>
 

OBEDIƊNCIA IMEDIATA

"... naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara." Gênesis 17:23 

A obediência imediata é o único tipo de obediência que existe obediência adiada é desobediência. Todas as vezes que Deus nos chama a um dever, está nos oferecendo uma aliança com Ele; desempenhar o dever é nossa parte, e Ele fará a Sua parte, abençoando-nos ricamente.

A única maneira de obedecermos é obedecer "naquele mesmo dia",  como fez Abraão. De fato, nós muitas vezes adiamos o cumprimento de um dever, e então, mais tarde, o desempenhamos tão bem quanto podemos. Bem, é melhor fazer assim do que não fazer. Mas, por melhor que saia, não deixa de ser uma maneira pobre e deficiente de cumprir o dever. Um cumprimento adiado nunca pode trazer a bênção total que Deus pretendia dar-nos e que teríamos recebido, se cumpríssemos o dever o mais cedo possível.

É uma pena o dano que causamos por adiar, tanto a nós como a Deus e aos outros. "Naquele mesmo dia é a maneira da Bíblia nos dizer: "Faça-o agora".

Lutero dizia que "o verdadeiro crente crucificará a pergunta: Por quê?" Ele obedecerá sem perguntar. Eu não quero ser daqueles que, se não virem sinais e prodígios, não crerão. Eu quero obedecer sem questionar.

"A obediência é o fruto da fé; a paciência é o viço desse fruto."

No antigo Congo Belga o clima tropical sempre foi excessivamente cálido e úmido.

Em uma aldeia das montanhas, entre copadas árvores, situava-se a casa de um missionário.

Após as labutas diárias de seu ministério, ele costumava sentar-se, à tarde, na varanda, a fim de meditar um pouco e usufruir à suave brisa que caía no crepúsculo.

O seu filhinho brincava na relva do jardim, embaixo da frondosa árvore frutífera.

Repentinamente, o seu pai levantou-se e gritou: "Filipe, obedeça-me imediatamente! Deite-se de bruços!"

O garoto, sem hesitar, cumpriu a ordem do pai. "Agora" - prosseguiu o missionário - "arraste-se depressa até onde estou." O menino obedeceu.

Quando já havia vencido a metade da distância que o separava do pai, este lhe disse: "Bem, agora levante-se e corra para o alpendre." O menino correu e jogou-se nos braços do pai, olhando, espavorido, para trás, sem compreender o que estava acontecendo.

Foi então que o seu progenitor mostrou-lhe uma enorme serpente enroscada em um dos galhos da árvore onde se encontrava seu filho, preparando-se para lançar o traiçoeiro bote.

Estaremos nós preparados para obedecer, sem discutir, às ordens do nosso Pai Celestial?

Ou, replicaremos: "Mas por quê?" "O que é que há?" "Espere um pouco." "Já vou." - "Fala Senhor, pois o teu servo ouve."