antes dele, ele pode ser chamado a sofrer falta de riquezas ou bens materias. Precisa compreender que sua passagem por este planeta é um breve interlúdio durante o qual pode sofrer algumas privações, no domínio do físico. Contudo, entre tais dificuldades, ele ainda pode se jactar e dizer: "Nada me faltará". Não ficarei sem os sábios e a orientação de meu Mestre.

Para entendermos bem o significado mais profundo desta declaração simples, ê necessário entendermos a diferença que existe entre pertencer a um mestre ou ao outro - ao Bom Pastor ou a um impostor. O próprio Jesus teve grande cuidado em observar a qualquer um que estivesse pensando na possibilidade de segui-lo, que era impossível servir a dois senhores. Ou se pertencia a um, ou a outro.

Conheci bem de perto alguns dos homens mais ricos deste continente - e também alguns dos mais importantes cientistas e profissionais. Apesar de toda a sua maravilhosa aparência exterior de sucesso, a despeito de sua riqueza e prestígio, continuam sendo pobres no espírito, continuam com a alma ressequida e infelizes. São pessoas sem alegria, seguras nas garras de ferro e na prisão insensível do senhor errado.

Em contraste, tenho inúmeros amigos entre pessoas relativamente pobres - pessoas que conhecem as dificuldades e perdas, e que lutam para sobreviver economicamente. Mas como pertencem a Cristo e já o reconheceram como Senhor e Mestre de suas vidas, seu dono e administrador, tais pessoas acham-se envoltas numa paz tranquila, profunda e sólida, belíssima de se contemplar.

É realmente uma grande satisfação visitar lares assim, onde homens e mulheres são ricos de espírito, de coração generoso e de alma grande. Irradiam uma confiança serena e uma alegria tranquila que sobrepuja todas as tragédias de nosso tempo.

Tais pessoas se acham sob os cuidados de Deus e sabem disso. Elas se confiaram ao Senhorio de Cristo e encontraram plena satisfação nisso.

A satisfação deve ser a marca do homem ou mulher que deixou seus problemas nas mãos de Deus. Isto tem grande aplicação em nossa era de prosperidade. Mas o notável paradoxo é a febre intensa de descontentamento entre pessoas que estão sempre falando de segurança.

"Eu (Ted Mathes) tinha dezenove anos de idade, estava servindo ao exército dos Estados Unidos no Vietnã e não conhecia a Deus, nem sabia nada sobre Ele. Cada um de nós recebeu da Cruz Vermelha um pacote com pequenos objetos de higiene, doces, revistas,
etc., e dentro dele havia um cartão com o Salmo 23 impresso. Lembro-me de minha primeira batalha de fogo com os vietnamitas do norte, enquanto as balas passavam voando e projéteis luminosos caíam no chão próximo de mim, comecei a orar a este Deus que eu não conhecia.
Carreguei o cartão com o Salmo 23 o tempo todo.

Muitas batalhas se seguiram, incluindo uma na qual fui baleado no braço enquanto minha mochila era arrancada de minhas costas pelas balas. Após treze meses no Vietnã, voltei para casa em segurança. Mas eu me voltei para o álcool para escapar da dor das lembranças e das imagens do passado.

Finalmente, em 1986, me dei conta de que realmente existe um Deus e que Ele espera que eu sirva o Senhor e espalhe amor e boas obras aos outros. Hoje percebo que ao segurar firme o Salmo 23 enquanto nos movíamos através dos vales e matas, Deus estava comigo, protegendo-me. Nunca mais bebi nem fui atormentado pelas imagens do passado desde que aceitei Jesus em meu coração. Agradeço a Deus por isso e por me ajudar a lidar com as lembranças ruins."

Deus está a procura de pessoas com o coração aberto, assim como Ted, como cristão simples, a pessoa humilde, a ovelha do Pastor pode erguer-se orgulhosamente e gabar-se: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará."

Você tem procurado confiar no Pastor que te dá saúde, que te ajuda espiritualmente, que está te ajudando materialmente. Caso ainda não conseguiu, Ele está aqui neste momento. Ponha nas mãos dele as tuas aflições, e tristeza, Ele deseja te alegrar, Ele nada deixará faltar.

Pr. Michael D. Walmer